Auxílio Brasil hoje: vamos aqui às nossas atualizações do dia sobre o Auxílio Brasil e muito mais…
No dia 17 de março deste ano, o presidente Jair Bolsonaro assinou a Medida Provisória nº 1.106 autorizando o empréstimo consignado aos beneficiários de programas federais de transferência de renda, como é o caso do Auxílio Brasil.
O limite de comprometimento da renda por meio deste empréstimo é de 40% do valor do benefício recebido.
No empréstimo consignado para o auxílio brasil, o pagamento da mensalidade será feito através do desconto no benefício.
Ou seja, as parcelas serão automaticamente descontadas no momento em que o benefício do Auxílio Brasil for depositado na conta do beneficiário.
Dessa forma, todos os meses serão repassados os valores das mensalidades para a empresa de crédito de quem você fez o empréstimo.
Assim, não há riscos de inadimplência ou de atrasos no pagamento e, por isso, as instituições financeiras conseguem oferecem menor taxa de juros e maiores prazos para que a dívida seja quitada e ainda não precisa de fiador ou avalista.
A taxa de comprometimento mensal será de até 40% do valor do benefício do auxílio brasil.
Essa regra existe para que o beneficiário não comprometa sua renda de forma que não consiga quitar suas despesas mensais básicas, como alimentação, energia e água.
Isso porque nessa modalidade de empréstimo, o valor líquido recebido mensalmente será menor, pois o valor liberado para saque já terá sofrido o desconto necessário para pagar a prestação do empréstimo.
A mesma regra válida para o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, valerá também para os beneficiários do Auxílio Brasil, ou seja, até 35% do crédito são para as operações de empréstimo pessoal e até 5% para as operações de cartão de crédito ou cartão consignado de benefício.
Isso significa que até 35% do valor mensal que você recebe poderá ser descontado do benefício para o pagamento de empréstimo pessoal. Já os 5% restantes poderão ser usados apenas para pagamentos do cartão de crédito consignado.
O cartão de crédito consignado se trata de uma opção de crédito com juros muito menores que os cartões de créditos tradicionais e funciona de maneira semelhante a eles.
Ele estará disponível para saques em dinheiro e para compras parceladas. O valor da fatura será descontado do benefício.
A diferença ente empréstimo consignado e o cartão de crédito consignado é simples.
No empréstimo consignado, primeiramente, o valor concedido será maior do que o valor disponível para o cartão de crédito consignado porque nele pode-se comprometer até 35% valor do benefício, enquanto no cartão, apenas 5%.
Em segundo lugar, o valor tomado como empréstimo é totalmente depositado na sua conta, então você consegue ter em mãos o montante do dinheiro.
Já no cartão, você faz a compra e vai pagando mensalmente, não tendo acesso a um montante de dinheiro, mas sim a uma nova forma de pagamento de suas compras.
Se a fatura tiver um valor maior que os 5% permitidos, você poderá quitar pagando a diferença por boleto bancário ou ela será adicionada à próxima fatura, sujeito a adicional de taxas adicionais.
E QUANDO SERÁ LIBERADO O CONSIGNADO PARA O AUXÍLIO BRASIL?
Por enquanto, ainda não há previsão. Já se comentou na imprensa que a liberação deve ocorrer no mês de maio, mas não há confirmação por parte do Ministério da Cidadania.
Para regulamentar a forma como funcionará o empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania precisa ainda definir as condições para que esse empréstimo seja concedido, os prazos para pagamento do mesmo, os valores, etc.
Além disso, falta ainda estabelecer parceria com os bancos que oferecerão os empréstimos diretamente aos beneficiários. Esse processo de definições e ajustes finais, no entanto, não deve demorar acontecer.
Pois o empréstimo para participantes do Auxílio Brasil faz parte do programa Renda e Oportunidade do governo federal. Esse programa contém uma série de medidas que visam à retomada do emprego e da economia no país.
É uma aposta do governo para a geração de renda e para aumento do poder de compra dos brasileiros, em especial os de menor renda.
Por isso, é de interesse também do governo que esse empréstimo seja logo regulamentado e possa beneficiar até 18 milhões de famílias de baixa renda o quanto antes.
Se você pretende contratar o consignado quando ele estiver disponível, veja algumas dicas importantes abaixo.
Primeiro, não forneça, de maneira alguma, seu CPF, seus dados bancários e senhas a terceiros. Isso evita golpes e prejuízos a você.
Além disso, O Governo Federal não entra em contato por meio de mensagens ou aplicativos como WhatsApp, nem por ligação ou por e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado, e não envia motoboys para a casa dos beneficiários para recolher documentos ou outros serviços.
Além disso, faça um planejamento financeiro para não se endividar. Tente usar o empréstimo como uma ajuda emergencial, para auxiliar em caso de doenças, reformas urgentes ou ainda para quitar dívidas que estão acumulando juros altíssimos.
Lembre-se que o valor da parcela será descontado automaticamente do seu auxílio brasil. Portanto, enquanto não tiver quitado o empréstimo, o valor líquido, aquele que você poderá sacar do auxílio brasil, será menor que os 400 reais em média, devido a esse desconto.
Veja no nosso vídeo abaixo essas e outras informações sobre o Auxílio Brasil.
Auxílio Brasil Hoje e mais…
15