Cronograma de Reformas: Veja o que decidiram Lira e Guedes
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Cronograma de Reformas: Veja o que decidiram Lira e Guedes

Na última quinta-feira (04.02), o Ministro da Economia e o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, se reuniram para falar sobre o cronograma de reformas econômicas prioritárias no país.

O objetivo da reunião foi afinar as pautas entre o que é prioridade para equipe econômica do governo, assim como para a Câmara dos Deputados, para fazer avançar o cronograma de reformas que o Brasil precisa.

Após a entrevista, os dois se reuniram em entrevista coletiva, destacando a sintonia entre os dois poderes, executivo e legislativo, conforme salientou Arthur Lira: “O governo está com tudo programado, já tem a receita de como combater os efeitos da pandemia. Mas estamos absolutamente sintonizados com o Ministério da Fazenda, com o governo federal, com a pauta das reformas”.

 

Cronograma de Reformas: as Prioridades

Segundo o deputado Arthur Lira, estão dentro do cronograma de reformas prioritárias as seguintes matérias:

PUBLICIDADE
  • a reforma tributária
  • o projeto de lei complementar que pretende trazer autonomia para o Banco Central, 
  • e a reforma administrativa, enviada pelo Presidente Bolsonaro ao Congresso, em setembro de 2020.

O Senado Federal também faz parte desse alinhamento de pautas entre os poderes, defendendo junto com a Câmara dos Deputados, o mesmo cronograma de reformas. Caberá ao Senado, nesse sentido, fazer avançar as propostas de emenda à Constituição relativas aos seguintes temas:

Essas três PECs fazem parte da agenda de reformas chamada Agenda Mais Brasil, considerada fundamental pelo governo para que o país volte a crescer em 2021.

O auxílio emergencial, considerado por Arthur Lira e também por Rodrigo Pacheco como prioridade em seus discursos iniciais à frente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente, será discutido após a votação do orçamento de 2021 e da PEC Emergencial.

 

Já começou o cronograma de reformas

Em sua conta no Twitter, o presidente da Câmara dos Deputados mostrou que já está dando andamento em relação ao que foi acordado com o Ministro Paulo Guedes sobre o cronograma de reformas.

PUBLICIDADE

Sobre a reforma administrativa, ele disse o seguinte:

“Estarei encaminhando amanhã para a CCJ a reforma administrativa como o primeiro pontapé para a discussão dessa matéria. Estou me comprometendo a fazer a discussão e levar para o plenário.”

No último domingo (07.02), o deputado Arthur Lira também havia comentado sobre o encaminhamento dado ao cronograma de reformas previstas para o Banco Central:

“Ainda sobre a autonomia do Banco Central, temos uma reunião amanhã com o ministro Paulo Guedes, da Economia, com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto e com o relator do projeto, deputado Silvio Costa Filho.”

PUBLICIDADE

 

“Quem comanda o ritmo é a política”, Paulo Guedes

O alinhamento entre o governo federal e os presidentes eleitos para a Câmara e Senado está trazendo confiança para o governo federal de que esse cronograma de reformas, que é de interesse da equipe econômica, finalmente irá avançar de fato.

Neste sentido, o Ministro Paulo Guedes comemorou a parceria: “Foi uma vitória expressiva, uma vitória importante, que nos deixa esperançosos e, na verdade, até confiante na retomada de agenda de reformas. Quem comanda o andamento, o ritmo das reformas é a política. E a política que acelera, espera a hora, a oportunidade certa, e estamos seguros de que isso vai ser retomado agora. Nós vamos trabalhar juntos, estamos 100% à disposição do Congresso para trabalharmos juntos”.

Deixe uma resposta