Auxílio Brasil Hoje 22/06

Governo lança novo programa para quem recebe o Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil começou a ser pago no dia 17 de junho e nesta semana o pagamento do Auxílio Brasil e do Auxílio gás continuam. Os benefícios serão entregues até o dia 30 deste mês, conforme o calendário estabelecido.

O Auxílio gás segue o mesmo calendário de pagamento do Auxílio Brasil. Hoje, quem terá acesso a ajuda do governo são os beneficiários com o NIS terminado em 4. Para saber o valor que irá receber, basta consultar o extrato de pagamento no aplicativo do Auxílio Brasil.

CALENDÁRIO AUXÍLIO BRASIL 2022
CALENDÁRIO AUXÍLIO BRASIL 2022

O valor mínimo do Auxílio Brasil é de R$400,00 e do Auxílio Gás, R$53,00. Lembrando que não são todos que recebem o Auxílio Brasil recebem o Auxílio Gás. Pessoas que não recebem o Auxílio Brasil podem receber o Auxílio Gás, por isso, vale a pena conferir no aplicativo se o benefício foi liberado para sua família.

E por falar no Auxílio-Gás, o governo anunciou ontem que vai aumentar o valor do benefício.

Os detalhes dessa medida foram acertados em uma reunião que aconteceu ontem em Brasília entre o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

Além de aumentar o valor do vale-gás, o governo pretende aumentar o número de famílias antendidas e também a periodicidade de recebimento do benefício. Ou seja, o vale-gás poderá ser pago, quem sabe, todos os meses.

Continuando e ainda falando de Auxílio Brasil, na cerimônia oficial de lançamento do programa Internet Brasil, o Ministro da Cidadania falou sobre a importância do benefício e como esse novo programa poderá auxiliar quem deseja receber ou já recebe o Auxílio Brasil.

Falando sobre o Internet Brasil, o presidente Jair Bolsonaro e alguns ministros participaram na última sexta-feira, dia 17 de junho, da cerimônia de lançamento do programa. Ele foi proposto pela Medida Provisória nº 1077 de 2021, uma iniciativa do próprio governo federal. O texto foi avaliado, alterado e aprovado como projeto de Lei na Câmara dos Deputados e no Senado. No final de maio, o presidente sancionou a lei que criou o projeto.

O objetivo do Internet Brasil é proporcionar acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica. Para participar do programa, os alunos devem ser integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, e estar matriculados na rede pública de ensino, nas escolas das comunidades indígenas e quilombolas e nas escolas especiais sem fins lucrativos que atuam exclusivamente nessa modalidade.

Par ter acesso gratuito à internet, será feita a distribuição de chip, pacote de dados ou dispositivo de acesso à rede, como smartphones ou tablets. Numa mesma família, mais de um estudante poderá ser beneficiado. A distribuição do material já começou a ser feita em algumas cidades do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia.

O projeto é importante por permitir a inclusão digital da parcela da população brasileira que não possui recursos financeiros suficientes para contratar serviços de conexão à internet em banda larga.

De acordo com o governo federal, a ideia é possibilitar o acesso a recurso de educação à distância aos alunos, ampliar a participação deles nas atividades pedagógicas não presenciais e contribuir para a ampliação do acesso à internet e para a inclusão digital de suas famílias.

O Ministério das Comunicações é o responsável por implementar e coordenar o programa, com auxílio do Ministério da Educação, que fará o monitoramento e a avaliação do Internet Brasil.

Além disso, a lei estabelece as consequências aos beneficiários que não usarem o recurso disponibilizado da maneira adequada, podendo até serem desligados do programa caso tenham comprovadamente recebido recursos sem que tivessem direito ou tenham feito uso indevido do auxílio.

A implantação do Internet Brasil ocorrerá de forma gradual, dependendo da disponibilidade de recursos, dos requisitos técnicos para a oferta do serviço e de outras disposições estabelecidas pelo ministério responsável.

O Programa Internet Brasil compõe um conjunto estruturado de ações integradas pelo Governo Federal, que se vincula aos programas Wi-Fi Brasil, Nordeste e Norte Conectado e à implementação do 5G.

Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o Auxílio Brasil.

Auxílio Brasil Hoje e mais…