Quer saber como se inscrever no CadÚnico?
O CadÚnico foi criado pelo governo federal para fazer um registro de todas as famílias brasileiras de baixa renda.
É através dele que o governo tem acesso às condições de vida, moradia, composição das famílias, ocupação de seus integrantes, dentre outras informações fundamentais sobre as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. A partir desses dados, ele consegue formular políticas públicas voltadas para essas pessoas.
Boa parte dos programas assistenciais pagos hoje pelo governo federal estão relacionados ao CadÚnico. Isso significa que, para ter acesso a benefícios como o Bolsa Família, ou o BPC, que é Benefício de Prestação Continuada, ou ainda ao Programa Casa Verde e Amarela, por exemplo, é necessário que a família esteja devidamente cadastrada no CadÚnico e, mais que isso, com o cadastro atualizado.
Se você quer saber como se inscrever no CadÚnico para receber os benefícios do governo, acompanhe este artigo até o final que vamos mostrar o passo a passo, bem como esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Como sei se posso me inscrever no CadÚnico?
A primeira condição para poder se inscrever no CadÚnico é estar em situação de vulnerabilidade social. Mas, na prática, o que isso significa?
Para ser considerado de baixa renda, uma pessoa precisa:
- ter a renda total familiar inferior a três salários mínimos. A renda total corresponde a soma de todos os rendimentos que entram em casa.
- ou ter a renda mensal por morador da casa menor que meio salário mínimo. Já para calcular a renda mensal por pessoa, é preciso considerar a renda total e dividir pela quantidade de habitantes que moram na mesma casa. O valor encontrado é chamado de renda mensal per capita, ou por cabeça.
Então, se você obedece a um desses dois critérios, você e sua família são considerados de baixa renda e estão, portanto, habilitados a se inscrever no CadÚnico.
Agora, vamos acompanhar como se inscrever no CadÚnico!
Como se inscrever no CadÚnico?
Atualmente as inscrições no CadÚnico estão descentralizadas nos municípios brasileiros. Em cada cidade, haverá locais específicos para esse cadastro, que são os CRAS, ou Centro de Referência em Assistência Social.
Site para encontrar o CRAS mais perto de você:
https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/
Antes de se dirigir ao CRAS é importante ligar antes para saber como é o funcionamento porque, em algumas cidades, é necessário agendar o atendimento.
Então, após agendar o seu atendimento no CRAS, você passará por uma entrevista, para prestar as informações necessárias para inscrever sua família no Cadúnico.
A entrevista de inscrição no CadÚnico
No dia agendado, não é necessário que você compareça com todos os integrantes da família à entrevista.
Basta uma pessoa, de preferência mulher, que será considerada a Responsável pela Unidade Familiar no Cadúnico. É importante que essa pessoa seja maior de 16 anos e não precisa ser a pessoa que sustenta a casa.
Essa pessoa deverá levar, no dia da entrevista, todos os documentos que comprovem a situação de todos os integrantes da família.
Quais documentos são necessários para se inscrever no Cadúnico?
O Responsável pela Unidade Familiar deverá levar a sua identidade, CPF ou o título de eleitor, assim como um dos seguintes documentos de cada membro de sua família:
- Certidão de Nascimento; ou
- Certidão de Casamento; ou
- CPF; ou
- Carteira de Identidade; ou
- Carteira de Trabalho; ou
- Título de Eleitor.
Além disso, também é importante levar um comprovante de residência que, se puder ser uma conta de água ou de energia, é o ideal.
Da mesma forma, no caso da existência de crianças na família, leve também a matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. E, mesmo que não tenha o comprovante de matrícula, é importante levar o nome da escola onde as crianças estão matriculadas.
E, se você tiver, leve também a sua carteira de trabalho.
Atenção! Tente ser o mais completo possível na questão da documentação para que não falte nada, caso contrário, a sua inscrição no CadÚnico ficará incompleta e isso pode prejudicar o seu acesso a programas sociais do governo.
Já fiz a inscrição no CadÚnico. Como tenho acesso ao comprovante?
Se você precisar apresentar o seu comprovante de inscrição no CadÚnico, saiba que não é mais necessário ir pessoalmente até o CRAS imprimir esse documento.
Você já pode ter acesso a essa informação, de forma online, no site Meu CadÚnico.
Para acessar o Meu CadÚnico, basta clicar neste link. Para ter acesso ao comprovante de inscrição, basta preencher os dados solicitados:
- nome completo
- data de nascimento
- nome da mãe
- seu estado e município
E depois clique em “Emitir Certidão”.
Cadúnico Atualizado
Uma vez inscrito no CadÚnico, é fundamental que você mantenha os dados sempre atualizados.
Essa atualização é obrigatória a cada dois anos ou sempre que acontecer algum desses fatos na sua família:
- alguém na família nasceu ou morreu;
- a família mudou de endereço;
- alguém foi morar em outro lugar;
- as crianças entraram ou mudaram de escola;
- houve alteração na renda familiar, ou seja, alguém passou a ganhar mais ou menos;
- ou então se a família mudou de cidade.
Assista o vídeo sobre como se inscrever no Cadúnico:
https://youtu.be/BOx-GJYZkd4