Agendamento Carteira de Trabalho: Como Tirar CTPS?

Agendamento Carteira de Trabalho: Como Tirar CTPS?

Para emitir a CTPS, é necessário efetuar o agendamento carteira de trabalho previamente. Desse modo, você deverá comparecer ao local na data e horário marcados para dar entrada no documento que irá contabilizar seu período de trabalho e contribuição à previdência social.

A carteira de trabalho é um documento essencial na vida dos brasileiros que desejam trabalhar e recorrer à previdência, já que é por meio dela que se contabilizam os anos de pagamento ao INSS, os empregos pelo qual o cidadão já passou, bem como as remunerações e empregadores.

Além disso, a CTPS é requerida em outras situações não empregatícias, tais como ao solicitar financiamentos, por exemplo, empréstimos e outros tipos de soluções financeiras.

Abaixo trouxemos algumas informações importantes referente ao agendamento carteira de trabalho e como obter o documento em poucos dias. Continue lendo e tire suas dúvidas.



Quem Pode Efetuar Agendamento Carteira de Trabalho?

A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) funciona como uma caderneta em que são anotadas as informações empregatícias dos indivíduos, como os empregos pelos quais ele já passou.

É por meio deste recurso que os funcionários são assegurados pela Consolidação das Leis do Trabalho, ou CLT, promulgada em 1º de maio de 1943.

O documento que é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego destina-se às pessoas que se enquadram nos seguintes requisitos:

  • Maiores de quatorze anos de idade;
  • Brasileiros natos ou naturalizados;
  • Estrangeiros situados no Brasil, por meio da Carteira de Trabalho para estrangeiros, uma categoria própria para imigrantes.

Se você está dentro dos critérios mencionados e deseja se formalizar em um emprego, então deve efetuar o agendamento carteira de trabalho, já que só dessa maneira isso será possível.



Como Fazer Agendamento Carteira de Trabalho?

Antes de saber como efetuar o agendamento carteira de trabalho, é necessário se informar sobre qual órgão ou instituição é responsável por isso na sua cidade ou região.

Em muitas cidades, é possível fazer o agendamento no site do SINE – Sistema Nacional de Empregos, recentemente convertido no portal Emprega Brasil. Neste artigo explicamos melhor como o SINE funciona.

Desse modo, você deverá entrar no site do SINE ou do órgão responsável pelo agendamento em sua cidade e escolher a data e horário ideais. A partir de então você deverá se programar, separar a documentação necessária e comparecer ao local na data e hora marcada.

Vale ressaltar que a emissão da carteira de trabalho e previdência não é feita instantaneamente, é necessário aguardar alguns dias e então retirar o documento no endereço indicado pelo atendente. Normalmente é no mesmo local onde você irá se apresentar para efetuar a emissão do documento.

Além disso, também é possível efetuar o agendamento carteira de trabalho diretamente no site Sistema de Atendimento Agendado, criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Lembramos ainda que hoje em dia, para ser contratado, não é mais necessário obter a CTPS física, já que a versão digital possui a mesma validade legal. O modelo eletrônico seguiu o mesmo padrão da CNH digital, que garante segurança e comodidade aos titulares.



Documentos Necessários Para Agendamento Carteira de Trabalho

É muito importante que você se atente à documentação necessária para levar ao local de atendimento. Isso porque a falta de um dos documentos irá comprometer a emissão e você deverá passar por um novo agendamento.

Quando se trata de primeira via, então será necessário apresentar os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Comprovante de residência contendo CEP, podendo ser contas de água, internet, luz, desde que atualizadas;
  • Documento de identificação original;
  • Foto 3×4 (isso é necessário apenas em alguns locais, já que na maioria tira-se foto digital na hora do atendimento. Certifique-se com o atendente quanto à necessidade).

Ressaltamos que todo o procedimento, desde o agendamento até o recebimento da CTPS é gratuito. A gratuidade se estende, inclusive, à emissão de segunda via da carteira de trabalho.



Deixe uma resposta