Na próxima sexta-feira, dia 14, se iniciam os pagamentos do Bolsa Família, no entanto, o ministro Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento Social, confirmou que haverá novos bloqueios no benefício, assim como ocorreu em março, quando mais de 1,3 milhão foram excluídos do programa assistencial.
Os principais motivos para que os beneficiários fossem excluídos do Bolsa Família foram por inconsistências na renda informada ou por desatualização no cadastro superior a 2 anos.
Em abril, o foco do governo será nos cadastros unipessoais, ou seja, para aqueles que declararam que moram sozinhos entre agosto e dezembro de 2022.
Averiguação unipessoal – Bolsa Família
A família que está em averiguação unipessoal recebe a mensagem de alerta no extrato de pagamento, que pode ser consultado no aplicativo do Bolsa Família ou do Caixa Tem.
Na mensagem é dito o seguinte, “Mensagem do Bolsa Família convocação averiguação unipessoal. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor do Cadastro Único na sua cidade se você realmente morar sozinho e atualize o seu cadastro para evitar o bloqueio do seu benefício do Bolsa Família. Informe corretamente no seu cadastro todas as pessoas que moram com você. Mais informações, ligue 121”.
Neste caso assim como informa a mensagem, o beneficiário que se declarou como unipessoal precisa comparecer presencialmente até uma unidade do CRAS com os documentos necessários, para realizar a atualização do cadastro, pois caso contrário o benefício será cancelado.
Bloqueio e cancelamento, qual a diferença?
Existem três fases em que o governo notifica o beneficiário: no momento da convocação, quando o benefício é bloqueado e quando ocorre o cancelamento, caso a família não tenha comparecido para prestar esclarecimento.
Portanto, existe uma diferença entre bloqueio e cancelamento, o bloqueio serve como forma de alerta para que a família compareça até uma unidade de atendimento do Cadastro Único para corrigir algum problema em seus dados, já o cancelamento, é quando o beneficiário é retirado do programa, perdendo totalmente o direito ao benefício.
Bolsa Família bloqueado em abril
No exemplo abaixo, a família está com a parcela referente ao mês de abril bloqueada no aplicativo, provavelmente devido a inconsistências nos dados informados no Cadastro Único, neste caso, o indicado é que o responsável familiar vá até o CRAS mais próximo o quanto antes e realize a atualização do cadastro.
Ao realizar a atualização de seus dados, confirme com a atendente da agência se o procedimento foi de fato concluído e solicite um comprovante de atualização.
O governo solicita um período para verificar se os dados informados se enquadram dentro dos requisitos exigidos, portanto, é bem provável que o beneficiário que atualizar o cadastro em abril só receba o benefício em maio.
Aplicativos atualizaram
Os aplicativos já estão atualizando de maneira gradativa e desta forma, as famílias já podem consultar qual será o valor da parcela de abril e quando o benefício será depositado.
No exemplo abaixo, a família já tem acesso aos valores e as datas do pagamento.
Por ter o NIS de final 0, o depósito será realizado no dia 28, sexta-feira, está família possui dentre a composição familiar 3 crianças de até 6 anos de idade, portanto, receberão R$450 de benefício primeira infância, somado ao mínimo de R$600, totalizando o valor de R$1.050.
Em abril os valores seguem sendo depositados normalmente no Caixa Tem, assim como era feito anteriormente, caso chegue o dia de seu pagamento e o valor não caia em sua conta, o indicado é ir presencialmente até uma agência da Caixa para identificar qual foi o problema.