O saque do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – agora pode ser feito no “App FGTS” (aplicativo do FGTS).
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é pago pelo empregador sobre o salário do trabalhador com registro em carteira (CLT). A alíquota é de 8% sobre o salário do empregado.
O FGTS foi criado para, como o nome diz, garantir ou proteger o trabalhador que é demitido sem justa causa, ou seja, quando o trabalhador é surpreendido por uma situação inesperada e que pode levá-lo a passar por dificuldades financeiras.
Para amenizar esse momento difícil, ele recebe o FGTS, quando da sua demissão sem justa causa, essa modalidade e saque é chamada saque rescisão.
Existem, porém, outras modalidades de saque, como, por exemplo, o saque-aniversário e o saque emergencial, o qual foi criado em função da pandemia do novo coronavírus. Veja as regras de saque do FGTS para cada caso no site da Caixa.
Como funciona o saque pelo App FGTS
O aplicativo ou App FGTS foi criado para ajudar o trabalhador a acompanhar sua conta FGTS, garantindo praticidade. Pode-se consultar o saldo, conferir os depósitos e atualizar o endereço, além de localizar os postos de atendimento mais próximos.
Porém, desde o ano passado é possível não apenas consultar o FGTS, como também fazer saque do FGTS em todas as modalidades previstas em lei.
Além de solicitar o saque, o trabalhador pode indicar uma conta da Caixa, ou de qualquer outro banco, para receber o crédito. Não pode ser indicada conta salário para esta finalidade.
Se mesmo com o passo a passo você não conseguiu acessar o aplicativo, faça contato com a CAIXA pelos números 3004-1104 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0104 (Demais regiões).
Todos as modalidades de saque são possíveis pelo App Caixa, seja saque por rescisão, saque imediato ou emergencial ou saque aniversário. Além de o usuário poder acompanhar a solicitação do saque.
As regras para os saques do FGTS de forma digital são as mesmas dos saques realizados de forma presencial. Lembrando que o saque aniversario impede o trabalhador de sacar o FGTS após ser demitido, mesmo que seja por justa causa.
Os documentos necessários para a realização do saque podem ser anexados pelo App FGTS. A partir do dispositivo móvel o usuário faz o upload dos documentos.
Como realizar o saque no App FGTS
O primeiro passo é fazer o download e a instalação do App FGTS na sua loja de aplicativos, seja para Android ou IOS.
Fazendo o cadastro:
- Para fazer o login é necessário o número do CPF, além de outros dados pessoais como, por exemplo, nome completo, data de nascimento e email. O usuário deve criar e cadastrar uma senha de acesso.
- Após preencher o cadastro, será enviado um link para o email informado, clique no link e confirme seu email.
- Após fazer o login no App FGTS será necessário, também, confirmar dados sobre o seu trabalho, como, os dados do empregador e o ano da contratação, dentre outros.
- Para utilizar o App FGTS é necessário aceitar os termos e condições do aplicativo. Após aceitar, clique em “continuar”. O usuário pode optar por cadastrar um número de telefone celular para receber informações sobre seu FGTS.
Realizado o cadastro, o trabalhador pode começar a utilizar as funcionalidades do App FGTS. No caso de realizar o saque, basta escolher a opção “Meus saques”, selecione o motivo, ou a modalidade do saque (rescisão, emergencial, aniversário, falecimento, aposentadoria, doença grave, etc.).
O trabalhador deve cadastrar uma conta bancária de sua preferência para a qual o dinheiro deve ser enviado. Com exceção de conta-salário, pode ser indicado qualquer tipo de conta.
O sistema indicará quais os documentos necessários de acordo com o motivo do saque. Os documentos devem ser anexados por meio do próprio aplicativo que dará as instruções de como fazê-lo.
Os valores disponíveis são indicados pelo aplicativo de acordo com cada caso.
Para ver as regras para saques do FGTS em 2021, clique aqui.