Existem diversas barreiras que atrapalham nossa capacidade criativa, mas vamos tratar de uma delas aqui: “o medo de fracassar”.
Eis aí umas das maiores barreiras à criatividade criada pela mente humana.
Vou lhe contar um segredo que poucas pessoas conseguem dominar… Tem muita gente que sabe disso, mas poucos colocam em prática efetivamente.
Falhar é uma questão de ponto de vista, pois, na verdade, a falha é um contribuinte para a criatividade. E digo mais, a falha é uma tremenda ferramenta a favor da criatividade.
Meu amigo, se você é empreendedor ou deseja empreender, entenda que as organizações são criadas para alcançar o sucesso, e esse sucesso vem da tomada de riscos de modo consciente e calculado.
É mais do que natural que esses riscos proporcionem momentos de dificuldades e propícios a falhas. É normal e admissível que erros ocorram, mas é inadmissível não aprender a lição que uma falha ensina e repetir os mesmos erros logo em seguida.
Não tenha medo do fracasso, ele é, antes de qualquer coisa, uma ferramenta de aprendizagem.
Veja o caso de Thomas Edson: quando um amigo sugeriu que as tentativas de Edison para desenvolver a lâmpada elétrica eram, obviamente, um erro, uma vez que ele já havia tentado milhares de materiais sem sucesso, Edison respondeu: “Erro? Como assim erro? Em cada experiência descubro um dos motivos pelo qual a lâmpada não funciona. Nesse momento eu sei mais de mil maneiras de como não fazer a lâmpada.”
Enfim, tudo uma questão de interpretação!
E sabe o que é melhor nisso tudo: é você quem decide que perspectiva adotar: a perspectiva do fracasso ou da força de vontade.
O Instituto Montanari ACREDITA e INCENTIVA a SUA LUTA pelo SUCESSO, sempre!
Os artigos do Instituto Montanari estão em constante evolução. Aqui você também faz o conteúdo.
Você pode colaborar conosco, enviando sugestões e até os seus próprios textos.
Ah, você também pode contar a sua história! Para tanto, converse conosco através do e-mail:
contato@institutomontanari.com.br
Será um prazer imenso fazer contato contigo!
Obrigado!