Como influenciar pessoas?
como influenciar pessoas

Como influenciar pessoas?

  • Post category:Liderança

E o jogo da influência não termina nunca. Já pensou em fazer com que a sua ideia se torne a ideia de alguém? Claro! Isso está começando a ficar interessante! Já pensou no que este desejo sugere?

Recentemente vimos um grande blockbuster de ficção científica chamado A Origem, na qual um ladrão de sonhos, que é acostumado a roubar ideias dos sonhos das pessoas, recebe a missão de implantar uma ideia de modo sutil, sem a pessoa perceber que esse pensamento veio de algum outro lugar senão de sua própria cabeça.

Essa é a sua melhor estratégia! Plantar uma semente! Fazer com que seu interlocutor pense que a sua ideia era dele. Essa é uma das melhores respostas à pergunta sobre como influenciar pessoas.

A EMPATIA

PUBLICIDADE

Esse é o momento de você ter empatia pelos motivos e pensamentos alheios. Mas, isso só será possível se houver um comprometimento da sua parte em ouvir o que o outro está dizendo.

Procure ter empatia e de forma sincera e engajada, tente entender o que a outra pessoa está querendo dizer. Se esforce para ver o outro lado da questão e experimente o ponto de vista alheio. Isso é necessário por um motivo: você não está sempre certo e, apesar de o seu ego dizer que não, é bom se dar por vencido quando você está errado. Isso pode causar arrepios em algumas pessoas, mas, por mais incrível que possa parecer, isso aumenta a sua credibilidade, pois passa um sinal de humildade.

Nós sabemos que existem aqueles casos em que pensamento ou as ideias de outrem não passam pelo seu senso crítico. E o que fazer nesses casos? Inicialmente, não demonstre o seu inconformismo ou revolta. Caso contrário, esteja pronto para o embate e não espere ser ouvido pelo outra parte. Lembre-se que vencer discussões é ótimo para o ego, mas péssimo quando o assunto é se relacionar bem com outras pessoas.

Tente se mostrar empático ao que o outro está tentando te dizer. Seja uma pessoa compreensiva e de boa vontade. Mostre que você entende o que a pessoa está querendo provar. Isso é de muita valia, pois quando você ganha à simpatia, fica mais fácil expor ou plantar a semente das suas ideias.

PUBLICIDADE

E FINALMENTE, A HORA DO SHOW…

Chegou a hora do show. É a hora de você fazer valer a sua opinião e colocar suas ideias no posto que elas merecem: o de vencedora! E como isso será alcançado, como influenciar pessoas de modo sutil, sem grade embates?

Primeiro: trabalhe a sua reputação. Quando você aparenta jogar limpo, trazendo recursos como a sua honestidade e sua repulsa ao erro, fica mais fácil estabelecer as suas ideias como as corretas, pois você conta com o julgamento alheio positivo.

E o show se intensifica a partir de agora… Ninguém resiste a uma bela dramatização que apele para a moral comum. Pegue a sua ideia e aplique-a numa situação comum em que estejam em jogo a moral e a ética. Isso só reforçará o quanto você está alinhado às situações da vida e ás regras do game.

PUBLICIDADE

Há também outra alternativa que procura jogar de encontro a moral e a ética e uma situação de força maior, como a luta pela vida ou pela integridade física, por exemplo. Crie estas dramatizações e veja como a sua ideia poderá ganhar novos adeptos.

Porém, se nada disso der certo ou você não tiver tamanha inspiração, há uma outra cartada, mas que só funciona se você realmente estiver correto ou se aprender a manipular muito bem tais circunstâncias. Cuidado, pois você estará apostando alto e isso requer amplo domínio da sua ideia e dos temas que a tangenciam… Um desafio. Sim, lance um desafio onde você possa provar, na prática, que a sua opinião é a que predomina.

Mas lembre-se de uma das regras imprescindíveis: deixe a agressividade de lado e faça tudo de modo sutil. Seja amigável, gentil, demonstre presteza, como um conquistador que avança com a permissão do próximo e não na base da violência verbal ou física.

Uau… Este é, de fato, um caminho muito bem planejado a ser percorrido. Você encontrou dificuldades até aqui?

PUBLICIDADE

O Instituto Montanari ACREDITA e INCENTIVA a SUA LUTA pelo SUCESSO, sempre!

Os artigos do Instituto Montanari estão em constante evolução. Aqui você também faz o conteúdo.

Você pode colaborar conosco, enviando sugestões e até os seus próprios textos. 

Ah, você também pode contar a sua história! Para tanto, converse conosco através do e-mail: 

PUBLICIDADE

contato@institutomontanari.com.br

Será um prazer imenso fazer contato contigo!

Obrigado!

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta