You are currently viewing Como Saber Se Fui Aprovada No Bolsa Família? Passo a Passo

Como Saber Se Fui Aprovada No Bolsa Família? Passo a Passo

O Bolsa Família é um programa que ajuda milhares de pessoas pelo país. Mas como saber se fui aprovada no bolsa família?

Hoje em dia é possível conferir a liberação ou negação de seu cadastro pela internet, em poucos instantes.

Isso porque o Governo e os Ministérios, tentando diminuir o tempo de espera e o loteamento das agências, vêm disponibilizando diversos serviços e consultas online.

Dessa maneira, basta um computador ou celular com conexão à internet para que você saiba se foi aprovada ou não no cadastro do Bolsa Família.

PUBLICIDADE

Neste artigo você irá conferir o passo a passo e poderá descobrir como saber se fui aprovada no Bolsa Família.

 

Como é Feita a Inscrição no Bolsa Família?

O primeiro passo para obtenção do Bolsa Família é a inscrição no Cadastro Único, que, por sua vez, é um banco de dados do Governo, em que pessoas devem se inscrever para ter acesso a certos programas sociais.

Esse cadastro, para fins de obtenção de Bolsa Família, deve ser feito apenas por uma pessoa, o responsável pelo núcleo familiar que estiver pleiteando o benefício.

Para efetuar o Cadúnico, é necessário que o requerente tenha idade igual ou superior a 16 anos e, de preferência, seja mulher.

PUBLICIDADE

Os documentos requeridos no momento do cadastro são:

  • CPF
  • título de eleitor
  • e documento de identificação de todos os dependentes da família.

Além do Bolsa Família, quando uma pessoa se inscreve no Cadastro Único, ela passa a ter direito a outros programas, como:

  • Minha Casa, Minha Vida;
  • Tarifa social;
  • ID Jovem;
  • Carteira do Idoso, dentre outros.

É necessário estar atento quanto à atualização cadastral. Mudanças de endereço, telefone, nascimento ou falecimento de dependentes devem ser reportadas ao órgão competente pela administração do Cadastro Único no município.

 

Como Saber se Fui Aprovada no Bolsa Família?

Uma forma muito eficiente para quem descobrir como saber se fui aprovada no bolsa família, é recorrendo ao portal da transparência.

PUBLICIDADE

Não sabe como fazer isso? Não tem problema, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial do Portal da Transparência;
  • No capo de busca central, digite o nome completo ou número do NIS do beneficiário, e então clique na lupa, como indicado abaixo:como saber se fui aprovada no bolsa familia
  • Em seguida, caso tenha sido aprovada, a pesquisa irá apontar como Beneficiário do Bolsa Família;
  • Para ver detalhes da inscrição, clique sobre o nome do beneficiário. Na página seguinte você poderá conferir detalhes sobre o benefício e saques.

Se você quer saber como acessar o calendário do bolsa família pelo app, nesse artigo ensinamos como baixar o aplicativo. Confira e tire suas dúvidas.

 

Qual o Valor do Bolsa Família?

O valor do benefício pago mensalmente por intermédio da Caixa Econômica Federal dependerá de alguns fatores como a quantidade de filhos que a família possui.

O valor correspondente a cada criança de 0 a 15 anos é de R$41 reais mensais.

PUBLICIDADE

Esse valor também é pago as gestantes e mulheres que estão em período de amamentação.

Vale ressaltar que esse benefício é cumulativo, mas possui teto. Isso quer dizer que o número máximo de cotas de benefício por filho é de 5, ou seja, o valor máximo pago pelo Bolsa Família, atualmente, é de R$205 reais.

O programa tem como objetivo combater a pobreza e a extrema pobreza, garantindo a subsistência de famílias em condição de vulnerabilidade social que vivem em âmbito rural e urbano.

Além disso, o bolsa família desempenha um papel importante garantindo o acesso à rede pública de serviços e à educação, assim como reduzindo a evasão escolar, já que para receber o benefício, é necessário que as crianças e adolescentes estejam estudando.

PUBLICIDADE

Para mais informações sobre o programa, acesse a página do Bolsa Família.

Deixe um comentário