Como consultar o valor do Auxílio Brasil

Veja o passo a passo de como consultar o valor do Auxílio Brasil
COMO CONSULTAR VALOR AUXÍLIO BRASIL ONLINE PASSO A PASSO

O Auxílio Brasil é pago mensalmente a famílias de baixa renda. Para consultar o valor do Auxílio Brasil a receber, bem como a data de pagamento do benefício, é preciso instalar o aplicativo oficial do programa e efetuar a consulta por meio dele, de forma simples e rápida.

O Auxílio Brasil é um programa de assistência social do governo federal, administrado pelo Ministério da Cidadania e tem por objetivo apoiar famílias em situação de extrema pobreza, com renda  mensal de até R$ 105 por pessoa e sitação de pobreza, com renda mensal de R$ 210 por pessoa, que tenham integrantes gestantes, nutrizes, crianças e jovens estudantes da educação básica com até 21 anos.

Para ter acesso ao programa, as famílias que se enquadram no perfil econômico devem se inscrever no Cadastro Único do governo federal.

Esse cadastro é realizado por meio de aplicativo. Para saber como realizar o pré cadastro do Cadastro Único pelo aplicativo oficial, clique aqui.

Após o cadastro pelo aplicativo do Cadastro Único, uma pessoa da família, o responsável por ela no cadastro, deve se dirigir ao CRAS mais próximo tendo em mão os documentos solicitados durante o cadastro. O aplicativo permite a busca pelo CRAS mais próximo com base no CEP de sua residência ou ainda a busca por município e bairro.

Completado esse processo, a família deve aguardar a validação e a avaliação dos dados. A inclusão no Auxílio Brasil é feita de forma automática. O sistema do CADÚnico seleciona as famílias com menor renda per capta e com maior número de integrantes para receber o benefício.

Depois de selecionado, você só deixa de receber o auxílio brasil se seus dados estiverem desatualizados no sistema ou deixa de cumprir alguma das regras impostas para receber o auxílio, como aumento de renda per capta, ausência das crianças na escola, não acompanhamento da gestante no pré-natal e cartão de vacina atrasado.

A atualização dos dados deve ser feita a cada dois anos, mesmo que os dados estejam ainda iguais, ou quando alguma situação familiar muda, como por exemplo a alteração na renda familiar, seja por desemprego ou seja por um novo emprego ou aposentadoria;  e quando o número de moradores da casa altera, como quando alguém deixa de morar no endereço, em caso de nascimento ou morte .

Em janeiro, a fila para receber o Auxílio Brasil estava praticamente zerada, mas em fevereiro a demanda reprimida voltou a crescer e cerca de 1 milhão de famílias aguardavam para receber o benefício. Em maio, aproximadamente 18 milhões de famílias foram atendidas pelo programa, de acordo com o Ministério da Cidadania, mas ainda existem pessoas aguardando para serem atendidas.

Se você já se cadastrou e está querendo saber se vai ou não receber o auxílio brasil em maio, a consulta da disponibilidade do valor pode ser feira por telefone, pelo aplicativo do Auxílio Brasil ou Caixa Tem.

Por telefone, o beneficiário pode ligar no 121, central de atendimento do Ministério da Cidadania e se informar se receberá o auxílio. Outra opção é ligar na central de atendimento da Caixa, pelo telefone 111. O serviço de atendimento irá solicitar seu CPF. Esteja com o documento em mãos.

Utilizando o aplicativo do Auxílio Brasil é bem simples também. Se você ainda não tem o aplicativo oficial do programa do Auxílio Brasil, baixe pela Playstore ou Apple Store. Ele pode ser instalado no telefone ou no tablet e o download é gratuito.

Para saber como consultar o valor do Auxílio Brasil no aplicativo, bem como consultar o calendário completo de pagamentos do benefício deste mês, veja o passo a passo completo no vídeo abaixo.