Tudo sobre o novo cartão do Auxílio Brasil

Veja como cadastrar a senha do novo cartão do Auxílio Brasil

O novo cartão do Auxílio Brasil começou a ser entregue pelo governo. Este cartão substituirá o antigo cartão do Bolsa Família, que por enquanto, continua válido.

Nesse primeiro momento, vão receber os cartões do Auxílio Brasil os beneficiários do programa na modalidade poupança social digital. A emissão ocorre de forma gradual para um público estimado de 6 milhões e 600 mil famílias, que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021. Neste mês de julho, a previsão do Ministério da Cidadania é de que sejam emitidos mais de 3 milhões de cartões.

Estão recebendo primeiro os beneficiários que cujos municípios de residência não apresentam canal de pagamento da Caixa ou àqueles que têm unidades de pagamento mais sobrecarregadas.

Cartão Auxílio Brasil

O cartão está sendo encaminhado pelos Correios ao endereço da família informado no Cadastro Único. Por esse motivo também, é muito importante que os dados estejam atualizados no Cadastro único. Se você se mudou recentemente, não se esqueça de atualizar o seu cadastro no Cadúnico. Nós já mostramos aqui no canal como você pode atualizar os seus dados no cadúnico. Vou deixar o link do vídeo que fizemos aqui no card pra vocês.

O cartão do Auxílio Brasil é encaminhado juntamente com o porta-cartão, que contém informações importantes sobre os cartões, como:

  • Funcionalidades do cartão
  • Como cadastrar a senha do cartão
  • Condicionalidades do programa
  • Calendário de pagamento do programa
  • Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa

A expectativa do governo é que o novo cartão chegue a todos os beneficiários, gradativamente.

Quem ainda não recebeu, pode ficar tranquilo. O beneficiário pode movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil normalmente com o cartão do extinto Bolsa Família.

A versão modernizada do cartão do Auxílio Brasil tem chip na função débito, que permite aos usuários:

  • realizar compras em mercados, farmácias, postos de gasolina, entre outros;
  • acompanhar e movimentar a conta; e
  • controlar despesas.

Além disso, com o novo cartão é possível realizar pagamentos e saques totais ou parciais do benefício.

Portanto, com o novo cartão do auxílio brasil é possível realizar compras em estabelecimentos comerciais, como mercados e padarias, por exemplo, na função débito.

Além disso, você pode sacar totalmente ou parcialmente o benefício em toda a rede de pagamentos da Caixa Econômica Federal e também nos bancos 24h.

COMO CADASTRAR A SENHA DO CARTÃO DO AUXÍLIO BRASIL

Quando o usuário recebe o cartão do Auxílio Brasil, a senha para uso pode ser cadastrada:

  • nas unidades lotéricas,
  • nas agências da Caixa Econômica Federal, ou
  • no aplicativo Caixa Tem.

No aplicativo Caixa Tem, basta selecionar a opção “Auxílio Brasil” e depois é só selecionar a opção “Criar senha do cartão”.

No novo cartão do Auxílio Brasil, as seguintes informações são mostradas Na parte da frente:

» Identificação do Programa Auxílio Brasil

» Número do cartão

» NIS e Nome do Responsável Familiar

» Validade do cartão

» Número da conta

Na parte de trás do cartão, aparece as seguintes informações:

» Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa

» Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania

» Bandeira do Caixa Aqui

» QR Code

» Bandeira do banco 24Horas

» Bandeira da Elo ou Visa

Apesar de haver questionamentos por parte de alguns parlamentares sobre a entrega do novo cartão do Auxilío Brasil, o Governo Federal alega não haver interesse eleitoral nisso e sim mais uma facilidade para as famílias assistidas pelo programa Auxílio Brasil.

Para acompanhar o envio do novo cartão do Auxílio Brasil, o beneficiário pode ligar para a Caixa Econômica Federal, nos telefones 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800-1040104, para as demais regiões.

Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o cartão do Auxílio Brasil.