Como consultar o score de crédito: Veja o passo a passo no SPC e no Serasa

como consultar o score de crédito

Quer aprender como consultar o score de crédito?

Essa informação é muito útil principalmente se você estiver em busca de crédito ou de algum financiamento, para saber as suas chances de ser aprovado.

Neste artigo vamos te dar todas as informações que você precisa, como o que é o score de crédito, como consultá-lo de forma gratuita e online. 



O que é score de crédito?

O score de crédito é uma espécie de nota dada a uma pessoa de acordo com o seu histórico de pagadora. Ele analisa seu histórico e uma série de outras variáveis para calcular a probabilidade de uma pessoa pagar uma conta nos próximos 12 meses. Dessa maneira, quanto maior a pontuação, mais fácil será o acesso a diversas modalidades de crédito.

Diversas empresas, bancos e até lojas utilizam sistemas de consulta de score para avaliar o consumidor na hora de conceder crédito. A pontuação normalmente varia entre 0 e 1.000, e quanto mais alto o score, melhor pagador você é e maior chance de receber o crédito que você precisa. 

Os critérios utilizados para determinar o seu score incluem:



Como consultar o score?

Para que você saiba como consultar o score, vamos te explicar o procedimento em dois sites principais: Serasa e SPC.

Como consultar o score – Serasa

  • O primeiro passo é acessar o site do score, clicando aqui.

como consultar score serasa

  • Digite o número do seu CPF e clique em “Consultar”
  • Você será redirecionado para uma página onde será necessário preencher dados como nome completo, data de nascimento, endereço de e-mail e fornecer uma senha para acessar a plataforma. 

como consultar score serasa

  • Após preencher os dados, confirme o campo “Declaro que li e aceito os Termos” e clique em “Criar conta grátis”
  • score de crédito serasa
  • Com a sua conta criada, a Serasa vai pedir para confirmar o seu cadastro por meio do número de celular ou e-mail. Escolha a melhor opção pra você e siga as instruções. consultar score serasa
  • Você então irá confirmar o seu cadastro a partir da opção escolhida.
  • Após a confirmação do cadastro, entre no site da Serasa novamente, fazendo login com o seu CPF e a senha criada nos passos anteriores e pronto, você terá acesso ao seu score.score de crédito serasa



 

Como consultar o score – SPC

O SPC Brasil permite a consulta online e grátis do seu score com dados do Cadastro Positivo. Atualmente, é cobrada uma taxa para a consulta de pendências acumuladas no CPF, mas o histórico de pagamentos e o score de crédito podem ser visualizados de forma gratuita no site.

  • O primeiro passo é acessar o site do Cadastro Positivo SPC Brasil, clicando aqui.

como consultar score spc

  • Clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.

como consultar score spc

  • Caso ainda não tenha cadastro no site, clique em “Criar Acesso”
    Informe o seu CPF, primeiro e último nome, data de nascimento, primeiro e último nome da mãe e endereço de e-mail. Confirme que leu e aceita os termos de adesão e clique em “Prosseguir”.consultar score spc
  • Abra o e-mail enviado pela SPC Brasil e clique no botão “Confirmar Cadastro”.
  • Crie uma senha e clique em “Continuar”.

Por motivos de segurança, registro exige verificação em duas etapas, que envolve um código adicional a ser digitado na hora do login, junto com a senha. Para ter acesso ao código, acesse o aplicativo do Google Autenticator no seu celular (disponível para Android e sistema IOS). 

  • Após o download, toque em “Iniciar” e selecione “Ler um código de barras”. 
  • Aponte o celular para a tela do computador e escaneie o QR Code que aparece na página do SPC Brasil. Um código aparecerá no celular. Digite-o no campo apropriado e clique em “Continuar”.
  • Após entrar na plataforma, clique em “Ver mais” abaixo de “Score” para ter acesso ao seu score proveniente do Cadastro Positivo. 

Viu como é simples e rápido consultar o seu score de crédito?

E se você quiser ter acesso a esse e outros conteúdos em vídeo, acesse o nosso canal do Youtube: