Veja quem recebe Bolsa Família no Caixa Tem em Fevereiro 2021

Veja quem recebe Bolsa Família no Caixa Tem em Fevereiro 2021

O Bolsa Família no Caixa Tem é mais uma facilidade para o beneficiário dos programas sociais do Governo Federal.

O Caixa Tem é um aplicativo da Caixa Econômico Federal que está disponível para dispositivos móveis com sistema Android e IOS, criado para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços sociais bem como para fazer transações bancárias, inclusive compras pela internet e no comércio em geral.

O aplicativo foi criado no ano de 2020, em 6 de abril, como ferramenta para que os brasileiros pudessem acessar o dinheiro do Auxílio Emergencial (autorizado pela Lei nº 13982) e, também, o Saque Emergencial do FGTS (autorizado pela Medida Provisória nº 946)

Qualquer cidadão brasileiro pode baixar o aplicativo Caixa Tem, basta acessar o Google Play Store ou a Apple Store. Dentre as diversas funcionalidades que podem ser acessadas o usuário pode receber o Bolsa Família no Caixa Tem.



Bolsa Família no Caixa Tem, como se inscrever

O Bolsa Família é um programa social do Governo Federal que busca garantir as famílias os direitos básicos, como alimentação, saúde e educação. O programa é direcionado para famílias em situação de pobreza e da extrema pobreza em todo o País.

Em todo o Brasil são mais de 13 de milhões de famílias atendidas pelo programa, sendo que a Caixa atua como operador do programa. Os recursos para o pagamento do Bolsa Família são provenientes da União, por meio do Ministério da Cidadania.

Para participar do programa e receber o Bolsa Família no Caixa Tem é necessário que a família se inscreva no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal e mantenha o cadastro atualizado. O cadastramento não é feito pela internet. É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade para se inscrever.

Após se inscrever no CadÚnico, o cidadão deve aguardar para saber se foi incluído no Programa, a inclusão não é automática. Ela acontece mensalmente de forma automática, caso não esteja conseguindo a inclusão, mesmo tendo todos os requisitos, o cidadão deve procurar o responsável pelo Programa na prefeitura da sua cidade. Você pode ir até um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS para se informar.

O recebimento do Bolsa Família no Caixa Tem é uma novidade que foi lançada em dezembro de 2020.



Bolsa Família no Caixa Tem, como receber

O Bolsa Família no Caixa Tem não requer nenhuma ação dos cidadãos que já são beneficiários do programa, além de baixar o aplicativo. As parcelas serão transferidas automaticamente para o aplicativo.

Uma vez transferido, o dinheiro poderá ser movimentado por meio do aplicativo. Não há cobranças de taxas ou tarifas adicionais. Os beneficiários podem consultar saldos, emitir extratos e realizar pagamentos pelo aplicativo.

O critério para o pagamento do Bolsa Família no Caixa Tem é o número NIS (Número de Identificação Social). As poupanças serão criadas de maneira gradual de acordo com o final do número NIS do beneficiário, sendo que o cidadão pode utilizar o mesmo código do cartão social não sendo necessário criar uma senha.

Nem todos os beneficiários receberam o Bolsa Família no Caixa Tem ao mesmo tempo, a implantação é gradual. Então, confira abaixo, o calendário para liberação do Bolsa Família no Caixa Tem:

  • Em dezembro de 2020: inscritos com NIS finais 9 e 0
  • Em janeiro de 2021: inscritos com NIS finais 6, 7 e 8
  • Em fevereiro de 2021: inscritos com NIS finais 3, 4 e 5
  • A partir de março de 2021: inscritos com NIS finais 1 e 2*

* No mês de março de 2021, além dos inscritos com NIS final 1 e 2, receberão também os grupos populacionais específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua).

Portanto, é só aguardar a data em que seu número NIS será contemplado com o Bolsa Família no Caixa Tem e começar a usufruir das facilidades como fazer contas por meio do cartão de débito virtual, fazer compras por meio de QR Code, pagar contas de água, luz, gás e boletos em geral.



Deixe uma resposta