Como abrir conta na Caixa Econômica Federal

Conheça as vantagens de se abrir conta na Caixa
caixa

Você provavelmente conhece alguém que queria abrir conta na caixa ou que já possua uma conta corrente ou uma conta poupança na Caixa Econômica Federal. Deve saber também que é o banco utilizado pelo governo para disponibilizar os benefícios assistenciais e o seguro-desemprego.

A Caixa Econômica Federal é o principal banco público do Brasil e conta com mais de quatro mil agências em todo o país. É uma das instituições mais procuradas para financiamento habitacional, devido à baixa taxa de juros, mas também é uma boa opção de banco para se ter uma conta, seja ela corrente ou conta poupança.

Caixa
Caixa

Nesse artigo vamos mostrar as modalidades de contas disponíveis na Caixa Econômica Federal e o que é necessário para abrir conta na Caixa para que você escolha a que melhor atende a suas necessidades.

Conta Corrente

A Corrente da Caixa Econômica Federal, permite ao correntista movimentar livremente seu dinheiro de forma ágil, fácil e com segurança. Toda essa movimentação e a verificação do saldo disponível pode ser feita pelo Internet Banking através dos aplicativos para smartphones e tablets, pelos caixas eletrônicos ou pelo site da caixa.

O correntista também pode realizar pagamentos por meio de cartão de débito; débito automático; transferências, através de DOCs, TEDs e pix. Poderá fazer aplicações financeiras em renda fixa ou através de fundos de investimento. Além disso, o correntista pode obter crédito ou financiar a casa própria com menos burocracia.

Quem tem conta corrente pode sacar, depositar e até pagar as contas através das casas lotéricas espalhadas pelo país e pelas agências correspondentes da Caixa Aqui. Além de oferecer o cheque Azul que é o crédito especial oferecido pela instituição.

Para abrir conta na Caixa é necessário se dirigir a uma agência e apresentar o CPF, RG, comprovante de residência atualizado, ou seja, com até 60 dias, que pode ser conta de energia, água, telefone, fatura de cartão de crédito, contra-cheques ou outros.

Conta univesitária

É uma conta corrente destinada aos universitários. Ela possui condições especiais para quem está vivenciando essa fase: Cartão de crédito com isenção das 5 primeiras anuidades e sem a necessidade de comprovar renda para solicitá-lo, débito automático da mensalidade do FIES, evitando o atraso do boleto por esquecimento de pagar, cursos de educação financeira entre outros.

Para abrir conta na Caixa, no caso da conta universitária, é necessário se dirigir a uma agência e apresentar o CPF, RG, comprovante de matrícula na faculdade e comprovante de residência atualizado, ou seja, com até 60 dias, que pode ser conta de energia, água, telefone, fatura de cartão de crédito, contra-cheques ou outros.

Conta Poupança

A conta poupança da Caixa Econômica Federal permite que o cliente deposite o seu dinheiro, poupe e ainda tenha uma opção de investimento.

A instituição já tem um histórico de mais de 150 anos ajudando os brasileiros a guardarem o seu dinheiro de forma segura, acessível e que se adapta a praticamente todos os perfis.

O rendimento médio dessa conta poupança é regulamentada por lei e pode chegar até a 0,5% de juros ao mês, dependendo da variação da taxa SELIC, mais a variação da  TR, a Taxa Referencial.

A TR foi criada em 1991, e é uma taxa de juros referência – isto é, em que se baseiam outras taxas. Funciona assim: quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança paga a variação da TR mais 0,5% ao mês.

Quando a Selic estiver abaixo de 8,5%, o valor do rendimento é equivalente a 70% da Selic mais a variação da taxa de referência.

Existem três modalidades de conta poupança oferecidas pela instituição, sendo elas:

– A poupança Integrada, que não necessita da abertura de uma conta nova, pois esta já é vinculada à conta corrente criada no passo a passo mostrado anteriormente. Para ativá-la, basta transferir o valor da conta corrente para a poupança integrada.

– A Poupança Azul é a conta poupança destinada a qualquer pessoa, inclusive crianças ou dependentes. Ela pode ser movimentada usando um cartão de débito próprio por meio do internet banking, do caixa eletrônico, nas agências, pelo celular etc.

Para abrir conta na Caixa, no caso da conta poupança, é necessário se dirigir a uma agência e apresentar o CPF, RG, comprovante de residência. O Comprovante de residência precisa ser atualizado, ou seja, com até 60 dias, e pode conta de energia, água, telefone, fatura de cartão de crédito ou outros.

Poupança Caixa Fácil

É a modalidade que contém uma conta mais simplificada e pode ser aberta em casas lotéricas e nas agências correspondentes da Caixa Aqui. Possui limite de movimentações mensais e de saldo, que é de R$ 3.000,00.

Ao escolher essa modalidade, o usuário recebe um cartão magnético para fazer compras, depósitos, consultar o saldo e fazer transferências.

Os beneficiários do Auxílio Brasil que abrirem uma conta Poupança Caixa Fácil, receberão o benefício por ela.

Para abrir conta na Caixa, no caso da poupança Caixa Fácil, basta apresentar a documento de identidade e  o CPF.

Maiores informações podem ser consultadas no site da Caixa ou nas agências mais próximas.

Deixe um comentário