Nos últimos dias, muito tem sido falado a respeito de um possível aumento no programa Bolsa Família e também sobre a possibilidade do retorno do Auxílio Emergencial, que foi concedido às famílias de baixa renda no Brasil durante a pandemia da covid-19.
Bolsa Família passará por novo aumento em 2024?
Investigando essas informações, pode-se afirmar que a disseminação dessas notícias é falsa. Na realidade, o governo ainda estuda formas de auxiliar os afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, ou seja, trata-se de um conteúdo completamente diferente do que está sendo divulgado.
Recentemente, uma matéria divulgada pela CNN informou o seguinte: “Auxílio Emergencial, aumento do Bolsa Família e inclusão no programa: Governo estuda opções de ajuda aos gaúchos.”
De acordo com essa matéria, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está estudando modelos de ajuda financeira provisória aos moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas. Uma das opções é oferecer uma espécie de auxílio emergencial aos gaúchos, com um valor definido e prazo de duração determinado, ainda sem valores previstos.
Outra opção que está sendo discutida refere-se ao Bolsa Família. O governo Lula pode aumentar o valor das parcelas pagas aos gaúchos que já são beneficiários e ainda incluir temporariamente quem não está no programa, como forma de Auxílio Emergencial.
O governo avalia cuidadosamente as opções sobre a mesa, com atenção às contas públicas. Portanto, o aumento no Bolsa Família e o retorno do Auxílio Emergencial, que muitos estão divulgando, ainda não foram aprovados pelo governo e estão em fase de análise. Caso sejam aprovados, não serão para toda a população, apenas para os beneficiários que residem no Rio Grande do Sul e que foram afetados pelas chuvas recentes.
Conclui-se que, até o presente momento, o Bolsa Família continuará sendo no valor de R$600, com os adicionais para crianças, jovens, gestantes e lactantes, de acordo com a Medida Provisória anunciada pelo MDS. Em 2023, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, concedeu uma entrevista em que mencionou a possibilidade de um aumento no benefício em 2024. Ele afirmou que o valor repassado aos beneficiários leva em conta vários custos, mas que há, sim, a possibilidade de que essa discussão ocorra neste ano.
Calendário de pagamentos Bolsa Família maio
Os pagamentos do Bolsa Família para o mês de maio já foram divulgados pelo MDS.
Os depósitos serão efetuados seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo. Os municípios que se encontram em estado de calamidade continuam tendo o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias, independente da numeração final do NIS.
Para os demais, os valores são depositados levando em consideração a numeração final do NIS e os depósitos programados para segunda-feira, podem ser antecipados para o sábado anterior, sendo assim:
- NIS de final 1, pagamento dia 17.
- NIS de final 2, pagamento dia 20, podendo ser antecipado para o dia 18.
- NIS de final 3, pagamento dia 21.
- NIS de final 4, pagamento dia 22.
- NIS de final 5, pagamento dia 23.
- NIS de final 6, pagamento dia 24.
- NIS de final 7, pagamento dia 27, podendo ser antecipado para o dia 25.
- NIS de final 8, pagamento dia 28.
- NIS de final 9, pagamento dia 29.
- NIS de final 0, pagamento dia 31.
Os valores são depositados no Caixa Tem. Sendo assim, é possível realizar pix e transferências pelo próprio aplicativo e também é possível realizar o saque na agência ou em uma lotérica correspondente, com os documentos pessoais em mãos.