Saiba Quais Serviços Que Podem Ser Acessados no Dataprev

Saiba Quais Serviços Que Podem Ser Acessados no Dataprev

Dataprev é o sistema do Governo disponibilizado aos cidadãos que desejam acessar certos serviços previdenciários online, evitando longas filas de espera, deslocamento e, especialmente neste momento, preservando a saúde dos cidadãos brasileiros.

Trata-se de uma empresa pública brasileira vinculada ao Ministério da Economia cuja principal função é aprimorar políticas sociais no país.

O Dataprev desempenha um papel de suma importância no Brasil, garantindo acesso à informação de forma eficiente e rápida aos cidadãos.

 

Para Que Serve o Dataprev?

O Dataprev tem como base de funcionamento armazenar e gerenciar a Base de Dados Sociais Brasileiros. Nesse sistema há integração de informações relativas à previdência e outros órgãos sociais.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, o Dataprev busca oferecer soluções digitais  para os programas sociais que são integrados pela plataforma, levando informação e acesso a consultas os brasileiros de forma gratuita.

Atualmente estima-se que mais de trinta e cinco milhões de benefícios oriundos da previdência passem pela gestão da plataforma.

Ressaltamos que, para gerenciar esses dados com eficiência e agilidade, o Dataprev é intercomunicado com a Receita Federal e com a Previdência Social. Desse modo, é por meio dessa plataforma que se faz a liberação de seguro desemprego, salário maternidade, auxílio doença, dentre outros benefícios.

Lembramos, ainda, que a gestão de informações referentes à aposentadoria e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, é feita pelo Dataprev.

PUBLICIDADE

 

Instituições Interligadas ao Dataprev

Como você pode perceber, o Dataprev é fundamental para que os cidadãos tenham acesso rápido e eficiente a informações de forma online, sem ter que se dirigir a agencias físicas para efetuar simples consultas.

Além disso, o Dataprev permite que o governo tenha maior controle dos dados previdenciários e dos programas sociais. Na prática, isso garante uma gestão mais assertiva em relação a esses programas.

As principais instituições que compõem a base de dados da Dataprev incluem:

  • Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT);
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Ministérios da Economia, Cidadania e Trabalho;
  • Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRFB);
  • Prefeitura do Município de São Paulo;
  • Agência Espacial Brasileira (AEB);
  • Secretaria da Receita Federal do Brasil;
  • Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN);
  • Instituições financeiras públicas e privadas.

 

Serviços Disponíveis no Dataprev

Como muitas instituições são beneficiadas pelo manejo de informações e soluções eletrônicas do Dataprev, existe uma série de serviços que estão à disposição do Governo e, claro, da população.

PUBLICIDADE

 

Meu INSS

O Meu INSS é a plataforma da previdência destinada aos usuários, para que tenham acesso a serviços como:

  • Agendamentos de perícia;
  • Solicitação de benefícios como auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria por invalidez;
  • Consulta de extrato de contribuições;
  • Declaração de beneficiário;
  • Pensão por morte;
  • Consultar situação de benefício, como explicamos neste artigo.

Para utilizar a plataforma é necessário estar cadastrado no sistema.

 

SINE Fácil

Por meio do SINE Fácil, os brasileiros podem se inscrever e encontrar vagas de emprego. Para isso, basta ajustar sua localidade e verificar as opções disponibilizadas.

O SINE é a instituição que ajuda no intermédio entre empregadores e empregados. Muitas vezes é o próprio SINE que efetua a contratação.

PUBLICIDADE

 

GovCloud

O GovCloud é a plataforma de armazenamento de informações eletrônicas em nuvem do Governo Federal.

Serviços IaaS, PaaS e SaaS são modalidade de nuvens suportadas pelo GovCloud que auxiliam no armazenamento de dados, dentro do Dataprev.

 

Consignado

Por meio do consignado, os funcionários públicos têm acesso a margens de empréstimos a baixas taxas de juros, de modo que as parcelas são descontadas e folha de pagamento, facilitando e melhorando a vida econômica dos cidadãos contemplados pelo serviço.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta