Como fazer amigos e ter pessoas ao seu lado

Como fazer amigos e ter pessoas ao seu lado

  • Post category:Liderança

Viver sozinho não dá. Estudar sozinho não dá. Trabalhar sozinho não dá. Empreender sozinho, também não dá. Embora tudo isso dê certo por algum tempo, chega uma hora onde a necessidade de companhia se apresentará de forma clara e não irá embora sem o preenchimento adequado: uma pessoa. No mínimo! A notícia ruim é que muitas pessoas não conseguem atrair ninguém para viver ao seu lado, para compartilhar momentos, para serem felizes juntos, para compartilhar um projeto ou qualquer outra coisa. O que fazer diante disso? Como fazer amigos?

DESPERTANDO UM DESEJO

Dale Carnegie, em seu livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, nos traz uma bela lição de como atiçar o desejo alheio direcionado a você mesmo. Ele fala que precisamos despertar um desejo ardente nos outros. Por exemplo, dar uma ideia e permitir que a outra pessoa desenvolva essa ideia do jeito dela é uma maneira de influenciar e atiçar uma afeição maior daquela pessoa por você. O que provavelmente não aconteceria se você ditasse todas as formas e meios de executar a ideia que foi dada. Dê liberdade e autonomia…

Mas, nós sabemos que despertar esse desejo não é a coisa mais fácil do mundo. É algo a ser lapidado até encontrar a fórmula perfeita. Esta não é uma ciência exata e você não é um programa de computador cheio de códigos de ativação.

SE INTERESSANDO PELAS PESSOAS

Chegamos a um ponto bastante óbvio. Se você quer viver rodeado de pessoas e fazer amigos que podem lhe ajudar, por que então não se interessar por elas? Talvez, o que você quer é apenas alguém que lhe escute, que possa aguentar as suas neuroses, suas maluquices e que lhe dê suporte quando precisar. Mas, você acha que o resto da população também não quer isso? Então, seja essa pessoa! Seja essa pessoa que dá suporte nas horas mais ingratas, que se interessa em ouvir as histórias mais bizarras da vida, que compreende as maluquices de cada um. Seja uma pessoa interessada pelo ser humano!

Essa é a melhor forma de fazer amigos e não ficar sozinho. Quando alguém percebe que o outro disponibiliza tempo e disposição para passar um bom tempo junto, há uma percepção de que você é bem diferente das demais pessoas que só estão interessadas em ouvir a si mesmas. Eis aí um dos princípios de Dale Carnegie: se interessar sinceramente pelas outras pessoas.

Note que aqui não estamos falando de apenas ficar horas ouvindo aquela garota só pra que ela possa fazer o mesmo por você quando precisar. Não! Estamos falando de dar atenção ao próximo, de empatia, de se permitir a entrar no mundo do outro e a viajar com ele por mares ora assombrosos ora calmos.

SORRIA, POR FAVOR?

Por favor? Sorria! Sorrir faz bem, te deixa mais feliz, te deixa mais bonito e te proporciona uma primeira impressão sem igual. Existe melhor primeira impressão que um sorriso sincero? Mas nem tente forçar. Treinar no espelho, não adianta. Quando o sorriso é sincero, todos percebem e adoram.

É um sorriso que mostra a satisfação e o contentamento em ver aquela outra pessoa. Se você encontrar alguém na rua e ela lhe der aquele sorrisão bem bonito, o que você irá pensar? Possivelmente em coisas boas… Que ela gostou de te ver e como é agradável ficar perto dela. O contrário também pode acontecer. Então, mais uma vez, sorria!

Aplique essas dicas no seu dia a dia e observe o retorno favorável.

Queremos saber… Qual dessas dicas você acha que será mais difícil de pôr em prática?

O Instituto Montanari ACREDITA e INCENTIVA a SUA LUTA pelo SUCESSO, sempre!

Os artigos do Instituto Montanari estão em constante evolução. Aqui você também faz o conteúdo.

Você pode colaborar conosco, enviando sugestões e até os seus próprios textos. 

Ah, você também pode contar a sua história! Para tanto, converse conosco através do e-mail: 

contato@institutomontanari.com.br

Será um prazer imenso fazer contato contigo!

Obrigado!

Deixe uma resposta