Cartão do SUS: Veja Como Emitir

Cartão do SUS: Veja Como Emitir

  • Post category:INSS

Para que os cidadãos brasileiros tenham direito à saúde gratuita, é necessário que possuam o cartão do SUS. Nele há a inscrição de cada cidadão brasileiro perante o Sistema Único de Saúde.

A obtenção do cartão do SUS pode ser feita em alguns postos de atendimento ou pela internet, garantindo mais agilidade e comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Para ter acesso a atendimento médico gratuito, exames laboratoriais, consultas pré-natal, vacinação, cirurgias em decorrência de doenças ou acidentes, é importante ter em mãos o cartão do SUS. Por isso é imprescindível que todos os cidadãos tenham o cartão o mais cedo possível.

Neste artigo você irá descobrir como emitir o cartão do SUS.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Qual a Função do Cartão do SUS?

O Cartão Nacional de Saúde, também conhecido como cartão do SUS, é um instrumento que tem como finalidade identificar cada cidadão no Sistema Único de Saúde, para que ele possa ter acesso a serviços de saúde gratuitos.

Trata-se de um cartão de identificação que deve ser apresentado sempre que o indivíduo for atendido em hospitais públicos, postos de saúde, Unidade Básica de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, clínicas e laboratórios custeados pelo Governo.

Além de permitir a identificação dos cidadãos, o cartão do SUS possibilita a coleta de dados para fins estatísticos, permitindo que o Governo monitore quais são as áreas de saúde mais procuradas, aprimorando serviços e promovendo campanhas diversas.

A partir disso torna-se mais eficiente identificar os pontos que precisam de subsídios e planejamento de prioridades no Sistema Único de Saúde.

Vale ressaltar, ainda, que o cartão do SUS promove a integração dos dados dos Sistemas de Informações Base Nacional gerenciados pelo Ministério da Saúde.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Como Emitir Cartão do SUS?

O Cartão Nacional de Saúde pode ser solicitado presencialmente ou pela internet. No entanto, para que a emissão seja feita virtualmente, é necessário que o requerente esteja cadastrado no site do Governo Federal.

Abaixo preparamos um passo a passo para que os cidadãos brasileiros saibam como pedir o documento sem precisar sair de casa, o que pode ser especialmente útil em época de isolamento social. Confira:

  • Acesse o site ConecteSUS;
  • Na página inicial, clique em Entrar, como indicado abaixo:

cartao do sus

  • Se você já tiver cadastro no site do Governo – que é o mesmo utilizado para acessar o site do INSS e a CNH digital – então basta fazer login. Caso você ainda não seja cadastrado, clique em Crie sua conta gov.br, no botão verde indicado na imagem:

  • Atenção: se você ainda não é cadastrado, também é possível fazer login com a conta do Banco do Brasil, utilizando certificado digital ou até mesmo certificado digital em nuvem.
  • Após entrar no sistema, basta clicar no botão laranja no canto inferior direito da tela, e então o catão do SUS será exibido. Basta que você efetue o download no seu computador, então deverá imprimir e para o manter mais protegido, plastificar.

Lembramos que essa opção só está disponível para quem já possui o cartão físico e, devido a perda, roubo ou outra circunstância precisou emitir a segunda via.

Além disso, também é possível efetuar a solicitação pelo aplicativo disponibilizado pelo Governo, chamado ConecteSUS, disponível para iOS e Android.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Como Solicitar 1ª Via do Cartão SUS?

Se você precisa emitir a primeira via do cartão, ou seja, se nunca obteve um Cartão Nacional de Saúde, então o procedimento não poderá ser feito pela internet e sim presencialmente em uma Unidade Básica de Saúde ou na Secretaria Municipal de Saúde.

Para isso, é necessário levar o CPF, Carteira de Identidade (RG), certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP (se tiver). Em alguns municípios, é necessário apresentar de comprovação de residência atualizado.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Deixe uma resposta