CovidScan: Conheça a ferramenta para diagnóstico da doença

CovidScan: Conheça a ferramenta para diagnóstico da doença

A plataforma CovidScan promete ser uma grande aliada no combate à doença, já que por meio dela é possível antecipar o prognóstico e garantir tratamento mais rapidamente. Mas atenção: o CovidScan não substituiu o diagnóstico laboratorial!

O programa está sendo desenvolvido para auxiliar principalmente os profissionais da saúde, que poderão contar com um resultado mais preciso no diagnóstico. Além disso, por meio da plataforma os profissionais terão acesso a imagens de tomografias pulmonares, que permitirá que médico avalie o percentual do pulmão que já foi afetado, bem como a evolução da doença nos pacientes acometidos.

O CovidScan está em processo de desenvolvimento pela Petrec, que, por sua vez, é uma empresa situada na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com a plataforma, espera-se que a avaliação não dure mais do que trinta minutos!

 

CovidScan Auxiliará Profissionais Com Tratamento Mais Preciso

Um dos benefícios prometidos pela plataforma CovidScan é auxiliar principalmente os profissionais que atuam em unidades hospitalares afastadas dos grandes centros urbanos. Normalmente são essas localidades que sofrem com a escassez de profissionais especializados e, muitas vezes, até mesmo com ausência de equipamento adequado, encaminhando os pacientes para hospitais das macrorregiões.

PUBLICIDADE

Desde outubro de 2020 a Petrec vem desenvolvendo a plataforma. A empresa de base tecnológica spin-off da COPPE/UFRJ foi selecionada em 1º lugar no edital Soluções inovadoras para o combate à covid-19, da Finep, a Financiadora de Estudos e Projetos.

A pesquisa responsável pela criação do CovidScan foi subsidiada em R$1.249.500,00 reais ganhos no edital.

Vale ressaltar que as imagens alocadas no CovidScan são identificadas de acordo com a patologia. Além disso, o programa irá contar com um algoritmo de Inteligência Artificial que filtrará as imagens garantindo muito mais assertividade e agilidade no diagnóstico e condução do tratamento.

 

Como a Plataforma Irá Funcionar?

O CovidScan possui um banco de dados que armazena as informações do programa, como as imagens, por exemplo. O algoritmo desenvolvido pela Pretec irá processar essas imagens que apresentam características semelhantes às do pulmão do paciente que está sendo atendido.

PUBLICIDADE

A partir de então o profissional da saúde poderá fazer uma comparação e, a partir disso, obter um diagnóstico da doença pulmonar, que pode indicar Covid-19 ou até mesmo outra doença.

Vale ressaltar também que a plataforma irá oferecer diversas imagens para mensurar o quão afetado o pulmão está, bem como se a doença está progredindo ou regredindo. A estimativa é que o processo de avaliação seja realizado em menos de 30 minutos, a partir da inserção das imagens da tomografia do paciente no sistema.

Josias Silva, diretor da Petrec, afirmou que a plataforma provavelmente estará pronta para ser implementada em agosto. Silva reiterou ainda que a prioridade serão as unidades de saúde afastadas dos grandes centros, que são as que mais requerem assistência.

De acordo com informações divulgadas sobre a plataforma, o banco de dados com imagens já disponíveis em sites específicos e classificadas pelo tipo de patologia.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que a vacinação já começou! Após liberação da Anvisa, os estados começaram o Plano Nacional de Imunização (PNI). É importante estar atento a quem integra os grupos prioritários para fazer cadastro nas plataformas de vacinação. Neste artigo abordamos sobre a identificação do público prioritário no plano de imunização!

Deixe uma resposta