Auxílio Brasil hoje: vamos aqui às nossas atualizações do dia sobre o Auxílio Brasil e muito mais…
Veja neste artigo:
- Calendário Auxílio Brasil de hoje
- Visita que o Ministro João Roma fez ontem a Juazeiro na Bahia para falar o impacto do Auxílio Brasil
- Crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. Quem esclareceu as dúvidas foi o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
- Como está o controle da frequência escolar para as crianças das famílias que estão no Auxílio Brasil, agora que as aulas presenciais foram retomadas
- Calendário PIS
AUXÍLIO BRASIL
Hoje os pagamentos continuam, desta vez com o benefício liberado para as pessoas com o Nis terminado em 8.
Essa semana ainda teremos os pagamentos dos beneficiários que têm o NIS terminado em 9, amanhã e na quinta-feira, dia 31, fechando ciclo de pagamentos de março, os pagamentos para quem tem o NIS terminado em 0.
Ainda falando em Auxílio Brasil, ontem, o Ministro da Cidadania João Roma esteve em Juazeiro na Bahia, para participar da Jornada Auxílio Brasil.
Em seu discurso, o ministro Roma destacou que mais de R$ 13 milhões de reais são injetados todos os meses na economia de Juazeiro, apenas com o pagamento do Auxílio Brasil, que chega a mais de 32 mil lares.
O significado disso, destacado pelo ministro, é o aquecimento do comércio. As famílias, ao receberem seu benefício, conseguem dinheiro para comprar alimentos. Essa compra faz o dinheiro circular e incentiva a economia local. Um comércio aquecido traz geração de empregos. Enfim, uma cadeia onde cada ponta alimenta a outra…
O ministro Roma também aproveitou a oportunidade para reforçar que as famílias que fazem parte do Auxílio Brasil, que conseguem emprego com carteira assinada, não perdem o direito ao benefício.
CRÉDITO CONSIGNADO PARA AUXÍLIO BRASIL
O Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, fez uma live e deu mais informações sobre o crédito consignado. Veja mais informações no nosso vídeo no final do artigo.
MICROCRÉDITO CAIXA
Ontem começou a liberação do microcrédito da Caixa para Microempreendedores Individuais e Pessoas Físicas, inclusive negativadas. Para ver o passo a passo de como solicitar, clique aqui.
Lembrando aqui que o microcrédito que começou ontem não é a mesma coisa que o crédito consignado para o auxílio brasil.
O crédito consignado ainda não tem data certa para sair, o Ministério da Cidadania ainda precisa publicar uma instrução normativa para que ele seja liberado.
Agora vamos falar sobre o controle da frequência escolar das crianças que fazem parte do Auxílio Brasil.
O governo federal ainda não retomou a verificação da frequência escolar, que é um dos requisitos previstos no programa, para garantir a permanência das famílias no projeto.
O Auxílio Brasil estabelece que, a frequência escolar mínima exigida para o pagamento do benefício é de 60% para crianças de 4 e 5 anos e 75% para estudantes de 6 a 21 anos.
Desde 2020, com a chegada da pandemia, esse controle de assiduidade que deve ser feito pelo MEC não vem sendo realizado.
O monitoramento da frequência das crianças e adolescentes às escolas é fundamental para saber se elas não estão apenas matriculadas, mas também acompanhando as aulas.
Quantos dias por semana ela estudou e quantas horas por dia? Sem respostas para essas perguntas, como acompanhar o rendimento escolar? De que adianta apenas estar matriculado sem ir às aulas? E se não houver o controle, como saber se as crianças estão indo ou não à escola?
Quem alertou para essa lacuna foi o Banco Mundial, em um relatório sobre o projeto social. O Banco Mundial destacou que, apesar das aulas presenciais terem sido retomadas, o governo ainda não voltou a fazer esse controle pelo sistema Presença.
O MEC explicou que não estava fazendo esse controle e que, portanto, o descumprimento desse critério não estava sendo utilizado para o cancelamento dos benefícios.
Além disso, em nota publicada no site do Ministério da Economia, o MEC também anunciou que vai passar a utilizar um Novo Sistema Presença. Esse sistema será alimentado com a frequência dos beneficiários a partir de 01/04/2022 até 27/04/2022.
Já o controle da vacinação em crianças menores de 7 anos, que também tinha ficado suspenso durante a pandemia, já foi retomado.
PIS
Hoje, dia 29 de março, vão receber o PIS os trabalhadores que nasceram em novembro.
Na semana passada o governo federal habilitou mais 1 milhão e 671 mil trabalhadores para receber o Abono Salarial do PIS/PASEP este ano.
Essa nova habilitação aconteceu após uma nova análise de dados, conduzida pela Dataprev. Essas pessoas fazem parte de um grupo de 3,5% de casos cuja validação dos cadastros junto às bases do governo Federal apresentou inconsistências, em fevereiro, e por isso os dados precisaram ser reprocessados.
Com a inclusão do novo grupo, o abono salarial deste ano, que é referente a quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 1 mês em 2020 e recebeu como salário médio até dois salários mínimos, totalizou mais de 24 milhões de trabalhadores brasileiros.
E quando os novos beneficiários vão receber o abono?
Hoje, dia 29 de março, o pagamento do abono dos trabalhadores que, pelas regras do calendário de pagamento, deveriam ter recebido no mês de fevereiro; e no dia 31 de março, o pagamento do abono será feito para os trabalhadores que, pelas regras do calendário de pagamento, deveriam ter recebido no mês de março.
Veja no nosso vídeo abaixo essas e outras informações: