O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) continua realizando um pente-fino nos dados cadastrais dos beneficiários do Bolsa Família, com o objetivo de trazer mais assertividade ao programa de distribuição de renda em 2024. Para alertar os beneficiários sobre a situação do benefício, o MDS emite comunicados através dos aplicativos oficiais do governo: Caixa Tem, Bolsa Família e Cadastro Único.
Averiguação Cadastral Bolsa Família
O governo regido pelo presidente Lula está dando continuidade à averiguação nos cadastros dos beneficiários do programa Bolsa Família. A revisão cadastral estava prevista para ser concluída até dezembro do ano passado, no entanto, foi confirmado pelo MDS que esse processo ainda levará algum tempo para ser encerrado definitivamente. Para alertar os beneficiários sobre possíveis bloqueios e cancelamentos, o MDS emite comunicados nos aplicativos, auxiliando nos procedimentos que devem ser realizados para retornar à folha de pagamentos do programa assistencial.
Por esse motivo, é de extrema importância que o responsável familiar esteja sempre atento às mensagens enviadas por essas fontes, pois dessa forma poderá evitar possíveis cancelamentos.
Mensagens nos aplicativos indicam bloqueio
Muitos beneficiários têm recebido a seguinte notificação: “Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor do Cadastro Único na sua cidade e evite o cancelamento do seu Bolsa Família. Informe corretamente no seu cadastro todas as pessoas que moram com você. Para mais informações, ligue 121.”
Conforme informado na mensagem, essa família teve o benefício bloqueado por motivos de averiguação cadastral. O processo de averiguação convoca as famílias a comparecerem aos Centros de Atendimento do Cadastro Único para confirmarem suas informações pessoais e assim garantirem a continuidade do recebimento do Bolsa Família.
Se um beneficiário receber essa mensagem, deve procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou um posto de atendimento do Cadastro Único para atualizar seus dados cadastrais e solicitar uma visita externa de um agente do CRAS, que poderá confirmar e esclarecer as informações fornecidas durante o registro. Caso o beneficiário não compareça à unidade de atendimento para solicitar uma nova atualização e uma visita externa do CRAS dentro do prazo estabelecido pelo MDS, o benefício do Bolsa Família poderá ser cancelado de maneira definitiva nos meses seguintes.
Dessa forma, para aqueles beneficiários que se enquadram em todos os requisitos do programa assistencial, que realizarem a atualização dentro do prazo estipulado e conseguirem comprovar todas as informações na atualização do cadastro, o valor de R$600 ou mais será mantido mensalmente.
Famílias unipessoais
A próxima mensagem diz respeito à averiguação unipessoal. Nela é informado o seguinte: “Atenção! O responsável familiar deve comparecer a um CRAS ou posto de atendimento para verificar as pendências registradas. Para família unipessoal, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto e o termo de família unipessoal assinado. Para regularização, procure a gestão municipal.”
Essa mensagem está sendo enviada principalmente a beneficiários que residem sozinhos, os chamados unipessoais. Após a análise realizada pelo MDS, concluiu-se que neste núcleo se encontravam múltiplas irregularidades no cadastro, e por esse motivo o governo segue com a averiguação unipessoal.
Para aquelas famílias que receberam essa notificação, mas que são compostas por mais de um integrante (filhos, marido, entre outros na mesma residência), ela pode ser desconsiderada. Já aqueles que se enquadram na categoria unipessoal devem comparecer o quanto antes ao CRAS mais próximo, com seus documentos pessoais e o termo assinado em mãos, para realizarem a atualização do cadastro e assim voltarem a receber o benefício do Bolsa Família normalmente.
Calendário de pagamentos Bolsa Família maio
Os pagamentos do Bolsa Família para o mês de maio já foram divulgados pelo MDS.
Os depósitos serão efetuados seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo. Os municípios que se encontram em estado de calamidade continuam tendo o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias, independente da numeração final do NIS.
Para os demais, os valores são depositados levando em consideração a numeração final do NIS e os depósitos programados para segunda-feira, podem ser antecipados para o sábado anterior, sendo assim:
- NIS de final 1, pagamento dia 17.
- NIS de final 2, pagamento dia 20, podendo ser antecipado para o dia 18.
- NIS de final 3, pagamento dia 21.
- NIS de final 4, pagamento dia 22.
- NIS de final 5, pagamento dia 23.
- NIS de final 6, pagamento dia 24.
- NIS de final 7, pagamento dia 27, podendo ser antecipado para o dia 25.
- NIS de final 8, pagamento dia 28.
- NIS de final 9, pagamento dia 29.
- NIS de final 0, pagamento dia 31.
Os valores são depositados no Caixa Tem. Sendo assim, é possível realizar pix e transferências pelo próprio aplicativo e também é possível realizar o saque na agência ou em uma lotérica correspondente, com os documentos pessoais em mãos.