O Auxílio Brasil começa a ser pago hoje, dia 17 de junho. Os primeiros a receberem o valor são os beneficiários com NIS terminado em 1. O auxílio será pago seguindo o calendário abaixo, terminando no dia 30 de junho, para os beneficiários que possuem NIS terminado em 0.
E neste mês de junho será pago também o Auxílio Gás! O valor disponibilizado em abril foi de R$51,00. Para este mês, houve um pequeno reajuste no valor, que será de 53 reais.
Por ser pago bimestralmente, os beneficiários do Auxílio Gás não receberam o valor no mês de maio, porém o pagamento será retomado agora em junho e seguirá o calendário de pagamento do Auxílio Brasil.
O Auxílio Gás é depositado em conta digital ou bancária. Mas se a família não tiver acesso a uma dessas opções, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital. O valor poderá ser sacado em até 120 dias, contados da data em que for disponibilizado o benefício. Ele é exclusivo de quem adquiriu o direito de recebê-lo, ou seja, não pode ser transferido a outro titular.
Podem ser beneficiadas pelo Programa as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, inclusive famílias que já recebem benefícios do governo federal, estadual ou municipal. No cálculo da renda per capta para receber o Auxílio Gás, o valor recebido pelo Auxílio Brasil não entra.
Podem também ser beneficiadas pelo programa as famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que recebam o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, inscritas ou não no Cadastro Único.
Qualquer informação que você precisar sobre o auxílio gás e sobre o auxílio brasil, você pode ligar no telefone 121, do Ministério da Cidadania. Também é possível obter informações sobre o benefício pela central de atendimento da Caixa, no telefone 111.
Enquanto mais de 18 milhões de famílias estão recebendo o auxílio brasil, existem muitas outras que ainda estão aguardando para serem aprovadas no programa.
Segundo dados do Ministério da Cidadania, metade dos municípios do país, ou seja, cerca de 2525 cidades têm registros de famílias que apesar de estarem em situação de pobreza ou de extrema pobreza, ainda não estão incluídas no programa Auxílio Brasil.
Muitas famílias já tiveram o cadastro aprovado pelo governo, mas a falta de orçamento impede o pagamento a essas famílias.
Não há obrigação legal de incluir todas as famílias, já que, entre os vetos presidenciais ao projeto aprovado no Congresso, estava o do artigo que obrigava o programa a ter “dotação orçamentária suficiente” para atender todos os possíveis beneficiários.
Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o Auxílio Brasil.