Governo busca beneficiários para o novo Bolsa Família

Novos beneficiários serão selecionados para o novo Bolsa Família
Bolsa Família

Com a mudança no governo e com a elaboração do novo Bolsa Família as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que ainda não recebem o benefício disponibilizado pelos programas sociais, querem saber se o novo programa abrirá espaço para que mais pessoas sejam contempladas.

Pensando em amparar a população brasileira que se encontra nessa situação de pobreza, o governo está buscando por famílias que se enquadrem nos requisitos necessários, para ingressarem no programa do bolsa família, que ainda está em fase de elaboração.

Porém, para ter acesso ao benefício, novas regras serão impostas.

Fonte da imagem: Universidade Tiradentes – Unit

Muitas pessoas que têm direito aos programas sociais não conseguem receber nenhum benefício ofertado pelo governo, por inúmeros motivos.

E por isso, membros do Governo Federal estão elaborando uma atividade conjunta, visando encontrar essas pessoas que tem direito ao Bolsa Família, mas que ainda não conseguiram receber esse auxílio.

O Governo Federal, juntamente com governos estaduais e gestões municipais precisam trabalhar juntos na busca por esses cidadãos, para que essa atividade funcione da melhor maneira possível.

Este tema já está gerando suposições e ao ser questionado durante uma entrevista, o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que já está ciente dessa atividade e que inclusive deverá participar de uma reunião com o Conselho Nacional de Assistência Social em breve para debater este tópico.

Como a principal promessa de Lula no período eleitoral foi acabar com a fome no Brasil, os governadores estaduais que foram eleitos estão preocupados em relação a esse problema social, principalmente por temerem não o solucionar.

E por esse motivo, muitos deles estão exigindo um posicionamento de Wellington Dias, a respeito dos valores que serão distribuídos para solucionar essa questão social.

Os líderes estaduais estão receosos em relação aos valores que serão destinados para bancar a continuidade dos programas sociais, ou até mesmo para a promoção de novos auxílios sociais nos próximos meses.

Dias ainda não se pronunciou a respeito desses valores, mas o que se sabe é que em breve reuniões serão feitas para decidir sobre esses programas sociais.

NOVAS REGRAS PARA O BOLSA FAMÍLIA

Para ter direito ao programa do Bolsa Família e se enquadrar dentro das regras estabelecidas, é necessário, primeiramente, estar ciente dos requisitos necessários, que atualmente são:

  • Estar inscrito no CadÚnico, e ter atualizado os dados nos últimos dois anos
  • Não ultrapassar a renda de R$ 210 reais mensais per capita
  • Para crianças, jovens e adolescentes em idade escolar, possuir frequência escolar mínima de 75%
  • Para mulheres grávidas, realizar o pré-natal e o acompanhamento de saúde junto à Unidade Básica de Saúde do bairro, sempre informando que faz parte do Auxílio Brasil.

E além desses, o ministro Wellington Dias afirmou ainda, que deve procurar os ministros da saúde e da educação para conversarem a respeito da necessidade de o governo voltar a exigir a frequência escolar e o cartão de vacinas atualizado das crianças beneficiárias do Bolsa Família.

Pois anteriormente, no antigo bolsa família, para receber o benefício, era preciso fazer acompanhamento de saúde na rede pública, manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada e ter frequência escolar acima de 85%.

Porém, durante o mandato de Jair Messias Bolsonaro essas questões foram reduzidas, e por isso, será necessário incrementar na elaboração do novo programa.

Então, quando o novo Bolsa Família já estiver pronto para vigorar é provável que essas regras passem a ser exigidas, principalmente por conta do valor extra de R$150 reais que será pago para as famílias que possuem entre seus dependentes crianças de até 6 anos de idade.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, esse valor extra deverá ser pago em até 90 dias, que é quando a estrutura do programa Bolsa Família estará implementada, definindo as regras desse adicional, como por exemplo, quantos benefícios podem ser pagos por família, quais os critérios, dentre outras regras.

Então, neste mês de janeiro, o prazo está curto e por esse motivo esse valor não deve ser pago.

MENSAGENS NO APLICATIVO – AVERIGUAÇÃO CADASTRAL

Algumas mensagens estão sendo enviadas para os beneficiários do Auxílio Brasil, dentro do aplicativo, falando sobre a averiguação cadastral.

E com isso, muitos beneficiários estão questionando sobre essas mensagens, pensando que vão perder o direito ao benefício ou que vão ter o seu auxílio bloqueado…

Essas mensagens estão servindo de alerta para os beneficiários que não atualizaram os seus dados no CadÚnico nos últimos dois anos.

Nela, o governo orienta que o segurado se dirija até um CRAS mais próximo para realizar essa atualização cadastral, informando sempre os dados verdadeiros.

Essas mensagens estão constando dentro do aplicativo do Caixa Tem e do Auxílio Brasil e se você ainda não recebeu fique atento pois essa averiguação só está começando e pode ser que em breve você receba essa mensagem também.

Porém, se você já atualizou seus dados no CadÚnico, e todas as informações são verdadeiras, não há com o que se preocupar, pois você não perderá o direito ao benefício do Bolsa Família.

Deixe um comentário