Como Pagar Boletos Com Cartão de Crédito?

Como Pagar Boletos Com Cartão de Crédito?

Saber como pagar boletos com cartão de crédito pode ser especialmente útil quando as contas chegam e você está com o orçamento comprometido.

É claro que, antes de mais nada, deve-se evitar chegar a essa situação, já que utilizar crédito para pagar contas pode acabar virando uma bola de neve. No entanto, quando não há saída, essa pode ser, sim, a melhor estratégia.

Mas afinal, ao pagar boletos com cartão de crédito, há a cobrança de juros? Como isso funciona? Essa dúvida ainda é muito comum e é por isso que preparamos este artigo.

Neste texto você irá conferir os principais fatores ao considerar antes de pagar boletos com cartão de crédito.

PUBLICIDADE

 

Benefícios de Pagar Boletos com Cartão de Crédito

Às vezes, os benefícios de usar um cartão de crédito superam as desvantagens. Desse modo, com planejamento, é possível desfrutar de alguns benefícios ao pagar boletos com cartão de crédito, tais como:

Comodidade: Ao usar um cartão de crédito para pagar seus boletos, você pagará apenas uma fatura de cartão de crédito no final do mês. Usar um cartão de crédito também permite que você evite trânsito indo até casas lotéricas, bancos, além de filas e o estresse que isso pode implicar.

Acúmulo de pontos e benefícios: os cartões de crédito possuem programas de recompensa que permitem acumular pontos que podem ser trocados por milhas, por exemplo. Normalmente, os cartões de crédito com as melhores recompensas devolvem até 3% dos seus gastos todos os meses.

Controle de gastos: se você possui um orçamento mensal fixo para pagar suas contas, manter suas compras diárias e seus pagamentos mensais em um único extrato pode ajudá-lo a monitorar seus gastos e cortar despesas desnecessárias. Quando você usa dinheiro ou débito para todas as suas contas, tem muitos recibos e compras separados, o que torna o monitoramento mais complicado.

PUBLICIDADE

Proteção ao consumidor: alguns cartões de crédito vêm com vantagens ocultas, como seguro de viagem, garantia estendida, proteção de compra, seguro de celular e muito mais. Você pode se qualificar para esses benefícios pagando boletos com cartão de crédito. Para saber mais, você pode entrar contato com a bandeira de seu cartão e procurar se informar a respeito.

 

Como Pagar Boletos Com Cartão de Crédito?

Existem basicamente duas formas de pagar boletos com cartão de crédito. A primeira é indo até uma agência bancária, casa lotérica ou instituição financeira que receba a guia e, ao pagar, informar que deseja utilizar o cartão de crédito.

Outra forma, bem mais ágil e cômoda, é utilizando o Internet Banking, ou seja, o aplicativos do seu banco.

Para utilizá-lo, basta acessar sua conta por meio do app bancário e procurar pela opção Pagamentos. Em seguida você deverá digitar o código de barras da guia ou tirar uma foto para que o app possa ler o boleto.

PUBLICIDADE

Por fim, toque na opção de pagamento Cartão de Crédito, escolha se deseja pagar à vista ou a prazo, digite sua senha e finalize a operação.

Vale ressaltar que se você nunca fez um pagamento pelo aplicativo bancário, é necessário liberar o seu smartphone para essa função. Isso é feito, normalmente, nos caixas eletrônicos ou, algumas vezes, somente com o gerente da agência.

No site do Serasa há instruções mais detalhadas. Clique para saber mais.

 

Quando Você Não Deve Pagar Boletos Com Cartão de Crédito

Os benefícios de usar cartões de crédito para pagar contas não devem ser ignorados, no entanto, há muitos motivos pelos quais é melhor algumas pessoas evitarem pagar boletos com cartão de crédito, tais como:

PUBLICIDADE
  • Não ter o valor integral para pagar a fatura ao fim do mês. A taxa de juros do rotativo é acionada quando você deixa de pagar a fatura integralmente. Essa taxa é altíssima e pode chegar a 16%.
  • Estar endividado. Se você já está com o orçamento comprometido e endividado, pagar contas com cartão de crédito é uma má ideia. Tente pagar a dívida que você tem antes de acumular mais.
  • Compradores compulsivos. Os consumidores que tendem a gastar mais com um cartão de crédito devem optar por dinheiro ou débito. Isso porque a conveniência de pagar com o cartão de crédito, sem ao menos se dar conta se será possível arcar com a fatura pode gerar uma bola de neve em suas finanças.

Vale ressaltar ainda que isso compromete o limite de seu cartão. Por outro lado, se você está precisando aumentar o limite, neste artigo trouxemos as principais dicas para elevar seu poder de compra. Saiba mais.

Deixe uma resposta