Como Montar uma Padaria

Cheiro de pão quentinho é irresistível, não é mesmo?

É por isso que as padarias fazem tanto sucesso, afinal elas acabam sendo um presente para os sentidos dos seus clientes. Sabores, aromas e os próprios pães em si, que abrem o apetite à primeira vista.

Se você se identifica com o universo das padarias e deseja empreender neste segmento, este artigo vai mostrar tudo o que você precisa para fazer sucesso.



Mercado

No Brasil, existem cerca de 63 mil padarias, espalhadas pelos quatro cantos do país. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria, a ABIP, esse é um mercado super aquecido, que fatura mais de R$ 92 bilhões de reais por ano.

Mas, nos últimos anos, esse segmento tem enfrentado uma concorrência cada vez maior. E é possível apontar os vilões:

  • parte vem da indústria de congelados, que passou a servir produtos de panificação, 
  • e, principalmente, a indústria supermercadista, que têm ampliado a área interna de padarias das suas lojas e vendido cada vez mais produtos com qualidade superior, competindo diretamente com as padarias.

Como você pode ver, com uma competição tão grande, esse universo não é para amadores, mas quem se especializa no segmento consegue fazer a diferença e obter muito êxito.



Tipos de Padaria

Apesar de ser um segmento concorrido, esse é um negócio que oferece grandes oportunidades aos investidores, principalmente àqueles que optam por se destacar através da diferenciação. 

De acordo com o Sebrae, podemos classificar as padarias em 4 principais tipos:

  • boutique: são as padarias destinadas a um público de alto poder aquisitivo, que se destaca pela venda de produtos próprios e revenda de produtos importados.
  • serviços: são padarias localizadas em regiões centrais, próximas de centros comerciais e escritórios. Além dos produtos de panificação e confeitaria padrão, elas possuem uma oferta ampliada de serviços, englobando o serviço de restaurante para almoço, jantar, lanche e até mesmo bar.
  • conveniência: esse é o tipo de padaria mais comum, que normalmente chamamos de padaria de bairro. Trata-se de uma loja de conveniência, porque além dos pães e variedades típicas de padaria, elas oferecem a venda de itens de conveniência, como se fossem um mini mercadinho.
  • pontos quentes: esse tipo é uma novidade no Brasil, importado diretamente da Europa. Funciona como se fosse uma mini filial das padarias tradicionais, que enviam para esses pontos quentes os pães já prontos, para serem apenas assados nesses espaços.

Para cada um desses tipos de padaria, deve-se pensar em uma estratégia específica, que passa pelo mix de produtos vendidos em loja, pelos preços praticados, pelo design da padaria e pelo plano de comunicação para atingir o público alvo.



Investimento

A essa altura, é possível que você esteja se perguntando: quanto custa montar uma padaria? De acordo com o Sebrae, uma padaria de pequeno porte precisará de um investimento inicial de cerca de R$ 100 mil reais para iniciar as atividades.

Esse valor não envolve a aquisição do ponto comercial, e considera:

  • os equipamentos para a produção dos pães,
  • o mobiliário de escritório, produção e exposição dos produtos,
  • o capital de giro inicial, e
  • a compra inicial de matéria-prima



Fatores Críticos de Sucesso em uma Padaria

padaria

Qualidade da Farinha

O tipo de farinha utilizada nos pães altera de forma drástica a qualidade dos pães oferecidos. E o mercado dispõe de uma enorme variedade de trigos disponíveis, com qualidade e características diversas. Por esse motivo, esse é um tópico que merece a sua máxima atenção. 

Investigue o mercado para compreender qual a melhor farinha que você consegue adquirir. Nesse sentido, dependendo da farinha utilizada, vale a pena considerar o uso de reforçadores e melhoradores para tentar superar as irregularidades da farinha. 

Outra opção, considerando o segmento de mercado que você opte por atuar, pode valer a pena considerar a compra de farinha importada da França ou da Itália, por exemplo, desde que o seu consumidor compreenda a diferença e perceba o valor agregado ao produto.



Mix de Produtos

Dependendo do tipo de padaria que você deseja investir, o mix de produtos poderá ser completamente diferente. Então, antes de definir quais produtos vender, tenha muito claro o planejamento da sua loja, segmentando muito bem os clientes que irá atender e a função estratégica da sua padaria. 

Localização

Como tudo está diretamente relacionado, a localização também influencia diretamente o mix de produtos vendidos, assim como a estratégia da loja e o público consumidor que será atendido. 

Dependendo de onde está localizada a padaria, o comportamento de consumo é completamente alterado, afetando aspectos como:

  • perfil dos clientes
  • horários de maior demanda
  • produtos mais consumidos

Uma pesquisa do Firjan mostrou que a proximidade em relação à casa ou trabalho é o principal motivo para que as pessoas procurem as padarias tradicionais.

Já quando pensamos em padaria gourmet, além da proximidade, destaca-se a variedade de produtos como um dos aspectos mais valorizados.

E, por outro lado, se sua ideia é ter uma boutique de pães, além da localização, que nesse caso tem menor peso, destaca-se o mix de produtos e a existência de mesas e cadeiras para consumo de produtos no local.

Então, como dito antes, cada aspecto da sua padaria vai depender da sua estratégia de mercado. Também vale a pena visitar as outras lojas próximas, para compreender como os outros estão posicionados e como você irá se diferenciar da sua concorrência.



Equipe

O capital humano de uma padaria também tem influência direta no sucesso do negócio. 

Essa preocupação passa por todos os funcionários do estabelecimento, começando pelo padeiro e seus ajudantes, que além do domínio técnico sobre pães e fermentação também precisam conhecer basicamente temas como nutrição, microbiologia dos alimentos, segurança alimentar, saúde e higiene.

Já os atendentes de balcão, precisam ser treinados para compreender com profundidade os produtos servidos no estabelecimento, como também devem conhecer os hábitos da clientela, para que possam atuar como consultores na hora da venda, ajudando a indicar os melhores produtos para atender às necessidades dos clientes.

Lembre-se que, além de produtos da melhor qualidade possível, você deverá ter um atendimento de excelência, para que os seus clientes se tornem fiéis ao seu estabelecimento e não precisem procurar a concorrência.

Delivery

E, finalmente, nos dias atuais, não faz sentido pensarmos em um negócio como esse e não oferecer a opção de delivery, para trazer comodidade aos seus clientes.

Gostou de conhecer essas dicas fundamentais para quem planeja abrir uma padaria? Comenta aqui embaixo o que você achou.



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