Calendário das provas de vida: Novo cronograma de 2021 divulgado

Calendário das provas de vida: Novo cronograma de 2021 divulgado

  • Post category:INSS

Quem está com a verificação vencida desde 2020 já pode contar com o novo calendário das provas de vida. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou as novas datas para quem precisa passar pelo procedimento para garantir o recebimento dos benefícios previdenciários, como pensões e aposentadoria.

Em 2020, em virtude da crise instaurada, o calendário das provas de vida foi suspenso pois contemplava principalmente a população idosa, justamente a faixa etária que precisaria se abster de contato e aglomeração para preservação da saúde.

Com o início do Plano Nacional de Imunização em 2021 e com boa parte dos idosos vacinados (ainda que com a primeira dose), o INSS já elaborou um novo cronograma com o calendário das provas de vida para aqueles que ficaram com a verificação vencida em 2020. Confira:

 

Novo Calendário das Provas de Vida

Na última sexta (26.02), o INSS revelou que serão retomados os atendimentos para prova de vida. Esse é um serviço que deve ser realizado anualmente para que os segurados da Previdência Social atestem estar vivos e, portanto, aptos a receberem seus benefícios.

PUBLICIDADE

Importante: o novo calendário das provas de vida contempla os cidadãos que tiveram vencimento entre os meses de março de 2020 e abril de 2021 – meses em que o serviço estava suspenso em virtude da crise. Confira:

Vencimento da prova de vida Novo prazo para realização da prova de vida
Março e Abril de 2020 Maio de 2021
Maio e Junho de 2020 Junho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Julho de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Agosto de 2021
Novembro e Dezembro de 2020 Setembro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021 Outubro de 2021
Março e Abril de 2021 Novembro de 2021

 

Desse modo, de acordo com o novo calendário das provas de vida, o procedimento começará em maio deste ano os segurados aposentados e pensionistas da Previdência Social que recebem o benefício em conta corrente deverão também renovar a senha bancária.

Além disso, cumpre ressaltar que o novo calendário das provas de vida poderá ser cumprido na agência bancária onde o segurado recebe seu benefício. Para tanto, será necessário apresentar documento de identificação com foto (como o RG ou Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo). A coleta de biometria também será necessária.

 

Prova de Vida Por Procuração

Os beneficiários que estiverem incapacitados de cumprir o calendário das provas de vida presencialmente por questões de saúde ou dificuldade de locomoção poderão nomear um procurador para a realização do procedimento.

PUBLICIDADE

No entanto, para que o procurador outorgado tenha o direito a realizar tal comprovação, deve estar devidamente cadastrado no INSS. Veja como realizar o cadastro de procurador na Previdência Social aqui.

O procurador deverá apresentar documento de identificação com foto, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação.

 

Prova de Vida Digital

Além da prova de vida por procuração, também será possível realizar o procedimento de forma digital. Nesses casos, a prova será feita por biometria de reconhecimento facial diretamente no aplicativo “Meu INSS”.

Contudo, esse inda é um projeto piloto e não são todas as pessoas que poderão recorrer à modalidade, mas apenas aqueles que foram previamente selecionados. Essas pessoas serão contatadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social e orientadas quanto ao procedimento para realização da prova de vida por reconhecimento facial em celulares ou tablets. Para tanto, será necessário ter conexão à internet.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que a Previdência Social utilizará a base de dados do Departamento de Trânsito dos estados brasileiros para cruzar os dados e comparar as imagens de cada segurado submetido à biometria de reconhecimento facial!

O INSS adota medidas com essas para evitar fraudes no recebimento e garantir que apenas os segurados tenham direito às parcelas devida pela previdência em forma de aposentadoria ou pensão.

Deixe uma resposta