Bolsa Família: MDS envia comunicados importantes para beneficiários nos aplicativos

Beneficiários do programa Bolsa Família são convocados a realizarem a atualização cadastral em maio.
Empréstimo

O Ministério do Desenvolvimento Social emite comunicados relacionados à situação do benefício do Bolsa Família por meio dos aplicativos oficiais do governo. Por essa razão, é de suma importância que o responsável familiar mantenha-se sempre atento às mensagens enviadas por essas fontes, evitando assim possíveis cancelamentos.

Averiguação cadastral de famílias unipessoais

A primeira mensagem trata da averiguação cadastral de famílias unipessoais, ou seja, daquelas que residem sozinhas. É informado o seguinte: “Sua família está em averiguação cadastral porque há indicativos de que as informações sobre as pessoas que residem com você não foram corretamente repassadas ao Cadastro Único.”

“Para regularizar essa situação, será necessário que um servidor do Cadastro Único de sua cidade visite sua residência para atualizar o cadastro de sua família. A atualização deve ser realizada dentro do prazo estipulado para evitar o cancelamento do benefício do Programa Bolsa Família. Para atualizar, o responsável familiar deve apresentar o CPF, um documento com foto, o comprovante de residência e ao menos um documento de cada pessoa da sua família, preferencialmente o CPF.”

Bolsa Família 2024
Bolsa Família 2024

Caso tenha recebido essa mensagem, deve-se procurar um CRAS ou um posto de atendimento do Cadastro Único para solicitar uma visita externa de um agente do CRAS, que confirmará e esclarecerá os dados cadastrais. Se o beneficiário não comparecer à unidade de atendimento para solicitar a visita externa dentro do prazo estabelecido, o benefício pode ser cancelado de maneira definitiva.

Quando o beneficiário está em averiguação unipessoal, há a possibilidade de receber a visita domiciliar de um agente do CRAS mesmo sem ter solicitado presencialmente na agência. Isso ocorre frequentemente, pois o MDS fornece uma lista para os setores responsáveis e, conforme o que está registrado nessa listagem, os agentes começam a visitar as residências para confirmar a veracidade das informações registradas no cadastro.

Assim, os beneficiários que realmente residem sozinhos, que atendem a todos os requisitos do programa assistencial, que realizam a atualização dentro do prazo estipulado e que comprovam todas as informações na atualização do cadastro, continuarão a receber o valor de R$600 mensalmente.

Averiguação cadastral de famílias compostas por mais de um integrante

A próxima mensagem também trata da averiguação cadastral, mas neste caso, de famílias compostas por mais de um integrante. A mensagem enviada relativa à averiguação cadastral informa o seguinte: “Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor do Cadastro Único em sua cidade para evitar o cancelamento de seu Bolsa Família. Informe corretamente no seu cadastro todas as pessoas que moram com você. Para mais informações, ligue 121.”

Bolsa Família
Fonte: FDR

Como indicado na mensagem, essa família teve o benefício bloqueado por motivos de averiguação cadastral. O processo de averiguação convoca as famílias a comparecerem aos Centros de Atendimentos do Cadastro Único para confirmarem suas informações pessoais, garantindo assim a continuidade do pagamento dos valores.

Contudo, se a família em questão não comparecer ao local indicado dentro do prazo estabelecido, seu benefício será cancelado. Nesse caso, para tentar reaver o pagamento, é necessário comparecer ao CRAS e realizar uma nova atualização o quanto antes.

Calendário de pagamentos Bolsa Família maio

Os pagamentos do Bolsa Família para o mês de maio já foram divulgados pelo MDS.

Os depósitos serão efetuados seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo. Os municípios que se encontram em estado de calamidade continuam tendo o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias, independente da numeração final do NIS.

Para os demais, os valores são depositados levando em consideração a numeração final do NIS e os depósitos programados para segunda-feira, podem ser antecipados para o sábado anterior, sendo assim:

  • NIS de final 1, pagamento dia 17.
  • NIS de final 2, pagamento dia 20, podendo ser antecipado para o dia 18.
  • NIS de final 3, pagamento dia 21.
  • NIS de final 4, pagamento dia 22.
  • NIS de final 5, pagamento dia 23.
  • NIS de final 6, pagamento dia 24.
  • NIS de final 7, pagamento dia 27, podendo ser antecipado para o dia 25.
  • NIS de final 8, pagamento dia 28.
  • NIS de final 9, pagamento dia 29.
  • NIS de final 0, pagamento dia 31.
Bolsa Família 2024

Os valores são depositados no Caixa Tem. Sendo assim, é possível realizar pix e transferências pelo próprio aplicativo e também é possível realizar o saque na agência ou em uma lotérica correspondente.

Deixe um comentário