Finalmente, os aplicativos do Bolsa Família e do Caixa Tem começaram a atualizar esta semana, com as novas datas e valores para o mês de julho. A atualização estava programada para começar a partir do dia 10, no entanto, o sistema passou por modificações, ocasionando o adiantamento.
Aplicativo Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social comunicou aos beneficiários do programa Bolsa Família que o sistema do Cadastro Único ficaria indisponível para consulta nos últimos dias, devido à atualização da folha de pagamentos para este mês. O motivo da paralisação temporária do sistema está ligado à necessidade de a Caixa Econômica Federal realizar a extração da cópia da base nacional do Cadastro, para efetuar os depósitos do benefício do Bolsa Família neste mês.
Milhares de beneficiários estavam aguardando desde a última segunda-feira, dia 08, a atualização dos aplicativos oficiais do governo, que são o Caixa Tem, o Bolsa Família e o Portal Cidadão, com os valores e as datas para este mês de julho.
Nesta semana, os aplicativos começaram a atualizar e já foram recebidas inúmeras mensagens de beneficiários que se encontram liberados e vão receber altos valores neste mês. Lembrando que as parcelas do Bolsa Família são depositadas no Caixa Tem. Sendo assim, é possível realizar PIX e transferências pelo próprio aplicativo e também é possível realizar o saque na agência ou em uma lotérica correspondente.
Para aqueles que ainda estão aguardando pela atualização dos aplicativos, a recomendação é aguardar até o dia 18. Esse processo de atualização do sistema é feito aos poucos e possivelmente o aplicativo ainda vai atualizar. Caso chegue o dia do pagamento e o aplicativo ainda não tenha atualizado, deve-se ligar para a central de atendimentos e questionar sobre o motivo da falta de acesso às informações do benefício.
Regra de Proteção
Infelizmente, nem todos os beneficiários estão satisfeitos com os valores que serão concedidos pelo governo neste mês. Diariamente são recebidas mensagens de beneficiários alegando que o benefício foi reduzido e questionando o motivo disso estar acontecendo. A razão para a redução do valor do Bolsa Família de alguns beneficiários é a entrada na Regra de Proteção.
Caso a renda familiar aumente a tal ponto que não seja mais compatível com as diretrizes do programa, a família entra na Regra de Proteção e passa a ser elegível para receber 50% do valor total do benefício, desde que a renda per capita não exceda meio salário mínimo. Portanto, se a renda ultrapassar o limite de R$218 per capita, mas ainda estiver dentro do meio salário mínimo, a família entrará na Regra de Proteção do programa Bolsa Família e receberá apenas metade do valor que recebia anteriormente.
Essa diminuição não está relacionada à contratação de empréstimos. Para quem contratou o consignado do Auxílio Brasil nos meses anteriores, as parcelas seguirão sendo descontadas conforme consta no contrato. Caso o benefício tenha sido cortado pela metade, é recomendado conferir no aplicativo do Cadastro Único, na aba “Consulta de Renda CNIS”, se a renda familiar não está ultrapassando o limite de R$218.
Se estiver e a causa for desconhecida, deve-se ir presencialmente até o CRAS mais próximo para buscar esclarecimentos sobre o motivo da diminuição do valor do benefício. Se necessário, realizar uma atualização e comprovar os valores recebidos mensalmente pela família. Dessa forma, o MDS analisará a situação e, possivelmente, nos próximos meses o beneficiário poderá voltar a receber o valor ao qual a família tem direito.
Calendário de pagamentos Bolsa Família julho
Os pagamentos do Bolsa Família para julho já foram divulgados pelo MDS! Os depósitos serão efetuados conforme o calendário oficial divulgado pelo governo. Os municípios em estado de calamidade continuarão recebendo o benefício de forma antecipada para todas as famílias, independentemente da numeração final do NIS. Para os demais, os valores são depositados considerando a numeração final do NIS. Um detalhe importante é que os depósitos programados para segunda-feira podem ser antecipados para o sábado anterior. Sendo assim:
- NIS de final 1 e moradores de municípios afetados por desastres ambientais recentes receberão o pagamento no dia 18.
- NIS de final 2, pagamento no dia 19.
- NIS de final 3, pagamento no dia 22, podendo ser antecipado para o dia 20, sábado.
- NIS de final 4, pagamento no dia 23.
- NIS de final 5, pagamento no dia 24.
- NIS de final 6, pagamento no dia 25.
- NIS de final 7, pagamento no dia 26.
- NIS de final 8, pagamento no dia 29, podendo ser antecipado para o dia 27, sábado.
- NIS de final 9, pagamento no dia 30.
- NIS de final 0, pagamento no dia 31.
Dessa forma, encerram-se os depósitos programados para o mês de julho. Vale lembrar que os valores são depositados no Caixa Tem, permitindo realizar pix e transferências pelo próprio aplicativo, além de saques em agências ou lotéricas correspondentes.