Consulta Benefício INSS: Veja como Acompanhar

Consulta Benefício INSS: Veja como Acompanhar

  • Post category:INSS

Com a consulta benefício INSS, ao dar entrada em um pedido de auxílio ou benefício na previdência, é possível acompanhar o processo de deferimento ou não da solicitação.

Através da internet, a consulta benefício INSS pode ser feita em poucos instantes, sem sair de casa, garantindo muito mais agilidade e comodidade no dia a dia dos contribuintes.

Aos poucos, diversos serviços que eram oferecidos apenas em formato analógico, muitas vezes presencialmente, estão passando para o meio online ampliando o acesso da população. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa utilizar os recursos da previdência no meio digital.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Como Realizar a Consulta Benefício INSS

O primeiro passo para efetuar a consulta benefício INSS é entrar no site Meu INSS, mas atente-se para entrar no site oficial.

Ao acessar o site, clique em Entrar, como indicado abaixo, informe suas credenciais e avance:

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Caso você ainda não seja cadastrado na plataforma, então clique em Cadastrar Senha. Neste caso, será necessário que você informe os dados solicitados: nome, CPF e data de nascimento.

O portal Meu INSS é um site seguro, com módulos de segurança modernos administrado pelo Governo Federal, garantindo segurança aos contribuintes e protegendo seus dados.

Ao adentrar no sistema, você encontrará, logo na página inicial, as solicitações em aberto inscritas no seu CPF, sendo possível efetuar a consulta benefício INSS.

Se o processo já estiver sido finalizado, é aqui que você irá descobrir se o benefício foi deferido ou não.

Além disso, a consulta também pode ser feita por aplicativo. O app Meu INSS está disponível para aparelhos iOS e Android, e funciona da mesma forma que o site.

Consulta Benefício INSS Pelo Telefone

Uma outra forma rápida e fácil de consultar um benefício previdenciário, seja ele aposentadoria, auxílio-doença, salário maternidade ou qualquer outro pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, é por contato telefônico.

Para consultar o andamento do deferimento, basta ligar no telefone 135 da previdência.

Não se esqueça de estar com seus documentos em mãos, já que será solicitada a comprovação de dados, garantindo a segurança do contribuinte.

Os documentos exigidos são o CPF e o NIS, disponível na Carteira de Trabalho. Vale ressaltar que esse dado também está disponível na CTPS digital. Neste artigo explicamos melhor sobre como a versão eletrônica a da carteira de trabalho funciona.

O atendimento telefônico é feito de segunda a sábado, das 7 às 22h. Vale ressaltar que as ligações só podem ser feitas de telefones fixos ou públicos. O serviço não aceita ligação de celular.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Consulta Presencial

Por fim, se você tem receio de compartilhar seus dados na internet ou por via telefônica, também é possível consultar o andamento de um benefício de forma presencial, em uma agência do INSS.

No entanto, hoje em dia, os atendimentos só podem ser feitos mediante agendamento prévio.

Para agendar um atendimento, é necessário entrar no portal Meu INSS, escolher a melhor data e horário, bem como o endereço da agência mais próxima a você.

Compareça ao atendimento na data agendada, munido de seus documentos pessoais, tais como RG, CNH e carteira de trabalho.

Reajuste nos Benefícios

Conforme um acordo feito pela previdência social, as pessoas que receberam benefícios do INSS entre 2002 a 2009 estão sendo ressarcidas com novos e readequados reajustes.

Isso ocorre pois, segundo a instituição, nesse período houve uma mudança na forma de calcular os benefícios, e isso não foi aplicado aos contribuintes à época.

Para receber tal reajuste, entram em jogo os contribuintes que na época tinham mais de sessenta anos e que seus benefícios estavam suspensos.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Deixe uma resposta