Bolsa Família bloqueado referência 03/2023 – Estava liberado e agora está bloqueado? Veja o motivo!

O governo está realizando uma averiguação cadastral nos dados do Cadastro Único, com o objetivo de identificar as famílias que estão recebendo o benefício do Bolsa Família de maneira irregular, neste mês de março milhares de famílias tiveram o seu benefício bloqueado.
Wellington Dias fala sobre novo Bolsa Família

O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse que o governo já está realizando agora em março, um bloqueio em massa no Bolsa Família de aproximadamente 1,5 milhão de cadastros com índices de irregularidades.

O Ministro confirmou que as famílias que estão sendo bloqueadas, são aquelas que o governo federal já tem a certeza de que estão irregulares, ou seja, que não atendem aos requisitos exigidos.

Aplicativo do Caixa Tem bloqueado

Alguns beneficiários estão alegando que ao entrarem no aplicativo do Caixa Tem estão recebendo a seguinte mensagem, “Conta Bloqueada – Poxa sua conta foi bloqueada, vá até uma agência para mais informações e orientações de como solucionar.”

Aplicativo Caixa Tem
Aplicativo Caixa Tem

Nesse caso não há com o que se preocupar pois o que está bloqueado é o aplicativo do Caixa Tem e não o benefício do Bolsa Família.

Assim como é dito na mensagem, para solucionar esse problema é preciso ir presencialmente até uma agência da Caixa Econômica Federal, com seus documentos pessoais em mãos, para solicitar o desbloqueio do aplicativo e para realizar o saque do benefício.

Bolsa Família bloqueado – Referência 03/2023

No aplicativo do Bolsa Família de alguns beneficiários está constando a seguinte mensagem “Benefício Bloqueado Referência 03/2023″, essa mensagem significa que o Ministério do Desenvolvimento Social, já enviou o valor referente ao pagamento do benefício para a Caixa Econômica Federal.

O benefício do Bolsa Família pode se encontrar bloqueado em duas situações, a primeira é se ainda não estiver na data de efetuar o pagamento, que é realizado levando em consideração a numeração final do NIS.

A segunda situação é se quando o beneficiário já recebeu o benefício e já realizou o saque, pois nesse caso o valor se encontrará temporariamente bloqueado, para que em breve conste no aplicativo os valores do próximo mês.

Mensagens no aplicativo do Bolsa Família

Se o benefício do Bolsa Família for de fato bloqueado, o governo enviará uma mensagem através do aplicativo notificando o motivo pela qual você está sendo cortado do programa.

A mensagem abaixo diz respeito ao cancelamento do Bolsa Família, nela é dito que o benefício foi cancelado porque o governo identificou que a família possui uma renda mensal maior do que o permitido, para permanecer recebendo o benefício.

Bolsa Família cancelado
Bolsa Família cancelado

Caso o beneficiário discorde da decisão do governo e tenha como provar que a sua renda mensal se enquadra dentro dos requisitos exigidos, é necessário ir presencialmente até uma unidade do CRAS, com os documentos de comprovação de renda em mãos e solicitar uma averiguação.

Nesse outro exemplo abaixo, é dito que o benefício se encontra temporariamente suspenso, devido a falta de frequência escolar de alguma criança ou adolescente que compõe a família.

Aplicativo Caixa Tem condicionalidades
Aplicativo Caixa Tem condicionalidades

Na mensagem é dito que o benefício do Bolsa Família ficará suspenso em março e em abril, portanto, para quem recebeu essa mensagem, não receberá o benefício durante esses dois meses, como forma de punição por não ter cumprido com as regras estabelecidas.

O Ministério da Educação envia para o Ministério do Desenvolvimento Social, a relação de frequência escolar, das crianças que são beneficiárias do Bolsa Família e se a média for menor do que 75%, o benefício é suspenso durante um período.

Portanto, mantenha as crianças e os adolescentes na escola.

Mas caso o beneficiário não concorde com a decisão do governo ou ache que houve algum erro, ele tem a opção de apresentar justificativa, basta procurar uma unidade de atendimento do Cadastro Único em sua cidade, com os documentos necessários e solicitar uma atualização.

Possíveis causas para o não recebimento do Bolsa Família:

  • Falta de atualização do cadastro, que deve ser feito a cada dois anos ou sempre que houver mudanças, seja na composição familiar, no endereço ou em qualquer outro quesito;
  • Não se enquadrar em todos os requisitos exigidos pelo governo;
  • As crianças não estarem frequentando a escola;
  • Ter renda maior do que a permitida;
  • Ter se declarado como família unipessoal morando com outras pessoas;
  • Estar trabalhando de carteira assinada;

Caso o beneficiário se enquadre em qualquer um desses quesitos, infelizmente se ainda não foi bloqueado do programa, o beneficiário corre o risco de ser, porque assim como foi dito pelo Ministro Wellington Dias, o objetivo do governo é retirar do programa todas as famílias que estão recebendo o benefício de maneira irregular.

https://youtu.be/dTYStQu5bZQ

Deixe um comentário