Finalmente, o pagamento do Bolsa Família, que estava temporariamente retido, agora está sendo disponibilizado nos aplicativos do respectivo beneficiário.
Condicionalidades Bolsa Família
Para ser elegível ao Bolsa Família, é necessário cumprir todas as condições estabelecidas pelo governo. Isso inclui uma renda per capita familiar igual ou inferior a R$ 218 por mês, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais e seguir diretrizes de saúde e educação, como frequência escolar e o cronograma de vacinação.
Desbloqueios Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou que, a partir do dia 23 deste mês, o benefício seria liberado para milhares de famílias que estavam com o benefício bloqueado.
Inicialmente, foi anunciado que aqueles que atualizaram seu cadastro há mais de 30 dias e cumprem todos os requisitos do programa poderiam retomar o recebimento do benefício neste mês de junho. Os cadastros atualizados entre 15 de abril e 19 de maio deveriam ser desbloqueados em 23 de junho, com o pagamento do benefício programado para 27 de junho.
As famílias que não têm outras pendências teriam suas parcelas de abril, maio e junho liberadas a partir do dia 27, com o pagamento programado para 3 de julho. Na última terça-feira, dia 27, muitos beneficiários tiveram suas parcelas liberadas e já podem sacar o dinheiro.
Saque dos retroativos
É importante lembrar que a retirada dos valores bloqueados e dos pagamentos retroativos dos meses anteriores não é depositada no Caixa Tem, sendo necessário ir pessoalmente a uma agência da Caixa com os documentos.
Aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem
Os aplicativos são gerenciados exclusivamente pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que informa à Caixa Econômica Federal os nomes e dados daqueles que são elegíveis para receber o benefício mensal. No entanto, como ocorre todos os meses, a atualização dos aplicativos é feita de forma gradativa e, devido ao grande volume de pedidos, podem ocorrer problemas inesperados no sistema. Por isso, é possível que os beneficiários estejam sendo desbloqueados no sistema da Caixa, mesmo que o aplicativo ainda indique que as parcelas estão bloqueadas.
O mesmo pode acontecer com beneficiários que ao consultarem na parte da manhã, por exemplo, encontravam-se desbloqueados e ao consultarem à noite, as parcelas voltaram para o status de bloqueadas.
Devido à alta demanda de consultas e modificações simultâneas, existe a possibilidade de o aplicativo estar apresentando falhas contínuas em seu funcionamento, por esse motivo, é indicado que o responsável familiar busque esclarecimentos em outras fontes oficiais do governo.
Central 111
A Central 111 tem informado aos beneficiários que entram em contato que os valores daqueles que têm direito a recebê-los já estão disponíveis para saque na Caixa Econômica Federal. Portanto, se o benefício ainda aparece como bloqueado nos aplicativos, entre em contato com a central de atendimentos e procure esclarecimentos sobre a situação do benefício. Se o atendente informar que as parcelas já estão liberadas para saque, dirija-se a uma agência da Caixa e solicite a retirada dos valores.
Bolsa Família cancelado
Para aqueles que tiveram seu benefício cancelado, é necessário realizar um novo cadastro. Para isso, o responsável familiar deve ir até o CRAS mais próximo e solicitar um recadastramento no sistema. Feito isso, seus dados serão enviados para o Ministério do Desenvolvimento Social, que realizará uma análise completa das informações, decidindo se a família está ou não apta a receber o benefício.
Se a família se enquadrar em todos os requisitos exigidos pelo governo, o nome será listado novamente na fila de espera e, quando o governo liberar espaço para a entrada de mais beneficiários no programa Bolsa Família, poderá ser incluído novamente na folha de pagamentos. Nesse caso, o indicado é aguardar e estar atento às informações repassadas pelo governo sobre a entrada de novos beneficiários no programa.