Como montar um Marmitex Delivery

Marmitex, quentinha, marmita, o bom e velho PF ou prato feito… Não importa o nome que tenha aí na sua cidade, esse é um negócio que é famoso nos quatro cantos do país e não é para menos…

Quando chega a hora do almoço, todo trabalhador precisa de um marmitex para chamar de seu. E, diferentemente da comida servida em restaurante, as marmitas acabam fazendo sucesso pelo preço da refeição, que é bem mais atrativo.

Então, se você cozinha bem e está procurando uma forma de empreender gastando pouco, essa pode ser a solução. Vamos conhecer melhor esse negócio?

Mercado

Antes de começar, é importante que você saiba que o segmento dos marmitex é um segmento sem grandes barreiras de entrada a novos competidores, o que acaba-o tornando um setor de forte concorrência. 

Para vocês terem uma ideia, segundo dados do Portal do Empreendedor, há cerca de 172 mil MEIs registrados dentro dessa atividade. E o setor como um todo, que ocupava a 9a. posição em 2014, passou a 6a. posição em 2017. Um crescimento de 22,5% em apenas três anos.

Tanta gente interessada em trabalhar nesse segmento de mercado tem uma explicação simples: o vasto mercado consumidor. Em locais de grande concentração de escritórios, consultórios, serviços públicos, obras, dentre outras, o público costuma recorrer a serviços como esse diariamente. 

Então, apesar de ser um segmento concorrido, também pode ser visto como um ramo com espaço para todo mundo.



Vantagens de montar um marmitex delivery

marmitex

Dentre as principais vantagens de investir em um marmitex, destacamos as seguintes:

  • Alta demanda e crescimento do setor: diariamente as pessoas precisam se alimentar e essa é uma demanda que não se extingue nunca. Além disso, quanto mais apertada fica a vida do trabalhador, mas espaço existe para opções de alimentação de menor custo, como é o caso das marmitas.
  • Baixo investimento: não é preciso muito investimento para começar neste negócio. Você pode começar da própria cozinha de casa e ir crescendo de forma sustentável, à medida que os pedidos vão aumentando. O mesmo é válido em relação aos funcionários, que podem ser contratados no mesmo ritmo do crescimento do negócio.



Investimento

E quanto custa começar um marmitex delivery?

De acordo com o Sebrae, o seu investimento inicial gira em torno de R$ 12 mil reais. 

Com esse dinheiro você conseguirá adquirir os eletros, tais como fogão, geladeira, liquidificador, dentre outros, mobiliário de apoio, como prateleiras e bancadas, os utensílios, panelas, formas, e ainda contar com dinheiro para a compra do estoque inicial de produtos e para capital de giro inicial. Mas nós sabemos bem que é sim possível começar com bem menos se você usar os equipamentos e utensílios que já tiver em casa.

Com esse investimento, a previsão de faturamento mensal é de cerca de R$ 6000,00 por mês, em um marmitex delivery que serve de 20 a 30 marmitas todos os dias.



Pontos Críticos de Sucesso em um Marmitex Delivery

marmitex

Agora que você já sabe quanto custa investir segue segmento alimentício, vamos apresentar alguns fatores que devem ser observados com máxima atenção, para garantir que o seu negócio prospere.

Variedade e qualidade

A qualidade da sua comida é o principal cartão de visitas do seu marmitex delivery. Esse é um ponto chave, do qual você não pode descuidar nunca. 

Isso passa pela qualidade dos insumos, pelo frescor de tudo o que está sendo servido, pelo sabor da comida em si, no ponto de sal, por exemplo, e até pela variedade de sabores oferecidos todos os dias. Lembre-se que essa variedade é importante para que os clientes não se cansem de comer a mesma comida todos os dias. 

Você pode criar um cardápio fixo com umas três opções diárias que variam conforme o dia da semana. Ou, toda semana ir alterando o cardápio de acordo com a oferta de insumos disponível no mercado. Desta forma, você consegue aproveitar o que está com um preço bom e otimiza a sua margem de lucro.



Organização nos Pedidos

A organização dos pedidos é fundamental. Uma das piores experiências nesse sentido é pedir um prato e receber outro. Ou então, o pedido não ter sido anotado e simplesmente não chegar.

Para que isso não aconteça, é preciso ter alguém responsável exclusivamente por anotar os pedidos e conferir as entregas, garantindo que nada foi esquecido. Esse acompanhamento é especialmente importante nos casos onde o cliente pede trocas em seu marmitex, como por exemplo, sem feijão ou com farofa no lugar da salada.

Essa organização também é importante para o seu controle diário da quantidade de comida a ser preparada. Por esse motivo, é fundamental que os pedidos do dia sejam confirmados até umas 9 horas da manhã. Assim, você evita o desperdício de cozinhar demais, ou de fazer comida de menos e deixar clientes sem atendimento.



Preço e Formas de Pagamento

Em um segmento de grande competitividade, além da qualidade e sabor da sua comida, o preço também é outro importante fator decisivo na hora da compra.

Além de levar em consideração os seus custos e despesas fixas, observe as propostas oferecidas pela concorrência, bem como analise o seu público para entender o que ele está buscando. 

Muitas vezes o seu nicho de mercado pode estar procurando uma solução específica para atender determinada necessidade e não se incomodaria de pagar um pouco mais se encontrasse alguém que atendesse tal demanda, como uma marmita fit, low carb ou sem lactose ou glúten, por exemplo.

As formas de pagamento também são fundamentais… Se o seu consumidor preferencial for trabalhadores, eles provavelmente receberão vale refeição e vale alimentação de seus empregadores e, aceitar isso no seu marmitex, acaba sendo um diferencial.



Delivery

A entrega em si é também um ponto crítico de sucesso. A comida precisa chegar quente no cliente, no horário combinado e em perfeitas condições. Causa uma péssima impressão entregar um marmitex amassado, semi aberto ou com o molho derramado, por exemplo. 

Então, é preciso ter um controle cuidadoso nessas entregas e sempre fazer um contato de acompanhamento para receber o feedback do cliente em relação ao delivery. Esse pós-venda pode fazer a diferença na sua empresa e permitirá que você corrija rapidamente eventuais problemas.

Gostou de conhecer mais sobre o que você precisa para montar um marmitex delivery? Que outros negócios você gostaria de saber mais, aqui na nossa série especial “Como Montar um Negócio”?



Deixe uma resposta