Além do Novo Bolsa Família que substituirá o Auxílio Brasil, Lula pode criar novo Auxílio

PEC que trará as mudanças no Auxílio Brasil deve ser apresentada na próxima semana

A equipe de transição de Lula já está trabalhando para alterar o valor permanente do Auxílio Brasil para 600 reais e para mudar o nome do benefício para Bolsa Família.

Além disso, a ideia de Lula é pagar um extra de 150 reais para as famílias que possuírem criança de 6 anos em sua composição atualmente no Auxílio Brasil.

Na verdade, esses R$ 150 reais fazem parte das promessas de governo do presidente eleito. Durante a campanha, ele anunciou que o Auxílio Brasil voltaria a ser Bolsa Família, e que seria complementado com esse valor para ajudar nos custos das famílias.

Novo Auxílio?

Além do novo Bolsa Família, que substituirá o Auxílio Brasil, o presidente eleito Lula pode criar um novo auxílio.

A pedido de Janja, sua esposa, Lula pode propor ações para proteção de crianças e pessoas em situação de rua.

Segundo o jornal o Globo, a futura primeira-dama do Brasil, Rosângela Silva, solicitou a Lula que tenha um olhar especial para essa população, além da população do Auxílio Brasil.

O recado foi dado à deputada Maria do Rosário que é uma das coordenadoras da equipe de transição. Maria do Rosário por sua vez explicou que, antes de fazer sugestões de políticas públicas sobre o tema, o plano é analisar a situação atual do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ela disse o seguinte ao Jornal O globo:

“O atendimento às pessoas mais vulneráveis, sobretudo à população em situação de rua, e às crianças brasileiras são as preocupações que o presidente Lula carrega de forma muito direta. Nossa futura primeira-dama conversou comigo sobre esses dois aspectos e me deu esse recado. Há a preocupação de que a comissão se dedique a todos os temas, mas que tenha uma atenção especial à infância brasileira e às famílias com crianças que estão vivendo nas ruas.”

Veja no vídeo abaixo mais informações sobre as propostas de Lula para o Auxílio Brasil.