Criatividade e o Medo de Fracassar

Criatividade e o Medo de Fracassar

Existem diversas barreiras que atrapalham nossa capacidade criativa, mas vamos tratar de uma delas aqui: “o medo de fracassar”.

Eis aí umas das maiores barreiras à criatividade criada pela mente humana.

Vou lhe contar um segredo que poucas pessoas conseguem dominar… Tem muita gente que sabe disso, mas poucos colocam em prática efetivamente.

Falhar é uma questão de ponto de vista, pois, na verdade, a falha é um contribuinte para a criatividade. E digo mais, a falha é uma tremenda ferramenta a favor da criatividade.

PUBLICIDADE

Meu amigo, se você é empreendedor ou deseja empreender, entenda que as organizações são criadas para alcançar o sucesso, e esse sucesso vem da tomada de riscos de modo consciente e calculado.

É mais do que natural que esses riscos proporcionem momentos de dificuldades e propícios a falhas. É normal e admissível que erros ocorram, mas é inadmissível não aprender a lição que uma falha ensina e repetir os mesmos erros logo em seguida.

Não tenha medo do fracasso, ele é, antes de qualquer coisa, uma ferramenta de aprendizagem.

Veja o caso de Thomas Edson: quando um amigo sugeriu que as tentativas de Edison para desenvolver a lâmpada elétrica eram, obviamente, um erro, uma vez que ele já havia tentado milhares de materiais sem sucesso, Edison respondeu: “Erro? Como assim erro? Em cada experiência descubro um dos motivos pelo qual a lâmpada não funciona. Nesse momento eu sei mais de mil maneiras de como não fazer a lâmpada.”

PUBLICIDADE

Enfim, tudo uma questão de interpretação!

E sabe o que é melhor nisso tudo: é você quem decide que perspectiva adotar: a perspectiva do fracasso ou da força de vontade.

O Instituto Montanari ACREDITA e INCENTIVA a SUA LUTA pelo SUCESSO, sempre!

Os artigos do Instituto Montanari estão em constante evolução. Aqui você também faz o conteúdo.

PUBLICIDADE

Você pode colaborar conosco, enviando sugestões e até os seus próprios textos. 

Ah, você também pode contar a sua história! Para tanto, converse conosco através do e-mail: 

contato@institutomontanari.com.br

Será um prazer imenso fazer contato contigo!

PUBLICIDADE

Obrigado!

Deixe uma resposta