Como fazer amigos e ter pessoas ao seu lado – Continuação

Como fazer amigos e ter pessoas ao seu lado – Continuação

  • Post category:Liderança

A caminhada é longa. Fazer amigos é crucial para torna-la mais agradável.

Por que é que as coisas simples e necessárias passam sempre despercebidas? Você poderia nos responder? Simples atitudes como dizer o nome da pessoa com quem você está conversando, por exemplo, são esquecidas. As pessoas preferem dizer “eu” e pronto. Um bom exemplo disso é a música de George Harrison, enquanto umBeatle, “I, Me, Mine”, que é um retrato do egocentrismo.

Se identificou? Esperamos que não.

TENDO UMA BOA CONVERSA

PUBLICIDADE

Muitas pessoas pecam na hora de conversar e a conversa é algo capital. É ela que vai colocar em prova tudo o que você fez e aparentou ser. E vice-versa. Por isso, deve haver uma eterna sincronia entre o que você fala, aparenta e faz. É uma tríade inseparável e que todos notam quando algo destoa. Mas, voltando à conversa propriamente dita, o que você pode fazer para ter uma conversa muito mais agradável?

Já pensou em parar pra ouvir o que a outra pessoa está falando? Talvez essa pergunta seja a resposta para a questão anterior.

Ouvir o outro numa conversa é algo que parece ser inimaginável para alguns. O que nós mais vemos nas conversas das pessoas hoje em dia é alguém esperando uma oportunidade para colocar para fora as suas ideias. Poucos estão interessados em ouvir o próximo, em vivenciar suas histórias e tentar encarar o mundo através de seu ponto de vista. O que comumente  vemos é uma tentativa de fazer um divã de graça.

Duas pessoas conversam. Uma fala, a outra ouve ansiosamente e indiferente, sem atenção. As palavras do outro parecem algo distante, não muito interessante. Quando aquele que está falando se cala, ela passa a despejar informações, palavras e mais palavras sem parar. A outra pessoa ouve atentamente, tenta falar algo, mas, a essa altura, é impossível. É como se fosse uma metralhadora de palavras. Note que o vocabulário das que aparentam ouvir se resume a “pois é”, “aham” (um modo fônico de estar concordando, aliás, muitos acham essa nova forma de dizer sim irritante), entre outros métodos dissilábicos de conversar. Ao contrário disso, tenha em mente que conversar e ouvir o que o outro está falando é algo que pode ser bem mais prazeroso pra você.

PUBLICIDADE

Já reparou que quando você se entedia numa conversa é porque você não tem as chances de falar o que quer? Mas, já se perguntou que, se, por acaso, você parar para ouvir o que a outra pessoa tem a dizer, talvez o papo flua melhor e se torne mais interessante?

Outra questão aqui é procurar adquirir informação apropriada para não ficar calado durante a conversa, apenas ouvindo o que a outra pessoa fala. Ou melhor, se você quer puxar assunto e ter conversa pra continuar por um bom tempo, leia a respeito, mesmo que seja de forma rápida. Isso ajuda e ainda mostra respeito e interesse para com a outra pessoa, o que irá gerar um efeito recíproco.

A resposta à festejada pergunta de como fazer amigos certamente passa por saber ouvir mais.

FAÇA COM QUE ELA SE SINTA IMPORTANTE

PUBLICIDADE

Eis aqui um segredo para fazer com que qualquer pessoa tenha um apreço por você: faça com que elas se sintam importantes. E isso pode ser feito de várias formas. Mas, todas elas só darão certo se forem feitas com sinceridade. Essa é a única forma de você construir relacionamentos edificantes.

E como você pode fazer com que alguém se sinta importante? Bem, Dale Carnegie relata em seu livro, Como fazer amigos e Influenciar Pessoas um exemplo bastante satisfatório em que ele ganha a simpatia de um homem simplesmente elogiando o seu cabelo.

Está vendo? Nem é tão difícil assim. Ser gentil, atencioso, interessante e altruísta é algo que está ao alcance de todos nós.

Nós podemos sim tornar a vida melhor e mais agradável para todos.

PUBLICIDADE

O Instituto Montanari ACREDITA e INCENTIVA a SUA LUTA pelo SUCESSO, sempre!

Os artigos do Instituto Montanari estão em constante evolução. Aqui você também faz o conteúdo.

Você pode colaborar conosco, enviando sugestões e até os seus próprios textos. 

Ah, você também pode contar a sua história! Para tanto, converse conosco através do e-mail: 

PUBLICIDADE

contato@institutomontanari.com.br

Será um prazer imenso fazer contato contigo!

Obrigado!

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta