Estar com o IPVA atrasado pode gerar diversas consequências que vão desde multa a inscrição na dívida ativa. Por se tratar de um tributo estadual, o proprietário de veículo que deixa de pagar o seu Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor gera dívidas com o estado em que o automóvel foi emplacado.
O valor dos impostos nem sempre são acessíveis e muitas vezes comprometem o orçamento de uma pessoa ou até mesmo de uma família, sobretudo no Brasil, país cuja carga tributária é tão pesada. No entanto, deixar de pagar os impostos pode aumentar ainda mais a dívida e gerar dores de cabeça ao contribuinte.
Reunimos nos tópicos abaixo esclarecimentos pertinentes para quem está com o IPVA atrasado, como as consequências e o que fazer para regularizar a situação.
Consequências do IPVA Atrasado
O primeiro fator a se considerar ao não pagar o imposto até a data correta é que o IPVA Atrasado gera multa e juros. Ou seja: além de ficar endividado com o imposto fora da data limite, a dívida é aumentada com as correções monetárias fazendo com que o valor do débito fique ainda maior.
Outra possível consequência do IPVA atrasado é a restrição aos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa. Deixar de quitar o imposto pode negativar seu nome e, consequentemente, diminuir o score – pontuação fundamental para obtenção de empréstimos, financiamentos e demais serviços financeiros, como explicamos melhor neste post.
Vale ressaltar, ainda, que o IPVA atrasado gera inscrição na dívida. Como explicamos neste post, trata-se da inscrição de inadimplentes no cadastro de débitos do Governo.
No entanto, uma das consequências mais graves em manter o IPVA atrasado, é que sem estar com o imposto em dia, não é possível licenciar o veículo. Quando um automóvel está circulando pelas vias sem licenciamento, além de multa, ele pode ser apreendido e só será solto após a quitação do débito.
Além dos tributos do imposto atrasado, se o veículo for apreendido o proprietário deverá arcar com as custas de remoção e armazenamento em pátios ou postos da polícia.
Como Quitar IPVA Atrasado?
Se você quer regularizar o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor que estiver em atraso, basta solicitar uma nova guia devidamente atualizada com a multa e juros, além, é claro, do novo prazo para pagamento.
A obtenção dessa nova guia pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda de seu estado ou no site do Detran.
Preparamos um passo a passo ilustrando como obter uma nova guia de IPVA atrasado no Detran do estado do Espírito Santo, mas como os sites são semelhantes e possuem as mesmas funções em todos os estados brasileiros, o procedimento também é válido para outras regiões. Acompanhe:
- Acesse o site do Detran de seu estado;
- Em seguida, clique na opção “Veículos”, como exemplificado na imagem abaixo:
- Na próxima página, vá na opção correspondente ao “IPVA”:
- Informe os documentos do veículo. Normalmente se exige o Renavam e a placa. Avance para obter a guia devidamente atualizada, com um novo prazo para pagamento do IPVA atrasado.
Confira:
Como Consultar IPVA?
Se você não tem certeza se seu IPVA está, de fato, atrasado, você pode efetuar uma busca no site do Detran de seu estado.
Até há algum tempo o Detran enviava por correspondência o IPVA para os proprietários de veículo. No entanto, alguns estados extinguiram o envio do documento na versão física e a emissão passou a ser exclusivamente online. Isso leva muitas pessoas ao esquecimento e impacta sobretudo quem não tem muita intimidade com informática.
Para consultar débitos referentes ao IPVA, basta acessar o site do Detran e no campo “Veículos” clicar na opção “IPVA”.
Você deverá informar a placa e o Renavam para finalizar a consulta e verificar se há IPVA atrasado.