O calendário oficial do programa Auxílio Brasil e do Auxílio Gás de outubro indicava início dos pagamentos no dia 18 de outubro, e final no dia 31 do mesmo mês.
Mas no sábado, dia 1º de outubro, a Caixa Econômica Federal informou que o calendário do Auxílio Brasil será antecipado.
Segundo o Ministério da Cidadania, o calendário do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás de outubro ficou assim:

Seguindo o mesmo calendário do Auxílio Brasil, neste mês de outubro também será pago o Auxílio Gás.
O Auxílio Gás é um programa do governo federal que foi criado com a finalidade de diminuir o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento familiar das famílias de baixa renda.
Para isso, a cada dois meses as famílias selecionadas são contempladas com o valor que representa, atualmente, 100% do valor médio do gás de cozinha no Brasil.
O valor é calculado com base em informações divulgadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP. É feita a média do preço do botijão de gás de 13kg nos últimos 6 meses.
Com isso, as mais de 5 milhões de famílias que já recebiam o benefício, receberão em outubro o equivalente ao preço cheio de um botijão de gás.
Em entrevista ao programa A voz do Brasil na segunda-feira, dia 3 de outubro, a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, confirmou o novo valor do Auxílio Gás de outubro e também confirmou a aprovação de novos beneficiários para o Auxílio Brasil e também o próprio Auxílio Gás.
O Auxílio Gás em outubro será de R$ 112 reais. Segundo a presidente da Caixa, esse benefício será pago a 5,9 milhões de famílias. Isso significa que 300 mil novas famílias começarão a receber esse benefício em outubro, pois em agosto, segundo o ministério da cidadania, o Auxílio Gás foi pago a 5,6 milhões de famílias.