Como Abrir uma Esmalteria

esmalteria

O tema de hoje, da nossa série de Como Montar um Negócio é uma Esmalteria.

A primeira pergunta que todas as pessoas que desejam empreender em determinado ramo se perguntam é: vale a pena abrir uma esmalteria? Como está o mercado nesse ramo de atividade?

 

Esmalteria: Mercado 

Segundo dados de 2017 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, esse é um mercado em franca expansão. Para você ter uma ideia, nos últimos anos, o crescimento foi de 567%.

Esse mercado mais que quintuplicou de tamanho nos últimos 5 anos e é responsável por movimentar, aqui no Brasil, mais de R$ 35 bilhões de reais por ano.

A maior fatia desse dinheiro fica em salões de beleza, que além do serviço de unhas, oferecem também outros serviços como cabelo, depilação, dentre outros.

Mas, focar em apenas um serviço, como é o caso das esmalterias, pode ser muito vantajoso. As pessoas estão cada vez mais procurando novas experiências e preços mais acessíveis. 

Um serviço especializado como esse pode fazer a diferença porque as clientes sabem que contarão com profissionais especializados e atualizados com o que há de mais recente em cuidados com as unhas. Além disso, o grande diferencial desse tipo de lugar é proporcionar uma experiência diferenciada, criando um momento prazeroso e especial para cuidar das unhas.

É por isso que muitas esmalterias têm investido, além dos esmaltes, em uma serviço casado com uma cafeteria, para oferecer doces e chocolates especiais, por exemplo, ou até mesmo investido em drinks, para que as clientes possam desfrutar de uma espécie de happy hour enquanto fazem as unhas.

Gostou da proposta? Interessante não é?

 

Vantagens de Montar uma Esmalteria

Quer saber quais são as maiores vantagens desse negócio?

  • Esmalte é algo que nunca sai de moda. É um ramo onde sempre surgem novidades de cores, texturas, aplicações especiais e podem agradar todas as idades, desde crianças a idosas. 
  • Outra vantagem é que é um serviço que as pessoas costumam fazer toda semana. Oferecendo um serviço de qualidade a preços competitivos, você poderá contar com uma clientela cativa.
  • O investimento inicial para começar uma esmalteria não é alto, assim como com um espaço físico relativamente pequeno você pode começar uma empresa de pequeno porte. 

 

Quanto Custa Abrir uma Esmalteria

Agora vamos para uma informação chave que você já deve estar fazendo: quanto custa abrir uma esmalteria?

Vamos lá! Segundo o Sebrae, se você pensar em uma esmalteria de pequeno porte em uma área útil total de cerca de 50m² e três funcionários, o investimento inicial deverá ser de a partir de R$ 36.357,00. Com esse investimento, a previsão de faturamento mensal é de R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00. 

 

Fatores Críticos de Sucesso em uma Esmalteria

esmalteriaMas, para um negócio como esse ter o sucesso esperado, existe alguns fatores que são considerados críticos nesse tipo de empresa. São o que chamamos de fatores críticos de sucesso. No caso de uma esmalteria, podemos considerar os seguintes aspectos.

 

Localização

A localização é o primeiro deles. É fundamental escolher com cuidado levando em consideração a facilidade de acesso ao local, a existência de um fluxo de pessoas na área, ou seja, é perto de supermercados, lojas, academias, escolas?

Espaço para estacionamento também é outro aspecto muito importante na hora de definir a localização de uma esmalteria.

Analise também se o público que pretende atingir frequenta o bairro onde pretende instalar o negócio, bem como é a disponibilidade financeira das pessoas que circulam pelo local.

 

Instalações Físicas

Além da localização as instalações físicas precisam de um maior cuidado. Invista no conforto dos seus clientes, para que eles sintam prazer em desfrutar de um tempo dentro da sua esmalteria.

A higiene do local, assim como limpeza dos equipamentos, uso de descartáveis e ter tudo esterilizado precisam fazer parte das suas preocupações enquanto empreendedor.

 

Equipe

A sua equipe também é um dos pontos chaves do negócio. Você vai precisar contar com funcionários especializados no cuidado com as unhas e muito antenados e atualizados com as tendências no mercado, tanto em termos de saber quais são as cores da moda, bem como as novas técnicas disponíveis. Investir em atualização da equipe é fundamental.

Ainda falando de pessoas, é fundamental que elas estejam preparadas para lidar com o público. Elas atuarão como consultoras de beleza em unhas das clientes, então, além do conhecimento técnico, nem preciso dizer o quanto educação e cordialidade são fundamentais, não é?

 

Diferenciação

Diferenciação é outro fator crítico de sucesso. Lembre-se que existem vários salões de beleza, possivelmente localizados a poucas quadras do seu negócio. O que você precisa se preocupar em tentar responder sempre é: por que o seu cliente vai escolher a sua esmalteria ao invés de procurar a concorrência?

É aí que entram os pontos de diferenciação, ou seja, o que somente a sua esmalteria possui que pode ser fator decisivo na escolha do cliente.

Em um negócio como esse existem algumas possibilidades de inovação que podem ser muito apreciadas pelo público, tais como, cadeiras especiais de massagem, tablets com internet disponíveis para as clientes se distraírem, massageadores de pés, serviços adicionais como os que eu citei antes de café ou de bar, dentre tantos outros.

Sabia que existem até tecnologias especiais onde a cliente pode testar a cor da unha antes de aplicar o esmalte? Pois é, investir em tecnologia em um negócio como esse pode trazer muito resultado.

Outro ponto importante quando você pensa em inovação é compreender o que o seu público valoriza. Por exemplo: se o seu público valoriza marcas, pode ser interessante ter uma linha completa de esmaltes importados tipo Chanel e Dior, por exemplo, desde que o seu público valorize isso, porque se ele valorizar esse aspecto, ele não se incomodará em pagar mais por isso. Deu para entender o espírito da coisa?

 

Preço

E, finalmente, o preço que você irá cobrar pelos serviços, que precisam ser condizentes com o serviço que você oferece, assim como com a concorrência e a disponibilidade financeira das pessoas que frequentam a sua esmalteria.

Promoções especiais nos dias de menor fluxo, assim como cartões de fidelidade também costumam fazer sucesso. Aposte neles!

Gostou de saber mais sobre como montar uma esmalteria? Comenta aqui embaixo.

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