Caixa Conectividade: O Canal Que Facilita a Vida de Empregadores

Caixa Conectividade: O Canal Que Facilita a Vida de Empregadores

  • Post category:FGTS

Caixa conectividade, oficialmente conhecido como Conectividade Social, é um canal disponibilizado aos empregadores para que possam gerenciar informações relativas ao Fundo de Garantia dos funcionários.

Por meio desse sistema, é possível enviar informações, atualizar dados, cadastrar pessoas no FGTS, dentre outras funções.

Até há algum tempo, para ter acesso ao Caixa Conectividade, era necessário ter o programa instalado no computador. Desse modo, apenas as máquinas com o programa eram habilitadas em transmitir informações ao FGTS.

Contudo, recentemente o Caixa Conectividade passou por atualizações e com o advento de certificados digitais, hoje em dia é possível acessar o site pelo navegador de qualquer computador.

Ou seja, aqueles que possuem certificação digital emitida no padrão ICP poderão acessar o site a partir de qualquer computador, sem ter que instalar nenhum programa ou módulo, garantindo mais comodidade às pessoas, além de novas funcionalidades.

Neste artigo compilamos as principais informações sobre a atualização do Caixa Conectividade, indicando os principais serviços, que facilita e agiliza a vida de empregadores. Continue lendo e tire suas dúvidas.



Como Funciona Caixa Conectividade?

A principal função do Caixa Conectividade é permitir que empregadores ou até mesmo funcionários tenham acesso a dados do FGTS, como extrato e demais informações.

Além disso, com a versão atualizada da ferramenta, que é totalmente online, sem a necessidade de instalação de programas, diversas novas funcionalidades foram disponibilizadas, além de proporcionar um ambiente muito mais seguro.

Contudo, para que alguém consiga acessar o Caixa Conectividade, é necessário que tenha certificado digital no padrão ICP e, justamente por isso, o novo programa é conhecido como Conectividade ICP.



Funcionalidades do Caixa Conectividade

Hoje em dia, diversos serviços foram informatizados, o que garante muito mais comodidade e economia de tempo às pessoas.

Os serviços institucionais do Governo também passaram por reformulações importantes em níveis digitais e o Caixa Conectividade certamente proporcionou um grande impacto na vida dos brasileiros.

Atualmente os principais serviços que podem ser acessados por meio do Caixa Conectividade são:



Envio de SEFIP

SEFIP, ou Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, é um recurso disponibilizado especialmente ao empregador, bem como setores responsáveis pela gestão de funcionários, como RH, financeiro, além de contadores e advogados.

É por meio da SEFIP que é possível gerar a GRF – Guia de Recolhimento do FGTS. Ou seja, para que o empregador possa pagar o FGTS dos colabores e estar em dia com os direitos trabalhistas, deve lançar mão do Caixa Conectividade.



Rescisão Contratual de Trabalho

Se, por algum motivo, você precisou desligar um funcionário da empresa, então é necessário rescindir o contrato para que tudo seja feito de forma legal.

Desse modo, você não correrá riscos perante à Justiça do Trabalho, e manterá a integridade de sua empresa.

Isso é possível, pois, por meio do site, deve-se enviar a comunicação de homologação de rescisão contratual dos trabalhadores. No entanto, é válido ressaltar que além da rescisão, é possível transmitir pelo site a extinção do contrato de trabalho por prazo determinado, inclusive temporário, por obra certa ou do contrato de experiência.



Consultar Extrato FGTS  

Mais uma das funcionalidades do Conectividade é permitir que o usuário detentor de certificado digital padrão ICP possa consultar o extrato FGTS.

Desse modo, os trabalhadores são beneficiados podendo verificar se o empregador tem feito os depósitos corretamente, tendo a oportunidade de contestar quando há déficits nos pagamentos, e o empregador é beneficiado podendo acompanhar se a gestão funcional do fundo de garantia dos empregados está em dia.

Neste artigo ensinamos como consultar saldo FGTS online.

Ademais, o empregador também poderá obter o relatório inconsistências de dados referentes ao FGTS, bem como solicitar parcelamento de débitos perante o fundo de garantia, tudo de forma totalmente online.

No site do FGTS você tem acesso às principais funcionalidades do programa.



Deixe uma resposta