Bolsa Família: Necessidade de Cadastro da BIOMETRIA para recebimento do benefício

FIM do CARTÃO Bolsa Família e de senhas para acessar o aplicativo Caixa Tem; entenda.
Aplicativo Caixa Tem

Nos últimos dias, muito tem se falado sobre o possível fim do aplicativo Caixa Tem e dos cartões de débito do Bolsa Família, utilizados para sacar o benefício assistencial.

Aplicativo Caixa Tem e Cartão Bolsa Família serão substituídos por Biometria?

Muitas dúvidas surgiram recentemente sobre a possibilidade de o Caixa Tem e os cartões de débito do Bolsa Família serem substituídos por biometria. Afinal, isso de fato vai acontecer? A resposta é não. Essas ferramentas não serão substituídas e continuarão funcionando normalmente como de costume.

Toda essa questão é um reflexo de um projeto de lei proposto por Antônio Moraes, que prevê a identificação por biometria para beneficiários de programas sociais. O objetivo é proporcionar mais tranquilidade para que pessoas em situação de vulnerabilidade, moradores de rua, idosos e demais beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, recebam o auxílio nas instituições bancárias.

O projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa pelo deputado Antônio Moraes visa modificar o formato de identificação para o pagamento de benefícios como o Bolsa Família, Proteção Continuada e outros programas sociais, através da implantação do reconhecimento por biometria. Atualmente, para receber o auxílio, é necessário apresentar o cartão ou um documento de identidade.

Bolsa Família 2024
Bolsa Família 2024

Entretanto, muitas pessoas desses grupos ou não possuem o RG ou o perdem com facilidade, ficando impedidas de receber o auxílio. Assim, a proposta é implementar a identificação por dados biométricos, um método seguro e preciso, que facilitaria o recebimento dos benefícios e, ao mesmo tempo, reduziria o número de fraudes e tentativas de golpe contra idosos e pessoas menos prevenidas.

No entanto, este projeto de lei ainda está em tramitação na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa. Caso seja aprovado por essa comissão, o projeto será apreciado por outras comissões técnicas e, em seguida, submetido à votação em plenário. Ou seja, ainda não está valendo e pode demorar a ser anunciado oficialmente pelo governo federal.

Portanto, até o presente momento, os pagamentos do programa Bolsa Família continuam sendo efetuados da mesma forma, com o saque através do cartão de débito ou do documento pessoal, e o aplicativo Caixa Tem segue funcionando normalmente, conforme os beneficiários estão acostumados.

Bolsa Família 2023
Bolsa Família 2023

Calendário de pagamentos Bolsa Família maio

Os pagamentos do programa Bolsa Família programados para o mês de maio já foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Os depósitos serão efetuados seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo. Os municípios que se encontram em estado de calamidade continuam tendo o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias, independente da numeração final do NIS.

Para os demais, os valores são depositados levando em consideração a numeração final do NIS e os depósitos programados para segunda-feira, podem ser antecipados para o sábado anterior, sendo assim:

  • NIS de final 1, pagamento dia 17.
  • NIS de final 2, pagamento dia 20, podendo ser antecipado para o dia 18.
  • NIS de final 3, pagamento dia 21.
  • NIS de final 4, pagamento dia 22.
  • NIS de final 5, pagamento dia 23.
  • NIS de final 6, pagamento dia 24.
  • NIS de final 7, pagamento dia 27, podendo ser antecipado para o dia 25.
  • NIS de final 8, pagamento dia 28.
  • NIS de final 9, pagamento dia 29.
  • NIS de final 0, pagamento dia 31.
Bolsa Família 2024

Os valores são depositados no Caixa Tem. Sendo assim, é possível realizar pix e transferências pelo próprio aplicativo e também é possível realizar o saque do dinheiro na agência ou em uma lotérica correspondente, com os documentos pessoais em mãos.

Deixe um comentário