Tutorial completo do aplicativo FGTS em 2021: conheça todas as funções e tire suas dúvidas

Tutorial completo do aplicativo FGTS em 2021: conheça todas as funções e tire suas dúvidas

  • Post category:FGTS

O trabalhador deve utilizar o aplicativo FGTS em 2021 para realizar diversas operações sem a necessidade de se dirigir até uma agência física.

O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, foi criado em 13 de setembro de 1966 pela Lei nº 5.107, e o aplicativo do FGTS foi lançando em 2016, em comemoração aos 50 anos da criação do FGTS.

O fundo foi criado para proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Pode ser sacado, também, em casos de aposentadoria e utilizado para aquisição da casa própria.

A princípio, o aplicativo somente permitia ao trabalhador consultar o extrato do fundo.

O aplicativo FGTS em 2021, diferentemente de quando foi lançando em 2016, possui diversas funcionalidades.



Começando a utilizar o aplicativo FGTS em 2021

O primeiro passo para usufruir das funcionalidades aplicativo FGTS em 2021 é fazer o download em sua loja de aplicativos, disponível para Android e IOS, de forma gratuita.

Após fazer o download, abra o aplicativo e selecione a opção “Cadastre-se”.

Para o primeiro acesso é necessário realizar um cadastro preenchendo os dados solicitados: CPF, nome, data de nascimento e email.

Será, também, necessário cadastrar uma senha numérica com seis dígitos. Se o usuário já tinha uma versão anterior do aplicativo e está apenas baixando a versão mais recente do aplicativo FGTS em 2021, pode continuar utilizando a senha anterior.

Para continuar, aparecerá no visor uma caixa, onde o usuário deve clicar na opção “Não sou um robô”. Esse protocolo é importante para evitar fraudes aplicadas por meio de programas que tentam diversas vezes a mesma operação, testando diversas senhas diferentes até conseguir “enganar” o sistema.

Após esses procedimentos iniciais, o usuário vai receber um link no email indicado e deve clicar nele.

No acesso posterior, será necessário digitar apenas o CPF e a senha. Algumas perguntas adicionais sobre a vida funcional do trabalhador serão feitas. Após responder essas perguntas com as informações precisas, o usuário deve ler e aceitar as condições de uso do aplicativo, clicando em “concordar”

Seguidos os passos descritos acima, o trabalhador pode começar a usar o aplicativo FGTS em 2021 e desfrutar de todas as novidades.



Funcionalidades do aplicativo FGTS em 2021.

O aplicativo que, quando foi lançado, apenas consultava o extrato do FGTS, em 2021, tem diversas outras funcionalidades.

Dentre as funcionalidades do aplicativo FGTS em 2021, temos a realização de saques do FGTS dos valores liberados por rescisão de contrato de trabalho. Quando o trabalhador é demitido sem justa causa.

O saque imediato/emergencial do FGTS pôde ser feito pelo aplicativo FGTS. O saque emergencial foi autorizado pela Medida Provisória nº 946 de 07/04/2020, para amenizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Ela determina que todo titular de conta de FGTS com saldo, sejam contas ativas ou inativas, tem direto ao saque no valor de R$ 1.045,00.

Essa modalidade de saque se encerrou em 31 de dezembro de 2020, porém o Governo Federal analisa prorrogar o benefício para o ano de 2021 devido a situação da pandemia.



Além de poder solicitar o saque do FGTS de todas as modalidades de saque previstas em lei, o usuário faz o upload dos documentos pelo aplicativo, o que torna o processo 100% digital, não precisando o usuário se dirigir até uma agencia.

Pelo aplicativo FGTS em 2021, o usuário pode indicar a conta para a qual o dinheiro do saque deve ser enviado. Além de acompanhar o extrato, acompanhar também o andamento da solicitação de saque.

O trabalhador que opta por utilizar o aplicativo FGTS em 2021, também colabora com a sustentabilidade, uma vez que evita a impressão do extrato do fundo em papel.

Caso não consigo acessar o aplicativo FGTS o usuário pode fazer contato com a Caixa pelos números 3004-1104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0104 (demais regiões).

O saque-aniversário é outra modalidade que pode ser feita pelo aplicativo. Assista o vídeo sobre o saque-aniversário.

Se quiser saber ainda mais sobre o aplicativo FGTS, clique aqui.



Deixe uma resposta