Você já fez a sua declaração do imposto de renda deste ano? Se ainda não fez, é bom ficar atento, porque a Receita Federal atualizou o programa para declarar Imposto de Renda 2021.
A mudança foi decorrente do adiamento do prazo de entrega do imposto de renda deste ano, que saiu do dia 30 de abril e foi para o dia 31 de maio. Agora, com a nova data de entrega, também mudaram as datas de vencimento das guias do Documento de Arrecadação de Receitas Federais.
Agora, se você já emitiu a sua declaração de Imposto de Renda 2021 na versão anterior do programa anterior, não precisa fazer nenhuma mudança. Não há necessidade de fazer declaração retificadora, nem de emitir nova guia.
A DARF que você já tinha emitido, com vencimento para o dia 30 de abril, poderá ser paga até o dia 31 de maio sem cobrança de juros. Isso é válido tanto para a DAR cota única, quanto para a DARF da primeira parcela, para quem optou por parcelar o imposto devido.
Mas, atenção: a Receita já avisou que se você consultar o status da declaração no e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento da Receita, vai aparecer que o débito está vencido. Mas isso é só uma desatualização do sistema, não é preciso se preocupar.
A partir do dia 10 de maio, essa informação já estará atualizada no sistema da Receita, considerando a nova data de vencimento de 31 de maio.
E, aquelas pessoas que no momento da declaração optaram por pagar através de débito de conta, terão o valor debitado apenas no final de maio, e não em abril.
Declarar Imposto de Renda 2021: Novos Prazos
Vale a pena destacar que essa alteração de data para declarar Imposto de Renda não foi somente para o vencimento da DARF.
Também mudou a data de devolução do auxílio emergencial. Lembrando que quem tiver recebido no ano passado rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,72, além das parcelas do auxílio emergencial precisará devolver para a Receita o valor do auxílio recebido.
O próprio programa de declarar Imposto de Renda emite a DARF no momento da declaração, para que o dinheiro seja devolvido. E, o prazo de pagamento dessa DARF também passou para o dia 31 de maio, assim como:
- as doações a projetos financiados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente
- doações a fundos controlados por Conselhos do Idoso.
Declarar Imposto de Renda 2021: Prazo de 31 de maio?
E também é bom que você saiba que existia a possibilidade do prazo de declarar Imposto de Renda mudar. Porém o presidente Jair Bolsonao vetou o projeto, então o imposto de renda continua com o prazo para 31 de maio.
Cronograma de restituições:
- o primeiro lote de restituição sairá no dia 31 de maio
- o segundo lote de restituição será no dia 30 de junho
- o terceiro lote será no dia 30 de julho
- o quarto lote vai ser restituído no dia 31 de agosto
- e o quinto e último lote da restituição está previsto para ser pago no dia 30 de setembro
Então, quanto antes declarar o imposto de renda, maior a probabilidade de ser restituído mais cedo. Quem deixar para o final do prazo e tiver imposto a ser restituído, deverá receber nas últimas datas do cronograma.
E é bom cumprir esse prazo, porque há multa para quem perder a data, que vai de 1% do valor do imposto devido no mês, sendo no mínimo R$165,74, e pode chegar até a 20% do valor do imposto devido.
Assista o nosso vídeo sobre como declarar Imposto de renda: