O Ministério do Desenvolvimento Social emite comunicados relacionados à situação do benefício do Bolsa Família através dos aplicativos oficiais do governo. Por esse motivo, é de extrema importância que o responsável familiar esteja sempre atento às mensagens que são enviadas nessas fontes, pois dessa forma poderá evitar possíveis cancelamentos.
Nesta terça-feira, dia 05 de dezembro, ocorre o fechamento da folha de pagamentos do programa Bolsa Família e com isso muitos aguardam pelo início das atualizações do sistema, com as informações referentes aos depósitos para este mês. Habitualmente as atualizações dão início somente a partir do dia 10, no entanto, em dezembro os pagamentos serão antecipados e por isso a atualização do sistema também será mais breve.
Até o presente momento, de acordo com as informações disponíveis, os aplicativos do Caixa Tem, do Bolsa Família e do Portal Cidadão ainda não atualizaram com as informações referentes aos pagamentos do mês de dezembro. No entanto, milhares de beneficiários já estão recebendo notificações referentes a bloqueios, cancelamentos e suspensões.
Averiguação cadastral unipessoal
“Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado por averiguação. O beneficiário precisa esclarecer informações do seu cadastro; se realmente mora sozinho, deve procurar o setor do Cadastro Único na sua cidade e atualizar o cadastro para evitar o cancelamento do benefício do Bolsa Família. Mais informações podem ser obtidas ligando para o número 121.”
Se o beneficiário recebeu essa mensagem, ele deve procurar um CRAS ou um posto de atendimento do Cadastro Único, para confirmar e esclarecer os seus dados cadastrais. Caso o beneficiário não compareça à unidade de atendimento dentro do prazo estabelecido para realizar a atualização, o benefício é cancelado de maneira definitiva.
Quando o beneficiário se encontra em averiguação unipessoal, existe a possibilidade de receber a visita domiciliar de um agente do CRAS, para confirmar se todas as informações registradas no cadastro são verdadeiras. Dessa forma, para aqueles beneficiários que realmente moram sozinhos, que se enquadram em todos os requisitos do programa assistencial, que realizarem a atualização dentro do prazo estipulado e que conseguirem comprovar todas as informações na atualização do cadastro, o governo continuará concedendo o valor de R$600 reais mensalmente.
Advertência condicionalidades educação
Na mensagem é dito o seguinte, “Mensagem Governo Federal condicionalidades – Bloqueio. O benefício foi bloqueado por um mês porque alguém de sua família faltou à escola mais do que o permitido em agosto ou setembro de 2023. Para manter o benefício, crianças a partir de 4 anos e adolescentes devem frequentar a escola. Se quiser apresentar justificativa ou acha que houve algum erro, procure o setor do Bolsa Família de sua cidade até o dia 31 de janeiro de 2024.”
Essa mensagem trata-se de uma suspensão temporária do benefício devido à falta de frequência escolar de alguma criança ou adolescente que compõe a família. Os beneficiários do programa devem manter a frequência escolar de seus filhos dentro da média exigida, que atualmente é de 75%, para não perder o direito ao benefício. Neste caso, a partir do próximo mês o benefício se encontrará suspenso. Essa suspensão permanece durante um período e após a regularização das informações, o benefício volta a ser concedido normalmente.
Portanto, para aqueles que receberam esta mensagem e desejam reaver o pagamento, é necessário ir até um Posto de Atendimento do Cadastro Único ou até o CRAS mais próximo e apresentar justificativa sobre o número de faltas do integrante da família.
Cancelamento do Bolsa Família
Na mensagem enviada referente ao cancelamento definitivo do benefício, é informado o seguinte, “Mensagem do Bolsa Família – Benefício cancelado por averiguação. O beneficiário foi convocado para esclarecer informações do seu cadastro e não compareceu. Se mora sozinho, deve procurar o setor do Cadastro Único de sua cidade e evitar a exclusão de seu cadastro. Para mais informações, ligue 121.”
Assim como é dito na mensagem, esta família teve o benefício cancelado por motivos de averiguação cadastral. O processo de averiguação convoca as famílias a comparecerem até os Centros de Atendimentos do Cadastro Único, para confirmarem suas informações pessoais e garantirem a continuidade do pagamento dos valores. No entanto, esta família em questão não compareceu ao local indicado dentro do prazo estabelecido e por esse motivo seu benefício foi cancelado. Nesse caso, para tentar reaver o pagamento, é necessário comparecer ao CRAS e realizar uma nova atualização.
Caixa Tem segue apresentando falhas
Além dessas mensagens relacionadas a bloqueios, cancelamentos e suspensões, existem aquelas que são apresentadas devido a falhas no sistema dos aplicativos. O aplicativo do Caixa Tem segue apresentando falhas contínuas no momento do acesso, o que está trazendo preocupações aos beneficiários. Para tranquilizar as famílias, o Ministério do Desenvolvimento Social se pronunciou a respeito desse erro no sistema.
Muitas perguntas estão sendo recebidas relacionadas à seguinte mensagem, “Dados não disponíveis para consulta. Tente novamente mais tarde.” Para aqueles que receberam essa notificação ao tentar acessar o aplicativo, não há com o que se preocupar.
Em comunicado, o MDS esclareceu que estão realizando algumas mudanças nos servidores e, por esse motivo, é necessário a atualização no módulo de segurança. Foi dito ainda que em breve a consulta através dos aplicativos será normalizada e os beneficiários voltarão a ter acesso às informações do benefício.
Portanto, se você recebeu essa mensagem, aguarde um pouco mais e tente novamente em um outro momento, pois em breve o funcionamento do Caixa Tem será normalizado e você voltará a ter acesso às informações do Bolsa Família.
Atualização dos aplicativos
Como a maioria dos beneficiários já sabe, a atualização dos aplicativos ocorre de maneira gradual, ou seja, aos poucos. Por esse motivo, os valores e as datas do mês vigente começam a aparecer separadamente. Ainda estamos no início do dia e possivelmente mais tarde os aplicativos comecem a atualizar, seguindo o que foi informado pelo MDS. No entanto, o governo possui até o dia 11, quando iniciam oficialmente os pagamentos, para efetuarem esta atualização. Sendo assim, para aqueles a quem os aplicativos ainda não atualizaram, não há com o que se preocupar. Assim como foi citado anteriormente, essa atualização acontece aos poucos e em breve todos os beneficiários terão acesso aos valores e as datas para este mês.