O Ministério do Desenvolvimento Social emite comunicados relativos à situação do benefício do Bolsa Família por meio dos aplicativos oficiais do governo. Portanto, é de extrema importância que o responsável familiar esteja sempre atento às mensagens enviadas nessas fontes, a fim de evitar possíveis cancelamentos.
Verificação cadastral de famílias unipessoais – Bolsa Família
A primeira mensagem aborda a verificação cadastral de famílias unipessoais, ou seja, aquelas que residem sozinhas.
Nela, é informado o seguinte: “Sua família está sob verificação cadastral devido a indicativos de possíveis informações incorretas no Cadastro Único sobre as pessoas que residem com você. Para regularizar essa situação, será necessário que um servidor do Cadastro Único da sua cidade visite sua residência para atualizar o cadastro da sua família. A atualização deve ser concluída até 12 de abril de 2024 para evitar o cancelamento do benefício do Programa Bolsa Família. Para realizar a atualização, o responsável familiar deve apresentar o CPF, um documento com foto, comprovante de residência e pelo menos um documento de identidade de cada membro da família, preferencialmente o CPF”.
Se essa mensagem for recebida, deve-se procurar um CRAS ou um posto de atendimento do Cadastro Único para solicitar uma visita externa de um agente do CRAS, a fim de confirmar e esclarecer os dados cadastrais.
Caso o beneficiário não compareça à unidade de atendimento dentro do prazo estabelecido, que é até o dia 12 de abril, o benefício pode ser cancelado permanentemente.
Em casos de verificação unipessoal, há a possibilidade de receber uma visita domiciliar de um agente do CRAS, mesmo sem ter solicitado presencialmente. Isso ocorre com frequência, pois o MDS repassa uma lista para os setores responsáveis, e os agentes visitam as residências para confirmar a veracidade das informações registradas no cadastro.
Portanto, para os beneficiários que realmente residem sozinhos, atendem a todos os requisitos do programa assistencial, realizam a atualização dentro do prazo estipulado e conseguem comprovar todas as informações na atualização do cadastro, o pagamento mensal de R$600 continuará sendo recebido.
Averiguação Cadastral de famílias compostas por mais de um integrante – Bolsa Família
A próxima mensagem também trata da verificação cadastral, porém, neste caso, não se refere a famílias unipessoais, mas sim a famílias compostas por mais de um integrante.
Na mensagem enviada sobre a verificação cadastral, é informado o seguinte: “Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado para verificação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor do Cadastro Único em sua cidade até o dia 12 de abril de 2024, para evitar o cancelamento do seu Bolsa Família. Informe corretamente no seu cadastro todas as pessoas que moram com você. Para mais informações, ligue 121″.
Assim como mencionado na mensagem, essa família teve seu benefício bloqueado devido à verificação cadastral. O processo de verificação convoca as famílias a comparecerem aos Centros de Atendimento do Cadastro Único para confirmarem suas informações pessoais e garantirem a continuidade do pagamento dos valores.
No entanto, se a família em questão não comparecer ao local indicado dentro do prazo estabelecido, que é até o dia 12 de abril, seu benefício será cancelado. Nesse caso, para tentar restabelecer o pagamento, é necessário comparecer ao CRAS e realizar uma nova atualização o mais rápido possível.
Falhas nos aplicativos
Além dessas mensagens relacionadas a bloqueios, cancelamentos e suspensões, existem também aquelas apresentadas devido a falhas nos sistemas dos aplicativos. Estamos recebendo milhares de perguntas sobre a seguinte mensagem: “Dados não disponíveis para consulta. Tente novamente mais tarde.”
O aplicativo do Caixa Tem continua apresentando falhas contínuas no momento do acesso, o que está gerando preocupações entre os beneficiários. Para tranquilizar as famílias, o Ministério do Desenvolvimento Social se pronunciou a respeito desse erro no sistema.
Para aqueles que receberam essa notificação ao tentar acessar o aplicativo, não há motivo para preocupação. Em comunicado, o MDS esclareceu que estão realizando algumas mudanças nos servidores e, por esse motivo, é necessária uma atualização no módulo de segurança.
Também foi dito que em breve a consulta através dos aplicativos será normalizada e os beneficiários voltarão a ter acesso às informações do benefício. Portanto, se você recebeu essa mensagem, aguarde um pouco mais e tente novamente em outro momento, pois em breve o funcionamento do Caixa Tem será normalizado e você poderá acessar as informações do Bolsa Família novamente.
Calendário de pagamentos Bolsa Família março 2024
Quanto ao calendário de pagamentos para março, os depósitos seguirão o calendário oficial divulgado pelo governo. Para os municípios em estado de calamidade, os benefícios são depositados antecipadamente para todas as famílias, independentemente do final do NIS.
Para os demais, os depósitos são feitos de acordo com o final do NIS, e é importante observar que os pagamentos programados para segunda-feira podem ser antecipados para o sábado anterior. Por exemplo:
- Beneficiários com NIS terminados em 1 e moradores de municípios afetados por desastres ambientais recentes recebem em 15 de março.
- NIS terminados em 2 recebem em 18 de março, podendo ser antecipados para 16, sábado.
- NIS terminados em 3 recebem em 19 de março.
- NIS terminados em 4 recebem em 20 de março.
- NIS terminados em 5 recebem em 21 de março.
- NIS terminados em 6 recebem em 22 de março.
- NIS terminados em 7 recebem em 25 de março, podendo ser antecipados para 23, sábado.
- NIS terminados em 8 recebem em 26 de março.
- NIS terminados em 9 recebem em 27 de março.
- NIS terminados em 0 recebem em 28 de março.
Assim, encerram-se os depósitos programados para março. Os valores continuarão sendo depositados no Caixa Tem, permitindo que os beneficiários realizem PIX e transferências pelo aplicativo, além de possibilitar o saque em agências bancárias ou lotéricas.