Bancos Digitais São Isentos de Taxas: Saiba Como Funciona

Bancos Digitais São Isentos de Taxas: Saiba Como Funciona

  • Post category:Banco

Os bancos digitais se tornaram uma febre no país. O sucesso e a ampla adesão, sobretudo entre os mais jovens, justificam-se de diversos modos. No entanto, certamente a isenção de taxas é o fator mais atrativo.

Ausência de agências, menos burocracia, autonomia do cliente e serviços completos: esses são apenas algumas características dos bancos digitais.

Essas empresas fintechs surgiram a partir da brecha que os bancos convencionais não conseguem driblar: burocracia e taxas administrativas. Ao contornar esses pontos, as contas digitais se mostraram uma verdadeira revolução aos usuários.

Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como os bancos digitais funcionam. Pensando nisso, neste artigo iremos explicar os principais conceitos e a dinâmica de funcionamento.

PUBLICIDADE

 

Como os Bancos Digitais Funcionam?

Provavelmente você está familiarizado com o funcionamento dos bancos convencionais, desses que possuem agências em praticamente toda esquina: os clientes abrem contas, pagam algumas taxas e têm acesso aos serviços e soluções financeiras que eles oferecem, tais como transferências, cartões de crédito, talões de cheque, empréstimos, etc.

Contudo, a crítica que se faz a respeito dos bancos tradicionais, é que as taxas cobradas podem representar um gasto significante na vida dos clientes, além de o serviço ser, muitas vezes, demasiadamente burocrático.

A partir dessas considerações, os bancos digitais nasceram como alternativas mais acessíveis, baratas e dinâmicas que as agências convencionais.

Os bancos digitais não possuem agências. Isso se traduz em menos gastos operacionais, o que, por sua vez, se traduz em serviços completamente online e isentos de taxas.

PUBLICIDADE

Ou seja: os clientes que optam por abrir contas – corrente e/ou poupança – nos bancos digitais, têm acesso aos mesmos serviços que teriam nos bancos convencionais, porém, sem precisar ir presencialmente a uma agência.

Desde a abertura da conta à solicitação de serviços, tudo é feito de forma online, sem muita burocracia, e com total segurança.

Um dos pioneiros nesse segmento, no país, foi o banco Inter, como detalhamos neste artigo.

 

Opções de Bancos Digitais

Nos últimos anos, mais especificamente na última década, os bancos digitais explodiram no país. Se até há alguns anos ter uma conta corrente em um local que não oferece sequer uma agência era um cenário improvável, hoje em dia é uma realidade bastante comum.

PUBLICIDADE

Essa popularização se deve, dentre outras coisas, ao fato de que as instituições bancárias vêm se atualizando e reformulando seus processos para atender às novas demandas.

Atualmente os principais bancos digitais encontrados no país são:

 

Nubank

Você já deve ter ouvido falar sobre a Nubank, não é mesmo?

Esse é um dos principais bancos digitais no país e surgiu para atender às necessidades dos clientes que precisavam de serviços bancários mais dinâmicos, além de serviços isentos de taxas.

PUBLICIDADE

O banco oferece todos os serviços bancários que as agências físicas podem disponibilizar: conta corrente, poupança, frentes de investimentos, além de cartão de crédito sem anuidade. Isso mesmo: os clientes Nubank podem solicitar cartões de crédito sem ter que arcar com a anuidade.

 

Banco Inter

Como mencionado, o banco Inter é um dos bancos digitais pioneiros no país.

Ter uma conta no Inter é gratuito. Você não precisa pagar tarifas, além de poder fazer transferências para o mesmo banco, ou para bancos diferentes –via TED ou DOC – de forma gratuita.

O banco também não cobra tarifas pelos saques, que você pode fazer nos caixas-eletrônicos da Rede 24 horas.

PUBLICIDADE

Já os depósitos devem ser feitos por meio de boleto, gerado instantaneamente, garantindo muito mais agilidade.

Por fim, o banco Inter oferece aos clientes cartão de crédito aceito internacionalmente, e o melhor, sem anuidade. Contudo, não há adesão a programas de recompensas.

 

Banco Original

Além das funções básicas que os bancos digitais oferecem, como conta corrente, poupança, cartões e linhas de crédito, tudo sem taxas administrativas, o Banco Original também dispõe de um controlador de despesas – um recurso que pode ajudar a manter a saúde financeira dos seus clientes.

No site do Banco original você pode conferir mais detalhes sobre o processo de abertura de conta.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta