O programa Jovem Aprendiz, regulamentado pela Lei do Aprendiz, como detalhado neste post, tem como objetivo fomentar a contratação de jovens para que possam adquirir experiência e, desse modo, melhorar o currículo e a performance no mercado de trabalho.
É claro que as empresas empregadoras também se beneficiam com o programa Jovem Aprendiz, já que podem contar uma vasta mão de obra, com menores salários de funcionários efetivos.
Os jovens que estão começando a almejar sua independência financeira podem se tornar um Jovem Aprendiz, mesmo que estudem, já que é possível encontrar horários flexíveis e que não conflitem com as horas de aula.
Reunimos neste artigo os principais estados com diversas vagas abertas no programa Jovem Aprendiz. Confira:
Como Funciona o Jovem Aprendiz?
Ao contrário do que muitos acreditam, o programa Jovem Aprendiz é amparado por lei, que foi apresentada no ano 2000, e regulamentado em 2005.
Ou seja, grande parte das empresas que aderem ao programa, o fazem por determinação da justiça, e não por assim desejarem, já que com a aprovação da Lei nº 10.097/2000, e ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que as grandes empresas devem separar de 5 a 15 das vagas de emprego ao programa Jovem Aprendiz.
Na prática, isso garante os jovens a possibilidade de iniciar no mercado de trabalho, mesmo sem ter experiência – um requisito quase unânime para contratações efetivas.
Com isso, torna-se possível adquirir experiência, melhorando o currículo, aprimorar suas habilidades, além de facilitar o alcance de novos cargos efetivos posteriormente.
Vagas do Jovem Aprendiz
Todos os estados brasileiros, bem como o Distrito Federal, possuem empresas que oferecem vagas no programa Jovem Aprendiz.
Abaixo selecionamos algumas das opções mais recentes e com grande disponibilidade de cargos. Confira:
São Paulo e Rio de Janeiro
Dois dos principais estados brasileiros abriram uma enorme demanda de vagas no Jovem Aprendiz, em empresas gigantes do varejo como Americanas, Submarino e Shoptime.
As inscrições e a seleção dos candidatos serão feitas pela B2W Digital e o critério para seleção dos candidatos é que tenham de 13 a 23 anos e estejam vinculados a alguma instituição de ensino.
É válido lembrar que o contrato de trabalho do Jovem Aprendiz, nas vagas ofertadas, são de 12 a 24 meses e a remuneração mensal é de um salário mínimo.
Para as vagas abertas especificamente pela B2W Digital, para trabalhar nas Americanas, Submarino e Shoptime, é necessário que os candidatos morem em uma das seguintes cidades: Itapevi, Osasco, Duque de Caxias ou Seropédica.
Por fim, lembramos que para ser aceito nessas vagas, exige-se que os indivíduos tenham formação em ensino médio completo. A preferência será dos que possuírem uma baixa faixa de renda.
As inscrições no Jovem Aprendiz podem ser feitas diretamente pelo site do programa e o processo de seleção dos candidatos será inteiramente eletrônico, pela internet.
Além disso, no site, você pode conferir as demais vagas abertas para esses estados e identificar qual fica mais próxima de você.
MT, GO, RS, MS, SP e GO
Para residentes do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás, aa Marfrig, empresa gigante do setor alimentício também disponibiliza vagas pelo programa Jovem Aprendiz.
Embora a remuneração não tenha sido divulgada, as vagas parecem ser bastante interessantes, pois oferecerão cobertura de seguro de vida, vale-transporte e vale-refeição.
Para concorrer às vagas, os candidatos devem ter de 18 a 24 anos de idade.
A Marfrig abriu 199 vagas pelo Jovem Aprendiz, alguns dos cargos disponibilizados são:
- Rio Grande do Sul: Pampeano, Bagé, São Gabriel e Alegrete;
- Rondônia: Ji-Paraná e Chupinguaia;
- Goiás: Mineiros;
- Mato Grosso do Sul: Bataguassu;
- Mato Grosso: Várzea Grande, Pontes e Lacerda, e Tangará;
- São Paulo: Itupeva e Promissão.
Para participar da seleção, basta se inscrever no site Vagas.com.