Vazamento de CPFs: 226 milhões de brasileiros têm seus dados nas mãos de criminosos

Vazamento de CPFs: 226 milhões de brasileiros têm seus dados nas mãos de criminosos

  • Post category:Notícias

O vazamento de CPFs tem preocupado milhões de brasileiros. Os dados foram parar em fóruns utilizados para fins criminosos na internet. Além do Cadastro de Pessoa Física, nesse fórum há informações a respeito dos veículos cadastrados no país.

No entanto, os pacotes com informações sobre os cidadãos estão divididos em dois segmentos. Há o vazamento de CPFs mais abrange e um mais específico, que possui até mesmo informações de score de crédito das vítimas.

 

Vazamento de CPFs Expõe Milhões de Brasileiros

Milhões de pessoas foram vulnerabilizadas pelo vazamento de CPFs. Descobriu-se, ainda, que existem dois tipos de vazamento de CPFs.

Enquanto em um dos “pacotes” é mais limitado e oferece “apenas” o número dos CPFs, o segundo é mais completo e quem tiver acesso a ele, irá verificar os cidadãos inscritos em programas sociais, nível de escolaridade, renda mensal e até mesmo score de crédito (essa é uma das formas utilizadas por criminosos para identificar pessoas com maior potencial de crédito e poder aquisitivo, logo, potenciais alvos de extorsão, por exemplo).

PUBLICIDADE

Qualquer pessoa que tenha acesso ao link ativo poderá obter na íntegra o primeiro compilado com o CPF dos indivíduos pela internet, em contrapartida, as informações mais detalhadas são vendidas pelos criminosos, de modo que quem adquire essas informações só irá obter uma parte, já que a lista na íntegra não é disponibilizada.

Um dado que chamou a atenção a respeito do vazamento de CPFs, é que o número de vítimas que tiveram seus dados vazados é maior do que o número da população brasileira. Isso se deve ao fato de que são angariados também os dados de pessoas falecidas.

Infelizmente não possível afirmar se todos os cidadãos brasileiros integram a lista, ou uma parcela dos indivíduos. Sabe-se, no entanto, que pessoas nascidas em 2020 não integram o vazamento de CPFs.

 

Como São os Pacotes de Informações

O vazamento de CPFs resultou em pacotes com dados sobre as vítimas. A obtenção desses dados, a quem se interessar e tiver acesso aos criminosos, é feita por meio de arquivos digitais. Nesse arquivo – que contém 14 GB de informações – estão as informações básicas (nome, sobrenome e CPF) de 223 milhões de brasileiros.

PUBLICIDADE

Há, ainda, um outro arquivo semelhante ao primeiro, mais limitado e com informações básicas, mas que possui informações referentes a pessoas jurídicas. Ou seja, este arquivo é composto por informações como razão social, nome fantasia e CNPJ de empresas.

Outro “pacote” de dados divulgado na internet diz respeito a uma tabela com 23 GB, com informações a respeito de veículos emplacados no país. Essa lista, no entanto, é limitada aos automóveis emplacados até o ano de 2007.

Por fim, sabe-se que há uma tabela contendo 37 colunas constando os mesmos 223 milhões de CPFs, que é usada como base para identificar os dados que serão discriminados nos 37 pacotes diferentes colocados à venda. Esses 37 pacotes possuem informações distintas e vão desde dados mais amplos, até se afunilarem e entregarem dados altamente confidenciais, podendo entregar até mesmo fotos do rosto do indivíduo e imposto de renda de pessoa física.

As principais informações divulgadas no vazamento de CPFs são:

PUBLICIDADE
  • Dados básicos ligados ao CPF;
  • Dados cadastrais de serviços de telefonia;
  • Escolaridade;
  • Benefícios da Previdência Social;
  • Endereços pessoais e comerciais;
  • Fotos de rosto;
  • Score de crédito, renda, cheques sem fundo e outras informações financeiras;
  • Imposto de renda de pessoa física;
  • Dados relativos a servidores públicos;
  • Informações obtidas no LinkedIn.

 

Como Saber Se Meus Dados Foram Vazado?

Alguns portais de notícias da internet tiveram acesso a amostras dos bancos de dados montados a partir do vazamento de CPFs. Esses pacotes são vendidos em fóruns próprios para criminosos e golpistas que aplicam crimes cibernéticos.

O pacote mais básico não pode ser adquirido por menos de R$500 reais.

Para saber se seus dados foram vazados, você pode acessar o site “Fui Vazado”, que é um serviço online disponibilizado por um programador independente (Allan Fernando), que permite verificar as informações capturadas de cada cidadão.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta