Calendário de prova de vida do INSS: Como vai funcionar?

Calendário de prova de vida do INSS: Como vai funcionar?

  • Post category:INSS

Depois da prorrogação em virtude da pandemia, o calendário de prova de vida do INSS já foi divulgado. Os novos prazos deverão ser cumpridos para que os segurados da previdência social possam continuar recebendo aposentadoria ou pensão.

Em 2020 houve muita dúvida a respeito do prazo, que foi prorrogado para resguardar os idosos e evitar aglomeração nas agências bancárias.

Com boa parte da população idosa já vacinada, após o início do Plano Nacional de Imunização, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou os atendimentos e o novo calendário de prova de vida do INSS já está valendo para todo o país.

Trouxemos abaixo as principais informações a respeito do calendário de prova de vida do INSS. Confira:

PUBLICIDADE

 

O Que é Prova de Vida?

A prova de vida é um serviço obrigatório que todos os segurados do INSS que recebem aposentadoria ou pensão vitalícia devem se submeter.

A finalidade do calendário de prova de vida do INSS é verificar se os segurados estão vivos e, com isso, continuam tendo direito a receber seus benefícios (respectivamente, aposentadoria e pensões).

A partir dessa medida, evita-se fraudes ou pessoas recebendo benefícios em nome de terceiros que, por ventura, tenham falecido.

O calendário de prova de vida do INSS ocorre anualmente. Sendo assim, todos os anos os segurados enquadrados nos critérios mencionados acima devem se dirigir à agência bancária onde recebem seus benefícios para passar pelo procedimento, que ultimamente foi modernizado e, hoje em dia, pode ser feito até mesmo por biometria com reconhecimento facial.

PUBLICIDADE

Ocorre que em 2020, em virtude da pandemia, esse serviço foi suspenso para evitar que os segurados se expusessem a aglomerações. Como a maioria das pessoas que precisam passar pela prova de vida são idosas, o serviço deixou de ser obrigatório em 2020.

Já em 2021 os atendimentos foram retomados. Vale lembrar, ainda, que os idosos com dificuldade de locomoção ou que estejam sem condições de deixar suas residências poderão outorgar um procurador para cumprir o calendário de prova de vida da previdência.

Mas atenção: para isso, é necessário que o procurador seja devidamente credenciado pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

 

Como Funciona o Calendário de Prova de Vida do INSS?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o calendário de prova de vida do INSS não é um cronograma em que as pessoas se organizam todos à mesma época.

PUBLICIDADE

Para cumprir o referido cronograma, é necessário que o segurado se dirija à agência bancária onde recebe seu benefício (aposentadoria ou pensão do INSS), no mês de seu aniversário.

Sendo assim, é necessário ir até o banco onde o segurado possui conta no mês em que faz aniversário. O procedimento é rápido, simples e não tem qualquer tipo de custo.

 

Calendário de Prova de Vida do INSS em 2021

Como mencionado, em 2020 o calendário de prova de vida do INSS foi suspenso, mas, em 2021 o serviço deverá ser retomado a partir do mês do maio.

Ocorre que, neste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social trouxe uma novidade: a possibilidade de fazer a prova de vida por celular.

PUBLICIDADE

Essa modalidade estará disponível para quem não conseguiu fazer a prova em 2020.

Para conseguir ter acesso ao serviço e cumprir o calendário de prova de vida do INSS por telefone, será necessário fazer o download do aplicativo ”Meu INSS”.

A partir do uso do app, o sistema irá utilizar reconhecimento facial, utilizando o banco de dados de Departamento de Trânsito (DETRAN).

Mas lembramos que para quem preferir se dirigir à agência e realizar o procedimento presencialmente, também é possível! Nesses casos, basta se dirigir à agência onde recebe o benefício. Não é requerido nenhum tipo de agendamento prévio.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta