6 Dicas para Aumentar o Seu Score de Crédito

como aumentar o seu score de crédito

 

Quer saber como aumentar o seu score de crédito? Reunimos algumas dicas, que realmente funcionam, para que você veja, na prática, a sua pontuação como pagador aumentar.

Afinal, manter um bom score de crédito é fundamental quando você deseja aumentar o seu limite no cartão de crédito ou quando deseja ser aprovado em um financiamento, por exemplo.

Então, para não passar pelo constrangimento de não ter o seu cadastro aceito em uma operação financeira porque o seu score de crédito está muito baixo, confira essas seis dicas simples que preparamos. Elas poderão mudar totalmente a sua imagem de pagador.

Vamos lá?



Para Aumentar o score de crédito, mantenha o seu nome limpo

Essa é a primeira dica e a mais importante, afinal o score de crédito leva em consideração a sua regularidade enquanto pagador.

Logo, se você possui dívidas em atraso no seu nome, essa acaba sendo uma das principais razões para o seu score de crédito diminuir. Então, nem adianta pensar em aumentar score enquanto você tiver contas vencidas em aberto.

E, nesse caso, independe a data da dívida. Muitas pessoas tendem a pensar que dívidas antigas não interferem no seu score, mas isso não corresponde à realidade. Mesmo dívidas que tenham ultrapassado os 5 anos, ou seja, já tenham caducado, continuam deixando consequências no seu score de crédito.

Também é importante destacar que a quantidade de dívidas também impacta o seu score de crédito, ou seja, quanto mais dívidas você acumular, mais baixa ficará a sua pontuação.



Mantenha suas contas em dia

Conforme falamos, não dever é o primeiro passo para manter um bom score, mas uma medida simples que pode incrementar o seu crédito é o hábito de pagar as contas antes do vencimento.

A justificativa é muito simples: os operadores financeiros, ao verem que você mantém as contas pagas antes mesmo de vencerem, encontram nesse comportamento uma demonstração de que você mantém suas contas organizadas e que trata-se de um bom pagador.

Uma boa dica, nesse sentido, é usar o débito automático em sua contas mensais fixas, tais como aluguel, condomínio, telefone, energia, internet, dentre outras. Assim você pode ficar tranquilo o mês inteiro, sabendo que não existirá a possibilidade das contas vencerem e você esquecer de pagar.



Compre à prazo para aumentar o score de crédito

Nesse caso, você precisa fazer crediários em seu nome para aumentar o seu score para que os órgãos de proteção ao crédito reúnam informações sobre o seu perfil enquanto pagador.

Se você não faz compras a prazo, como eles poderão avaliar se você costuma fazer os seus pagamentos em dia ou não? Então, se você quiser fazer o seu score aumentar, recomendamos aumentar o volume de compras a prazo.

Mantenha os seus Dados Atualizados para aumentar o seu score de crédito

Mantenha suas informações atualizadas em algum órgão de proteção ao crédito, como a Serasa, SPC ou Boa Vista.

Informações simples corretas, como idade, endereço, email e telefone, trazem mais confiabilidade para o seu cadastro.



Cuidado com promessas rápidas de aumentar o seu score de crédito

Algo muito importante é que não são confiáveis os serviços que existem sendo divulgados por aí, dizendo que você pode pagar para aumentar o seu score de crédito.

Como já foi explicado, você aumenta o score através de hábitos de compra saudáveis e essa é uma análise que envolve vários indicadores que são analisados ao mesmo tempo.

É por esse motivo que serviços que prometem fazer isso, se não envolverem uma mudança nos seus padrões de compra, incluindo a negociação e pagamento de dívidas, não são confiáveis. Por isso, cuidado. Fuja desse tipo de armadilha.

Também é necessário destacar que, mesmo quando você paga as dívidas e segue as outras recomendações que fizemos anteriormente, existe ainda um tempo até que veja a sua pontuação mudar.

É como se os credores tivessem que se convencer sobre a sua mudança de comportamento em relação às compras, vendo que você não apenas pagou o que devia, mas adotou esse padrão de comportamento de agora em diante.

Então, não estranhe se o seu crédito aumentar apenas após alguns meses que você mantiver as suas contas em dia, sem dever nada a ninguém.



Evite ficar consultando o seu cadastro

Essa regra tem relação direta com a dica anterior. Lembre-se que estamos construindo a sua imagem de bom pagador e que todas as consultas de crédito ficam registradas em seu nome.

Isso significa que muitas consultas ao seu cadastro, em um curto espaço de tempo podem acabar criando uma suspeição em relação ao seu nome, dando uma aparência de instabilidade que é exatamente a imagem oposta a que você quer passar quando o objetivo é aumentar o seu score de crédito.

Viu como não é tão difícil aumentar o seu score de crédito seguindo essas recomendações? E se você tiver achado essa informação útil, aproveita e compartilha com alguém que também vai gostar de conhecer essas dicas.